Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Municípios do interior são considerados os mais violentos do Piauí, diz Atlas da Violência

Publicado

em

Três municípios do interior do Piauí são considerados os mais violentos do estado, de acordo com o Atlas da Violência, pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta segunda-feira (5). O levantamento apontou que as cidades de Sebastião Barros, Caldeirão Grande do Piauí e Vila Nova do Piauí tiveram a maior taxa de homicídios estimada em 2017.

Segundo o Atlas, quando se trata de mortes violentas no estado, duas mesorregiões tiveram destaque em 2017, sendo elas o Sudeste e Centro-Norte piauiense. E as cidades de Sebastião Barros, a 940 km de Teresina, Caldeirão Grande do Piauí e Vila Nova do Piauí, distantes 424 km e 364 km da capital, respectivamente, se destacaram como mais violentas.

O levantamento mostra que Sebastião Barros teve a taxa de homicídio estimada de 87,7 em 2017, sendo assim o mais violento do estado. Seguido de Caldeirão Grande do Piauí, com taxa de 70,4, e Vila Nova do Piauí, com 68,2.

O estado segue uma tendência nacional em que os índices de violência no país estão crescendo especialmente em cidades médias e pequenas. Esse aumento fez o índice nacional crescer nos últimos 20 anos, apesar da queda nas cidades grandes.

A taxa é calculada com base nos dados de mortes violentas registradas em cada município, incluindo homicídios, suicídios, acidentes e mortes com causa indeterminada, em que o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde (MS), falhou em estabelecer a causa correta.

Publicidade

Para fazer o cálculo, o Atlas levou em conta o número de mortes a cada 100 mil habitantes. Aqueles municípios com população menor, tiveram um cálculo populacional estimado.

Estado com menor taxa
Apesar das altas taxas em Sebastião Barros, Caldeirão Grande do Piauí, e Vila Nova do Piauí, o Atlas aponta o Piauí como o estado nordestino com menor taxa de homicídios estimada em 2017 e a média dos municípios piauienses como uma das mais baixas do país.

Teresina apresentou taxa de 39,4, sendo a média dos municípios do estado de 11,4. Conforme o levantamento, foram registrados 319 homicídios na capital em 2017. Em Parnaíba, segunda maior cidade do estado, no Litoral do Piauí, a taxa foi 27,9, referente às 38 mortes violentas contabilizadas no mesmo ano.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS