Connect with us

DESTAQUES

Mulheres ganham posição de destaque na APPM em Encontro Municipalista

Publicado

em

No mês em que se comemora o Dia da Mulher, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) promoveu, na manhã desta segunda-feira, 20, o 1º Encontro da Mulher Municipalista.

O movimento é liderado por um grupo de 30 mulheres que são prefeitas de municípios do Piauí e que buscam fortalecer as políticas públicas voltadas para a população feminina.

O Encontro teve início no auditório, com uma cerimônia que contou com a participação de um expressivo número de mulheres, dentre estas, a senadora Jussara Lima, primeira-dama do estado, Isabel Fonteles, a coronel PM Elizete Lima, as deputadas estaduais Simone Pereira, Jannaína Marques e Ana Paula, a secretária estadual da Mulher, Dra. Zenaide Nogueira, a procuradora de Justiça e Ouvidora do Estado do Piauí, Teresinha Borges, Gracília Carvalho, representando a SASC, e Carlete Freitas, diretora de Operações do Piauí Fomento, além das mulheres prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, primeiras-damas, dentre outras. O deputado estadual Georgiano Neto também participou.

O prefeito de Caridade e presidente da APPM, Antoniel Sousa, deu as boas-vindas e enalteceu a importância da presença e atuação da mulher em todas as áreas, inclusive, na política e junto ao municipalismo.

“Essa iniciativa de fomento às políticas públicas voltadas paras as mulheres é de suma importância. Quero aqui parabenizar a prefeita Gabriela Coelho, de Capitão Gervásio, pela iniciativa, por presidir o Conselho e representar a APPM na Confederação Nacional dos Municípios. […] Essa casa está de portas abertas para a participação feminina. Vamos nos dar as mãos para que a gente possa desenvolver um trabalho juntos e que possamos avançar ainda mais.”, disse.

Durante o evento, foi instituído o Conselho da Mulher Municipalista, que é presidido pela prefeita Gabriela Coelho, de Capitão Gervásio, e composto, também, pelas prefeitas Carmelita Castro (de São Raimundo Nonato), Carmen Gean (de Brasileira), Lúcia Lacerda (de Pimenteiras), Neidinha Lima (de Guadalupe), Wilma Lima (de São João do Arraial) e Chaguinha da Saúde (de Murici dos Portelas).

Pensado em melhor atender as governantes municipais e contribuir com o fomento dos debates e o fortalecimento da presença da mulher em todos os espaços, a APPM também inaugurou a Sala da Mulher Municipalista.

Publicidade

Nos pronunciamentos, os oradores destacaram o papel da mulher, o espaço que elas tem conquistado a cada dia. A senadora Jussara Lima deixou uma mensagem motivacional, de empoderamento, para que as mulheres, que são maioria, ocupem seus espaços. Ela falou da honra e dos desafios de ser a única mulher a representar o Piauí no Senado Federal.

“É uma luta diária. Todos os dias a gente tem que provar que somos capazes e sabemos o que queremos. No Congresso não é diferente. Dos 81 senadores, somos apenas 15 senadoras. Apesar de parecer poucas, essa é a maior bancada da história do Brasil. Na Câmara são 91 deputadas mulheres. Nós mulheres estamos nos unindo no Congresso. Existe um pensamento de visitarmos os estados, de conversar e mobilizar as mulheres, mostrar o que estamos fazendo lá, defendendo verdadeiramente a nossa classe. Contem comigo, sintam-se representadas por mim.”, disse.

A secretária estadual da Mulher, Zenaide Lustosa, definiu o encontro como um momento de construção coletiva e falou sobre os projetos e as ações que estão sendo implementadas pelo Governo do Estado, e incentivou aos municípios a se organizarem, a exemplo do que tem feito o Estado do Piauí. “A Secretaria possibilita que a gente avance com as políticas para as mulheres. A mesma coisa pode e deve acontecer nos municípios, criando organismos de políticas para as mulheres, seja uma secretaria, uma coordenadoria.”, disse.

Zenaide anunciou que nos dias 29 e 30 de março acontecerá um Fórum Estadual das Gestoras Municipais, onde será trabalhado a elaboração de projetos e outras políticas que possam ser desenvolvidas a nível de estado e municípios para que as mulheres possam sair do ciclo da violência e conquistar autonomia econômica e financeira.

Gabriela Coelho, prefeita de Capitão Gervásio e presidente do Conselho da Mulher Municipalista da APPM, afirmou que o Encontro superou as expectativas.
“Foi maravilhoso. Tivemos a representatividade de mulheres que são em vários órgãos e entidades como protagonistas. Ouvimos muitos depoimentos, compartilhamos ideias e inauguramos o nosso espaço com práticas e protocolo que vai ser institucionalizado nesta sala da instituição. E agora vamos trabalhar muito visitando as mulheres nos municípios, demonstrando que somos capazes e podemos chegar onde nós quisermos.Foi com esse desejo que nós idealizamos esse Conselho.”, disse.

A primeira-dama do estado, Isabel Fonteles, enalteceu a iniciativa e se colocou à disposição. “Nós, mulheres, temos sempre que andar juntas, de mãos dadas. Tem mesmo que haver essa união.”, disse.

Em sua fala, ela falou sobre o Pacto pelas crianças do Piauí, um programa que está sendo formatado, será lançado em breve, coordenado por ela. “Estamos nos reunindo com as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, e montando algumas diretrizes. Quero garantir isso com vocês, a união com as prefeituras para que a gente possa pactuar, fazer dar certo para que seja um programa de sucesso em prol das nossas crianças.”

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS