Connect with us

DESTAQUES

No 30º aniversário de Marcolândia, ministro Ciro entrega ao prefeito Corinto projeto executivo da Codevasf para construção de Adutora; fotos

Publicado

em

O sonho dos marcolandenses está cada vez mais perto de se realizar. A boa nova foi anunciada em Sessão Solene realizada no Ginásio Poliesportivo Carlos Washington Gomes Ferreira, na tarde deste sábado, 29 de abril, data que Marcolândia, a “Terra da farinha e dos ventos” celebrou oficialmente o aniversário de 30 anos de emancipação política.

Na sessão aberta pelo vereador Chaguinha Ramos, presidente da Câmara de Marcolândia, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, entregou nas mãos do prefeito Dr. Corinto Matos, o projeto executivo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) para construção de sistema adutor e de abastecimento de água de Marcolândia. A obra será licitada ainda em meados do corrente ano de 2022.

Prefeito Corinto Matos ao lado de sua mãe e ex-primeira-dama Virgínia Matos, recebendo o projeto executivo da Adutora de Marcolândia

O prefeito Dr. Corinto Matos, emocionado exclamou. “Que presente Marcolândia está recebendo no 30º aniversário”.

Em seu discurso, Corinto lembrou ainda do ano de 2020 no período das convenções que antecederam as eleições municipais para prefeito e vereadores em todo Brasil.

“Quando estivemos aqui na convenção, o então senador Ciro Nogueira foi enfático e decisivo. Ele falou que ia lutar pela água do nosso município, e não falou da boca para fora. Aqui estamos em menos de um ano e meio após a convenção entregando o tão sonhado projeto da adutora de Marcolândia. Agradeço a presença de todos aqui presentes, os colegas prefeitos, as lideranças políticas, o nosso deputado Júlio Arcoverde, que é tão importante também nesse diálogo, nessa ligação com Ciro e Iracema que esteve sempre buscando que esse projeto saísse do papel”, falou Corinto citando as reuniões realizadas em Brasília em busca do recurso.

“Tivemos em Brasília com o presidente da Codevasf, Marcelo, e graças a Deus estamos aqui cumprindo a primeira etapa desse sonho, a entrega do Projeto Executivo da Obra”.

Corinto direcionou os agradecimentos à deputada federal Iracema Portella pela parceira e preocupação com o desenvolvimento do município.

“Deputada Iracema Portella, o seu trabalho Marcolândia jamais vai esquecer. Foram enviados vários recursos através da deputada seja na área da saúde, e em diversas áreas para investir no desenvolvimento do município”.

Publicidade

Dr. Corinto Matos anunciou ainda que já se encontram empenhados pela Codevasf o montante de 5 milhões de reais por meio da deputada federal Iracema Portella. “O projeto já está feito, a licitação vai vir, mas precisamos assegurar os recursos necessários para que o projeto saia do papel e aconteça no município. Iracema já contribuiu bastante, o Ciro, e tenho certeza que a nossa bancada de deputados e senador vai ajudar e assegurar também os recursos”.

O ministro Ciro Nogueira, fez uso da palavra e na ocasião criticou a gestão estadual por falta de comprometimento em construir a Adutora de Marcolândia, causando desconforto aos munícipes.

“Desde de 2014 o povo de Marcolândia poderia estar tendo água. Não só Marcolândia, mas diversos municípios poderiam ser presenteados. O que estamos fazendo aqui hoje é apenas a primeira etapa. Vamos trazer água e quero deixar todos os municípios da região com água”.

A obra está avaliada em mais de R$ 40 milhões de reais. A primeira etapa de construção terá investimento de cerca de R$ 15 milhões.

A deputada federal Iracema Portella, fez uso da palavra e saudou todo o p´úblico que prestigiou a solenidade.

“Hoje é extremamente marcante e especial porque estamos fazendo a entrega desse grande projeto que é um sonho aqui da população. Sei que a população já estava descrente com relação a essa obra porque ela já poderia ser feita no passado, pois veio recurso para isso e esse governo que está não teve a competência para realizar essa grande obra”, disse Iracema criticando a gestão do governador do grupo do Partido dos Trabalhadores. “O recurso foi devolvido para os cofres públicos porque não tiveram a competência de realizar, mas agora ela será feita e realizada através da Codevasf, fruto de um trabalho incansável do nosso ministro Ciro Nogueira”, completou Iracema.

O secretário de Segurança Hídrica do MDR, Sérgio Costa, enalteceu o governo Bolsonaro destacando que sempre olhou com bons olhos para o Nordeste do Brasil. Em um dos exemplos citados foi a transposição das águas do São Francisco, obra entregue em fevereiro deste ano.

Sílvio Mendes, ex-prefeito de Teresina, pré-candidato ao governo do Piauí, durante discurso disse que no Piauí mais de vinte cidades não têm água para beber e que a política que vale é a de resultados.

“O governo que prometeu há 20 anos acabar com o carro-pipa e não acabou porque quer subordinar o sertanejo”, disse.

O diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, declarou a alegria de estar em Marcolândia no ato de entrega do projeto executivo em pleno anivers´´ario de 30 anos de emancipação política do município.

Publicidade

“Trouxemos esse projeto para a Codevasf, uma ação do então senador Ciro Nogueira e hoje estamos entregando o projeto executivo’, enfatizou o diretor-presidente.


CONTEÚDO RELACIONADO

MARCOLÂNDIA 30 ANOS | Prefeito Dr. Corinto recebe ministro Ciro, deputados e inauguram praça, calçamentos, poços e reforma do ginásio


A solenidade mencionou os primeiros agentes transportadores de água em Marcolândia. São eles: Zé das Carroças e Severino, respectivamente, avô e pai da professora Célia; Zé Valdo, entre outros que exerceram o trabalho de transportar água.

Na sessão o prefeito de Morro Cabeça no Tempo, Josué Silva, também recebeu o projeto executivo. Na oportunidade foi mencionada a execução de uma obra em Curimatá.

Na sessão solene, fizeram uso da palavra além de Corinto, Ciro e Iracema, e Chaguinha -que abriu e encerrou a solenidade -, o vice-prefeito Valmir de Juracy que agradeceu e reivindicou por melhores condições de segurança e saúde e ainda mais investimentos na mandiocultura; Marcelo Moreira, que é diretor-presidente da Codevasf do Piauí; o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes; o ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues.

Publicidade

Presenças na solenidade

A Sessão Solene foi prestigiada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; deputada federal, Iracema Portella; deputado federal Paes Landim; o diretor-presidente da Codevasf do Piauí, Marcelo Moreira; diretor do DNOCS Piauí, Arão Lobão; o secretário de Segurança Hídrica do Ministério de Desenvolvimento Regional, Sérgio Costa; o diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Rodrigo Sampaio; o superintendente da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra; o ex-presidente da Codevasf e liderança no Piauí, Avelino Neiva; e o superintendente da Codevasf em Pernambuco, Arivalter Cordeiro.

Da cidade de Marcolândia a solenidade foi prestigiada pelo chefe do Executivo Municipal, prefeito Corinto Matos juntamente com o vice-prefeito, Valmir de Juracy; os secretários: Auxilia Matos (primeira-dama e secretária de Educação); Domitília Alencar (Saúde), José Valdemiro, Birica (Assistência Social), Eduardo Silva (Esportes), Mateus Matos (Chefe de Gabinete), Hailton Fernando (Cidades), Carlos Daniel (Meio Ambiente), Rafael Alencar (Cultura), Zé Orlando (Desenvolvimento Rural, além  do presidente da Câmara de Vereadores de Marcolândia, Chaguinha Ramos acompanhado dos vereadores do município: Lanja Nobre, Simone Viana, Isadora Coutinho; Erivan Emersom, Marcos Coelho, Dunga e Clemilton Costa.

A esfera estadual foi representada por parlamentares e ex-parlamentares: Júlio Arcoverde (deputado estadual), ex-deputado estadual, Tadeu Maia Filho;  o pré-candidato a deputado estadual, Tales Coelho (prefeito licenciado de Paquetá do Piauí); o pré-candidato a deputado federal, Junior Nobre (Picos); o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes e o ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues; ex-prefeito João Vianey de Caldeirão Grande do Piauí.

Da cidade de Alegrete do Piauí, prestigiaram as lideranças políticas: Manoel Filho, Constâncio Ramos e o vereador José Neris.

Publicidade

Os prefeitos que prestigiaram a sessão foram: Silas Noronha (Pio IX), Erculano Carvalho (Geminiano), Novim juntamente com os vereadores Marciel Silva, Domingos Diniz, e os suplentes Apolinário e Antônio de Raquel do vizinho município Francisco Macedo; Prefeito Josué Silva (Morro Cabeça no Tempo), Prefeito de São Julião, Dr. Samuel Alencar acompanhado do vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha e do secretário de Gestão e Planejamento, Júnior; o ex-prefeito de Santo Antônio de Lisboa, Wellington Carlos e os vereadores Da Lua e Rômulo Rodrigues; Renato Pio (ex-prefeito de São Luís do Piauí); o vice-prefeito de Araripina-PE, Evilásio Mateus.

Além do vereador GG Macedo e Antônio Chiquinho de Padre Marcos o evento foi prestigiado pela comitiva da cidade Simões: Magno Dantas (Chefe de Gabinete do prefeito Zé Ulisses acompanhado por vereadores), o presidente da OAB-PI Subseção de Picos, advogado Maycon Luz; o assessor contábil Glauber Luz. Foi registrada a presença do vereador Luís Abreu da cidade de Vera Mendes.

VEJA FOTOS

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS