Connect with us

DESTAQUES

Nova portaria determina medidas para enfrentamento da Covid-19 nas escolas do Piauí; confira as regras

Publicado

em

Foi publicada do Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (7) uma nova portaria da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc-PI) com medidas sanitárias voltadas ao enfrentamento da Covid-19 nas escolas da rede pública estadual de ensino.

O documento foi elaborado após o Comitê de Operações Emergenciais do Estado (COE) realizar uma série de recomendações para contenção dos casos de Covid-19 em junho deste ano.

Comprovante de vacinação
Conforme a portaria, as escolas funcionarão na modalidade presencial. O comprovante de vacinação será exigido dos servidores, empregados e alunos para o acesso às unidades escolares.

Caso os pais ou responsáveis não apresentem o comprovante de vacinação dos estudantes, o Conselho Tutelar será notificado para as providências cabíveis. Quanto aos servidores ou empregados que não apresentarem o documento, a administração da escola deverá comunicar à Secretaria de Educação. O funcionário perderá a remuneração referente aos dias que ele não apresentar o comprovante.

Afastamentos
De acordo com a portaria, nos casos suspeitos e confirmados de Covid-19, a unidade escolar deverá adotar as seguintes medidas:

Publicidade

Separar uma sala ou uma área para isolar pessoas que apresentem sintomas na instituição de ensino até que possam retornar para casa;
Alunos, professores e demais trabalhadores que estiverem com suspeita de Covid-19 deverão ser afastados por sete dias. Caso os sintomas continuem, o afastamento será por 10 dias ou até a comprovação da testagem negativa.
O documento ressaltou que, em caso de afastamento de profissional, não haverá suspensão das aulas. O profissional continuará atuando em home office, até se confirmar um eventual diagnóstico de Covid-19.

Em caso de alunos com Covid-19, a unidade escolar deverá observar três situações:

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) anunciou a abertura de 41 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em seis municípios piauienses após o aumento de casos e internações por Covid-19. A medida visa atender a crescente demanda e prevenir a falta de leitos no estado.

Conforme o Boletim Epidemiológico Covid-19 da 26ª semana divulgado na terça (5), que compreende entre os dias 26 de junho a 2 de julho, houve um aumento de 160% na taxa de ocupação de leitos clínicos destinados aos pacientes com a doença. O boletim apontou que a média móvel de casos de Covid-19 no estado permanece em alta. Foram registrados 338 novos casos na última semana, o que representa um aumento de 1.652%.

Em contrapartida, a média móvel de mortes pela doença obteve uma queda de 44%, assim como o índice de transmissibilidade do coronavírus no Piauí, que caiu de 1,43 para 1,19.

Publicidade

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS