Connect with us

DESTAQUES

OUTUBRO ROSA | Saúde de Picos promove caminhada de conscientização na prevenção do câncer de mama

Publicado

em

Como mais uma forma de chamar a atenção da população para a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenação de Saúde da Mulher, realizou, na noite desta terça-feira (15), na Avenida Severo Eulálio, uma caminhada em alusão ao Outubro Rosa.

“Realizamos essa caminhada para incentivar a população de Picos, principalmente as mulheres, à prevenção do câncer de mama e de colo de útero. A medicina hoje tem por função a prevenção, porque é muito mais fácil cuidar antes do que tardiamente”, disse a coordenadora de Saúde da Mulher, Ronilce Lopes.

Ronilce Lopes

É importante frisar, também, o valor da parceria do homem tanto na luta de prevenção quanto após descoberta da doença na mulher, lembrando que, mesmo em número infinitamente menor, o câncer de mama também acomete homens. Ronilce Lopes ressaltou ainda que até o fim do mês acontecem palestras em todas as Unidades Básicas de Saúde do município para tratar do tema.

O secretário de Saúde de Picos, Dr. Júnior Santos, ressaltou que a prevenção é o único meio para que uma doença seja combatida e que se diminuam os números de casos.

“Prevenção é tudo. Um momento como esse, com tanta gente envolvida, é sinal de que a população está se conscientizando para a importância da prevenção. Eu, como gestor, estou aqui presente, dando todo o suporte para que aconteçam esses eventos, pois só assim podemos dar nossa parcela de contribuição para que esses problemas sejam amenizados”, destacou.

A dona de casa Cláudia Veloso passou, recentemente, pelo câncer de mama. Curada há um ano, ela disse que o processo é doloroso, mas que é preciso manter a fé em Deus e que a família dê o suporte necessário, pois a doença debilita o estado emocional da mulher.

Publicidade

“Tudo começou quando senti uma pontada no seio. No dia seguinte, senti novamente. Fiz o autoexame e constatei. Em 4 meses, ele cresceu mais de 1,5cm. Ele era muito agressivo. No início foi muito doloroso para mim e minha família. Mas os médicos e minha família me deram muita força. Cheguei a fazer 30 sessões de radioterapia e 6 de quimioterapia. Estou aqui pela honra e glória de meu Senhor Jesus Cristo. É preciso viver a vida de maneira ímpar, sem carregar fardos. O processo do câncer é doloroso, debilita muito, mas a gente consegue vencer. Nada para Deus é impossível”, afirmou exultante.

A aluna da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos, Rafaela Pereira, esteve no evento com um dos projetos sociais que lidera na cidade: o Fios de Alegria. O projeto visa a doação de cabelo para a confecção de perucas para mulheres atingidas pelo câncer, especialmente no interior do Estado.

“Esse é um projeto idealizado pela Liga Acadêmica de Oncologia da UFPI quer tem por objetivo arrecadar cabelo para a confecção de perucas para crianças e mulheres que passam pelo tratamento quimioterápico. Hoje estamos com nossas cabeleireiras parceiras que além de retirar as mechas, realizam cortes gratuitos nas doadoras. Este ano estamos com 286 mechas arrecadadas e queremos bater a meta de, pelo menos, 300 este ano”, declarou.

Rafaela Pereira ressaltou ainda que os interessados em fazerem suas doações não precisam esperar pelas ações sociais do Fios de Alegria, mas que podem realizar o corte e deixar na UFPI, onde há uma caixa disponível de coleta, ou entrando em contato com um dos integrantes da Liga, através do Instagram @alegriadefios. Após gravação da entrevista, o número de doações pulou para 291.

Alunos da UFPi também participaram expondo banners na Academia de Saúde Pública da Av. Severo Eulálio, onde se encerrou a caminhada e deu início às demais partes do evento. “Desenvolvemos essa atividade para ajudar na prevenção do câncer de mama, explicando como a mulher deve fazer o autoexame, que alimentos nos torna1 mais propícios a desenvolvermos a doença. Enfim, expomos de maneira didática, através de banners e cartazes, como a mulher deve estar se prevenindo e como o homem deve ajuda-la nessa prevenção”, disse Joilane Alves, professora de nutrição da UFPI.

Além das doações de cabelo, exposições de banners, o evento contou com uma aula de zumba, pelo Projeto Viva. No dia 25 de outubro acontece outra caminhada, no centro da cidade, com horário a definir, para, também, tratar da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS