Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos discute, apresenta e aprova propostas na XI Conferência Municipal da Assistência Social; veja fotos

Publicado

em

O município de Padre Marcos sediou na manhã desta terça-feira (24), a XI Conferência Municipal da Assistência Social. O evento reuniu membros da sociedade civil, representantes do Poder Legislativo e foi realizado no Plenário Edite Alencar da Silva, na Câmara de Vereadores. A iniciativa foi desenvolvida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social.

A conferencia que tem como tema “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e participação social”  teve como objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local as diretrizes para gestão do financiamento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, reconhecendo a responsabilidade de cada ente federal.

A reunião foi conduzida pela secretária de Administração, Thuanny Mikaella, que convocou as autoridades para a composição da mesa de honra formada pela secretária da Assistência Social, Lucicleide Dias; a psicóloga e técnica de referência do CRAS, Vanessa Marques; a secretária de Saúde, Maria Lúcia; o presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Anatálio Silva; o vereador e presidente do Legislativo, Adão José; os vereadores: Iranildo Carvalho e Antônio Francisco de Carvalho; representando o prefeito de Padre Marcos, o secretário de Finanças, Orlando Carvalho; representando todas as famílias usuárias do SUAS e representante do NUCA, adolescente Vitânia; a assistente social e técnica de referencia da SEMAS, Jéssica Ramos; o secretário de Transportes, Erimar Carvalho; o secretário de Agricultura, Elton João; a palestrante Cícera Geovânia e a presidente do STTR e representante do CMDCA, Gracilene Carvalho.

Após formação da mesa, a execução do Hino Municipal e apresentação de crianças com idade entre 05 e 08 anos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que apresentaram a peça Respeitando as diferenças, sob a coordenação e monitoria de Josivânia Carvalho.

A secretária municipal de Assistência Social, Lucicleide Dias, fez uso da palavra na tribuna legislativa para saudar e agradecer a gestão municipal pelo empenho no tocante aos serviços da SEMAS. Lucicleide aproveitou para relatar os objetivos da conferência.

“Esta conferencia tem como objetivo propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS na perspectiva da valorização dos trabalhadores, na participação dos usuários e qualificação dos serviços. É importante a participação desse momento em que todos terão oportunidade de se expressarem a cerca das temáticas aqui propostas. Agradeço ao prefeito Valdinar Silva por esse momento de sempre contribuir com as ações da assistência, assim como agradeço a minha equipe, a secretária de Administração Thuanny Mikaella e todos os participantes”, agradeceu a secretária de Assistência Social.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Anatálio Silva, discursou reforçando sobre a discussão das ações a nível municipal, estadual e federal. O mesmo lamentou a falta de recursos.

Publicidade

“Iremos traçar metas para os próximos dois anos com relação aos direitos socioassistenciais. Vivemos um período de desmontamento desses direitos sociais e dos recursos que são destinados a esses serviços. As conferencias são importantes porque nos proporcionam essa união, avaliando propostas que foram feitas dois anos atrás e assim podemos saber como estão sendo executados tanto pelo município, estado e união”, enfatizou o presidente do CMAS.

Durante ocasião foi lido o regimento interno e apresentados os eixos temáticos: O eixo 1 – Assistência Social e Direito do Povo. Eixo 2: Financiamento Público e, eixo 3 – SUAS com participação social. A Secretaria Municipal de Assistência Social apresentou também relatório dos tipos de serviços prestados e programas.

Dados do Ministério da Cidadania apontam que o Brasil através do SUAS, já retirou mais de sessenta mil pessoas, moradores de ruas. O sistema permitiu a construção de uma das maiores redes  de serviços estatais do mundo. Desde sua criação existem mais de 8 mil Centros de Referências da Assistência Social (CRAS), onde as exigências requerem pelo menos um Cras em cada município. Foram criados mais 2.500 (dois mil e quinhentos) Creas em metrópoles, capitais, cidades de grande e médio porte. Aproximadamente, no Brasil, existem 300 centros de referência que beneficiam a população vulnerável, ou seja, pessoas que moram nas ruas de metrópoles, grandes centros e cidades de grande e médio porte.

O Sistema Único de Assistência Social, já criou 500 abrigos com mais de 20 mil vagas para crianças e adolescentes, 2 mil abrigos para idosos gerando 50 mil vagas. São mais de 200 centros de atenção para pessoas idosas ou com deficiência e, 300 mil idosos beneficiados com os Serviços de Convivência. O Brasil possui mais de 5 mil unidades com acolhimento para 160 mil vagas. O SUAS possui mais de 11 mil entidades atuantes em todo país.

A palestrante da Conferência Municipal de Assistência Social em Padre Marcos, professora Cicera Geovânia, ministrou palestra e discursou sobre as dificuldades enfrentadas com a falta de recursos. De acordo com Cicera há casos em que pessoas que são beneficiadas com programas não se desvinculam quando são empregados, principalmente com a carteira de trabalho registrada. “É importante informar quando há o registro de carteira de trabalho”, recomenda.

Publicidade

O município de Padre Marcos recebeu elogios pela palestrante. Diante das dificuldades, ela aponta que a gestão municipal está fazendo de tudo para atender as demandas beneficiando o povo com assistência nos mais variados programas e serviços.

“Tiro meu chapéu para a ações públicas de Padre Marcos e dou parabéns para a atual gestão porque sei que estamos vivendo momentos de retrocessos e dificuldades na área financeira, mas mesmo com esses obstáculos a gestão vem conseguindo garantir os serviços públicos necessários na área de assistência social, garantindo direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. É um grande desfio que está passando no momento e a gestão está conseguindo garantir esses direitos. Foi explanado na Plenária todos os dados referentes aos serviços e programas desenvolvidos durante esses três anos. É uma área que está sofrendo mais com falta de recursos”, disse.

“Todos o cidadãos de Padre Marcos estão de parabéns porque a gestão representada por Valdinar como prefeito mostra um grande compromisso com a Educação, Assistência Social, Saúde assim como todas as áreas. Desejo que os próximos gestores de Padre Marcos continuem com o compromisso que está acontecendo. São esses os tipos de representantes que o Estado precisa, os que são comprometidos com o povo no desenvolvimento de sua cidade e do seus cidadãos. É dessa forma que o estado se torna mais forte”, declarou.

Francisco Jonas, membro da diretoria da Secretaria de Assistência Social e presidente da Associação dos Pequenos Produtores da comunidade Casa Nova, participou da reunião e deu seu ponto de vista.

“É muito importante porque tudo que fizermos para o município buscando o melhor, vale a pena. É um município pobre com muita gente carente que depende dessas ações sociais. Temos que nos reunirmos e buscar um meio, uma saída para essas questões indo atrás de recursos para sanar essas situações no município. É importante destacarmos que a gestão atual na pessoa do prefeito Valdinar por intermédio das secretarias tem se empenhado muito para amenizar as situações mais difíceis, não permitindo que nossos cidadãos mais carentes sejam privados das suas necessidades básicas”, comentou Jonas elogiando a administração do prefeito Valdinar Silva.

Publicidade

Ao final da palestra foram reunidos três grupos que debateram questões e apresentaram propostas. Posterior ao debate entre o membros de cada grupo a definição e apresentação das propostas, e, a delegação que representará na 12ª Conferência Estadual da Assistência Social. Os delegados eleitos foram:

Representante governamental: Thuanny Mikaella Conceição Silva (Titular) e Josefa Pedrina da Conceição (Suplente). Representante Governamental Anatalio Antônio da Silva (Titular) e Clebson Elisio da Silva (Suplente)

Veja mais fotos:

    

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS