Connect with us

DESTAQUES

OUTUBRO ROSA | Saúde de Picos inicia campanha de prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (01) a abertura do Outubro Rosa, mês dedicado à Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero. O momento contou com uma palestra com a ginecologista Débora Moura, que explicou como se prevenir e que cuidados a mulher deve ter ao descobrir a doença.

Estiveram presentes o prefeito de Picos, Padre Walmir Lima; o secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos; a diretora administrativa do Centro integrado de Especialidades Médicas, Maria Santana; o diretor clínico do CIEM, Dr. Pascoal; a coordenadora da Saúde da Mulher, Ronice Lopes; o secretário de Meio Ambiente, Francisco Armínio; a vereadora Valdívia Santos; e demais coordenadores, agentes de saúde e profissionais da Secretaria.

O secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos, destacou o trabalho intensivo que a pasta tem realizado com os diversos temas trabalhados em cima da saúde populacional.

Dr. Júnior Santos

“Estamos hoje fazendo esse evento, trazendo todas as coordenações para perto, a fim de que entendam a importância dessa ação de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Este ano trouxemos a Carreta da Mulher, em parceria com o Sesc Saúde, atendendo quase 100% da demanda de Picos, e agora estamos, mais uma vez, dando sequência a esse trabalho que é feito diariamente, mas que quando chega o Outubro Rosa a gente dá ênfase, pois é o mês da mulher. Buscaremos atrair o maior número de mulheres durante esse mês com ações voltadas para a temática”, disse ele.

A coordenadora em Saúde da Mulher, Ronice Lopes, ressaltou a importância em criar nas mulheres a consciência da necessidade em prevenirem-se. Ela pontuou ainda os serviços disponíveis oferecidos pela Secretaria de Saúde.

Publicidade

Ronice Lopes

“O objetivo é conscientizar a população feminina a se prevenir. Fazer os exames, procurar a Unidade Básica, depois a Clínica de Saúde da Mulher e, se preciso for, enviamos para o Hospital São Marcos, em Teresina. A partir de 40 anos, até os 69 anos, as mulheres devem manter com regularidade essa prevenção. É preciso atentar que, independentemente de qualquer idade, a mulher deve fazer o autoexame e, se constatar alguma irregularidade, procurar apoio médico, o qual dispomos pelo Sistema Único de Saúde”, explicou.

O prefeito de Picos, Padre Walmir, lembrou que a prevenção além de ser um benefício para o ser humano afeta positivamente a economia, tanto dos cofres públicos quanto do paciente, pois, segundo ele, prevenir gasta menos que remediar. Ele frisou o trabalho extra muros que a Prefeitura tem realizado com o “Prefeitura Presente” e “Mutirão nos bairros”, onde os serviços de saúde, especificamente são levados até à porta da população.

“O melhor trabalho que se pode fazer é a prevenção. Esses meses têm chamado a atenção para a intensificação de certos temas, como o passado, Setembro Amarelo, e agora o Outubro Rosa. Além da discussão, apresentamos os modelos de prevenção e, mais ainda, estamos indo de encontro à sociedade, oferecendo nossos serviços nos bairros, o que faz com que as pessoas se disponham a fazer a prevenção e, assim, evitarem coisas piores. Temos percebido que essas campanhas têm trazido um resultado positivo tanto pela saúde das pessoas quanto pela economia, pois o custo de se prevenir é muito menor que o de cuidar por não ter prevenido”, declarou.

Durante todo o mês serão desenvolvidas ações referentes ao Outubro Rosa pelas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Coordenação de Saúde da Mulher.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS