Connect with us

DESTAQUES

No primeiro ano como Paróquia, São José do Piauí celebra 78 anos de devoção ao padroeiro

Publicado

em

Em São José do Piauí, o dia 19 de março é marcado pela celebração da festa religiosa do seu padroeiro, São José, o santo dos trabalhadores e da família que dá nome ao município.

O evento é uma tradição popular iniciada há 79 anos, antes mesmo da emancipação política do município, e que se perpetua de geração em geração. Após nove noites de novenas e missas em preparação para a festa de São José, neste domingo, 19, católicos lotaram a igreja matriz para participar da celebração.

A programação teve início logo cedo, com o Terço de São José. Em seguida, os fiéis católicos saíram em procissão pelas ruas da cidade seguindo a imagem do padroeiro, entoando cânticos e orações, um momento marcante e de forte simbolismo, mas que não era realizado há três anos em virtude da pandemia. A última procissão havia acontecido em 2019.

Foto: IK Drones

Após caminhada, os católicos participaram da missa solene da festa de São José. A celebração foi presidida pelo padre José Maírton, pároco local, e contou com a participação de um expressivo número de católicos e de autoridades como o prefeito Admaelton Bezerra, o vice-prefeito Joseídney Bezerra, o deputado federal Castro Neto, o deputado estadual Severo Eulálio, a prefeita Maria José (de Santana do Piauí), o ex-prefeito de Picos, padre Walmir Lima, dentre outros.

A missa encerrou com a bênção eucarística e o rito de exposição do Santíssimo Sacramento, um momento de silêncio e profunda oração. Ao final, simbolizando o término da 79ª festa de São José, em frente a igreja matriz, foi realizado o arreamento da bandeira do padroeiro.

Em entrevista, o padre Maírton falou sobre o festejo e fez uma avaliação positiva. “Foi um momento especial e de grande felicidade para todos nós. Depois de três anos que vivemos tempos pandêmicos, finalmente o festejo de São José pode ser realizado sem nenhuma restrição, com a liberdade de vir à casa de Deus agradecer e pedir bênçãos a São José, ele que é o nosso santo protetor, o pai adotivo de Jesus, o guardião da sagrada família.”, disse.

Além do fim das restrições, o padre destacou que este foi o primeiro festejo depois da instalação da Paróquia São José. “São 79 anos de história e devoção, mas esse foi o primeiro festejo como Paróquia. Foram bênçãos e bênçãos derramadas. As pessoas participaram, as pastorais, as comunidades, as autoridades constituídas, o município como um todo.”, pontuou.

O prefeito Admaelton Bezerra classificou 19 de março como um dia importante para o município e de agradecimentos. “Hoje é um dia muito importante para o nosso município e a nossa gente, é o dia em que celebramos a festa do nosso padroeiro São José, dia de agradecer por todas as bênçãos que São José vem derramando sobre o nosso município, abençoando as vidas dos munícipes e a nossa administração. São muitos os motivos para agradecer.”, disse.

Veja fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS