Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos realiza dia ‘D’ de emissão de título de eleitor para jovens de 16 e 17 anos; 65 documentos foram emitidos

Publicado

em

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, quando a assumiu a gestão do município no ano de 2017, aderiu ao Selo Unicef, uma certificação internacional que impulsiona políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

Desde então, diversas ações são realizadas  para a melhor qualidade de vida da infância e juventude dos padremarcoenses. Nesta-quinta-feira, 18, a Prefeitura em parcerias com Secretarias Municipais de Saúde, Educacão e Assistência Social, o Núcleo de Cidadania de Crianças e Adolescentes (NUCA), os Agentes de Saúde e o Cartório Eleitoral promoveram mais uma atividadepreconizada do Guia mobilizador.

O município promoveu o dia ‘D’,  de emissão de Título de Eleitor, que integra as ações da campanha ‘Promover a  educação para a cidadania democrática#PartiuMudar, que faz parte do 5° Desafio proposto pelo Selo  Unicef para a conquista da edição 2017- 2020.

Pela manhã foi realizado o mutirão para emissão do referido documento, quando  foram emitidos 65 títulos de eleitor de adolescentes residentes na sede e na zona rural do município. Á tarde foi oferecido um dia de lazer para os jovens com almoço e banho de piscina na Toca do Urubu.

Segundo,  Thuanny Mikaella, desde a adesão ao Selo Unicef, o município tem  organizado e reforçado ainda mais as ações dentro da  política pública voltada a criança e ao adolescente. “Com a metodologia do Selo a gestão tem sistematizado e executado  todas atividades preconizadas pelo Unicef, em relação à proteção integral da criança e do adolescente, melhorando os indicadores com  políticas públicas que  elevam a qualidade de vida da infância e adolescência de Padre Marcos”, disse.

Publicidade

Thuanny explicou que dentro do desafio 5 #PartiuMudar, o município desenvolveu,  a campanha ‘Você e sua Identidade’, que  surgiu da necessidade de mobilizar os jovens a retirar seus documentos, tendo em vista, que foi  identificado em Padre Marcos, muitos jovens sem documentação básica.

“Inicialmente foi mapeando esse público, em seguida promovemos  uma mobilização e  então buscamos garantir os  documentos – Registro Civil de Nascimento, CPF,  RG Carteira de Trabalho –  e também,  como parte da campanha, realizando o dia ‘D’ para emissão de Título de Eleitor onde foram emitidos um expressivo número  de  documentos”, pontou a mobilizadora, informando que campanha continua, quando agradeceu a colaboração de todos os profissionais envolvidos.

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, presente do evento, disse que desde quando credenciou o município a gestão mantém um trabalho intersetorial com as demais pastas onde é realizado todas ações voltadas a política voltadas a criança e do adolescente. “Essa é mais  uma atividade preconizada pelo Selo. O Unicef  detectou que município tem 160 jovens entre 16 e 17 anos sem o título de eleitor, por isso,  mapeamos esses jovens  e  estamos promovendo esse mutirão para a emissão do Título de Eleitor” explicou.

O  gestor frisou que o Selo Unicef deixou a gestão mais organizada e sistêmica, permitindo que público infanto  juvenil tenham acesso as políticas públicas. “O nosso foco é impulsionar ações que melhorem a qualidade de vida daS  crianças e adolescentes.   Temos o grupo do NUCA, que são exemplos,  e é isso que buscamos uma juventude serena,  que tenham interesse nos estudos,  que tenham os laços familiares fortalecidos, onde respeito e amor seja a base.  Não é possível construir uma sociedade melhor se as nossas crianças e adolescentes não forem os grandes protagonistas desse processo”, destacou.

 

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS