Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos mostra sua cultura em desfile cívico pela comemoração da Independência do Brasil

Publicado

em

 Padre Marcos,  cidade berço da Educação, realizou nesta sexta-feira, 07 de setembro, um grande desfile cívico, em comemoração aos 196 anos da Independência do Brasil.

Promovido pela Prefeitura de Padre Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o evento contou com a participação de centenas de pessoas, dentre autoridades, alunos das escolas municipais, estaduais e privada,   da sede e zona rural  e  seus familiares,  munícipes em geral e visitantes de outras cidades como Belém, Campo Grande, Francisco Macedo e Vila Nova.

Clique aqui e veja todas as fotos do desfile!

O desfile teve como tema “Padre Marcos Retratando sua cultura”, que foi trabalhado pelas escolas da Rede e apresentado no desfile cívico com diversos subtemas que mostraram,  em sua essência,  a história do município com sentimento patriótico de quem luta, mantém acesa a soberania e cultiva suas tradições.

Durante ato cívico, os 13 pelotões  percorreram várias ruas da cidade e fez parada em frente ao Poder Executivo, onde foi entoado pela Banda Marcial de Padre Marcos, o Hino Nacional e Municipal. O desfile encerrou com uma cerimônia na Praça Padre Marcos.

Publicidade

Na cerimônia de encerramento, as bandeiras Brasil, Piauí e Padre Marcos, que vinham a frente do desfile, foram entregues ao prefeito,  vice-prefeito, e secretário de Educação, respectivamente. Logo após, os pelotões apresentaram suas temáticas ao grande público presente.

No primeiro pelotão, a Escola Municipal Cândida Macedo que trouxe o subtema o ‘Nosso Cultivo’, a Escola Estadual Francisco Luiz de Macedo sobre ‘Nossa Pecuária’, as escolas José Jubelino de Macedo e Luís Lino Silva mostraram ‘Nosso Artesanato’, Davi Severiano, apresentou o ‘Esporte’, o Centro Educacional Padre Marcos sobre a ‘Religiosidade’, a Escola estadual Constâncio Carvalho, abordou ‘Nossa Educação’ e a Pré-Escola tia Guida apresentou a ‘Dança’.

Também fizeram suas representações, as entidades, como as Igreja Católica e evangélica Assembleia de Deus, a Secretaria de Assistência social, a Loja Maçônica Acácia a Boa Esperança, a Fraternidade Feminina, a Ordem  Demolay, o VVC (escola Voz da Verdade Cristã), além da participação das Bandas Marciais de Padre Marcos, Francisco Macedo e de Marcolândia, que abrilhantaram o desfile.

Para o secretário de Educação, Eraldo Carvalho, a felicidade depende de valores simples, aqueles que os conduzem ao crescimento humano e que reconhecem história e liberdade.  “Defender nossos princípios, mostra que somos independentes, e torna-se um dos motivos para retratarmos  nossa cultura, através desta data tão importante e histórica, em que comemoramos o amor que temos por nosso País. E tenho certeza que umas das maiores conquistas da gestão e da população Padremarcoense tem sido o resgate de nossa cultura, e acredito que independência se faz com a participação de todos e por isso, minhas palavras são de agradecimento”, disse o secretário, que citou e agradeceu cada um dos envolvidos na preparação e realização do evento.

O vice-prefeito de padre Marcos Valdo Benedito, fez um longo discurso onde narrou sobre a história da Independência do Brasil. Em meio a suas palavras, ele citou que a importância da história da Independência é grande e de excepcional vibração ao patriotismo, e que deve ser  valorizada e cultuada no dia a dia, principalmente pela família e escola onde a criança inicia sua formação de caráter. E afirmou que a gestão municipal  tem mantido esforços  para o cumprir  esse papel, de  valorizar as datas cívicas.

Publicidade

Valdo, em outro momento, afirmou que a história, o passado,  não deve ser esquecido, pois se trata de um ponto referencial de um lugar e de um povo[…].  O gestor ainda deixou sua mensagem a população, em especial aos jovens. “O melhor caminho para se conquistar a liberdade e a independência, é a educação,” destacou.

“Que sigamos firmes trabalhando  por nosso município, e em  defesa dele sempre, que a coragem, determinação e compromisso  nos seja comum.  Que amor por nossa terra seja nosso testemunho, e que a fé  e a unidade  seja  cumprida em nossas vidas”, concluiu o vice-prefeito.

O prefeito de Padre Marcos Valdinar Silva, agradeceu a todos que participaram do desfile, e também relembrou a história de como se deu a Independência do Brasil e comentou sobre a  importância de valorizar a tão importante data, bem como  de cultuar o patriotismo.

O gestor disse ainda a administração está buscando  melhorar as políticas públicas, trabalhando de forma transparente para alcançar os objetivos, quando frisou os avanços da educação. “Alcançamos uns dos maiores IDEB na educação deste município, e não poderia ser diferente, tendo em vista que somos o berço da educação e tínhamos uns dos piores índices. Então vejam a política de resultados, quando se trabalha com organização e objetivos as coisas acontecem,  e vamos buscar alcançar a meta ideal para nosso ensino”, destacou ele ressaltando que o município recebeu a nota 100 do PMAQ, pelas ações desenvolvidas em saúde, quando se comprometeu a  continuar trabalhando para melhorar os indicadores de Padre Macos que, hoje, tanto a nível de município, como de estado estão subindo.

Além do prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, do Vice-prefeito, Valdo Benedito, e do secretário de Educação, Eraldo Carvalho, prestigiaram o evento a primeira dama Edilene Silva, a secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, a secretária de Saúde, Maria Lúcia, de Administração, Thuanny Mikaella,  o assessor jurídico José Benedito Neto, diretor da Ciretran e cerimonialista Antônio Lisboa,  a presidente da Câmara, Emanoela Conrado, os vereadores Antônio Chiquinho, Irmão Adão, Iranildo Carvalho, Bonifácio Dias, Manoel Francisco de Carvalho, Neli, Williams Macedo, entre outras autoridades, além de todos os professores e equipe da gestão

Publicidade

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS