Connect with us

DESTAQUES

No Piauí, Silvio Mendes mantém liderança e venceria em primeiro turno, aponta pesquisa

Publicado

em

Na disputa pelo Governo do Piauí, o ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (União Brasil) aparece com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada, — quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados —, e Rafael Fonteles (PT) tem 39%. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. 

O levantamento foi feito pelo instituto Real Time Big Data, encomendado pela Record TV, e divulgado nesta quarta-feira (28). Foram entrevistados 1.000 eleitores nos dias 26 e 27 de setembro com nível de 95% de confiança. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-01832/2022.

Luce Costa/Arte R7

No cenário que leva em consideração apenas os votos válidos, ou seja, excluídos os votos nulos e brancos, Mendes alcança 51% das intenções de voto, enquanto Fonteles tem 44%. Esse resultado daria a vitória a Mendes no primeiro turno. Veja:

Luce Costa/Arte R7

O instituto também simulou o cenário de segundo turno entre Mendes e Fonteles. O resultado mostra novo empate técnico entre os dois candidatos. Confira:

Silvio Mendes e Rafael Fonteles lideram disputa ao Governo do Piauí
Silvio Mendes e Rafael Fonteles lideram disputa ao Governo do Piauí
Facebook/Reprodução

Sílvio Mendes (União) 49%
Rafael Fonteles (PT) 44%
Nulo/branco 4%
Não souberam/não quiseram responder 3%

Rejeição

Os eleitores também foram perguntados sobre em quais candidatos não votariam de jeito nenhum nas eleições. Confira o resultado

Rafael Fonteles (PT): 28%
Lourdes Melo (PCO): 28%
Coronel Diego Melo (PL): 26%
Sílvio Mendes (União): 25%
Gustavo Henrique (Patriota): 20%
Geraldo Carvalho (PSTU): 19%
Gessy Fonseca (PSC): 18%
Madalena Nunes (PSOL): 18%
Ravenna Castro (PMN): 17%

Sobre a aprovação do governo de Wellington Dias (PT), 40% responderam que aprovam, 43% que desaprovam e 17% não souberam responder. No cenário que avaliou o desempenho do governo, 9% o consideraram ótimo. Para 18%, é bom; para 33%, regular; para 10%, ruim; e para 20%, péssimo. Não sabem e não responderam somaram 10% das respostas.

Senado

Na disputa pela única vaga no Senado pelo estado, o atual governador, Wellington Dias (PT), aparece numericamente à frente, com 42% das intenções de voto, mas em empate técnico com Joel Rodrigues (PP). Confira o resultado completo:

Publicidade
Luce Costa/Arte R7

Fonte: R7

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS