Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos realiza mutirão de limpeza  e reforça combate ao aedes aegypti

Publicado

em

Com objetivo de mobilizar a população no combate ao aedes aegypti, e eliminar possíveis criadouros do mosquito, a Prefeitura Municipal de Padre Marcos, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com as Secretarias de Educação e Assistência Social promoveram na manhã desta segunda-feira, 16, um mutirão de limpeza no  município.

A campanha de mobilização foi denominada “Padre Marcos no combate ao  aedes aegypti” e  reuniu autoridades, secretários, funcionários de Saúde, Educação,  Assistência Social, alunos das escolas municipais e adolescentes do NUCA.

A ação aconteceu simultaneamente na sede do município e  no povoado Riacho Padre.  Na sede a mobilização teve início na Prefeitura, e no povoado Riacho do Padre na escola Davi Severiano, onde os colaboradores da campanha foram recepcionados com um café da manhã. Em seguida, foram divididos grupos de inspeção, que visitaram ruas, bairros, avenidas e praças, eliminando locais que servem de criadouro para o mosquito.

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, disse que ação é importante para mobilizar a população e conscientizá-la de  que é preciso combater o mosquito diariamente. “Com o período de chuvas devemos  manter cuidados diários para eliminar o mosquito.  É preciso que cada um faça sua parte,  eliminando os pontos de água parada, e não jogar  lixo nas ruas, ou terrenos, pois  tornam -se locais  de procriação de larvas. Mudanças de comportamento começam com ações de educação e conscientização. Por isso é importante que  juntos unamos forças para evitar que  mosquito se prolifere e  vale ainda ressaltar que  combate não pode ocorrer apenas em determinados períodos, deve ser contínuo”, afirmou o gestor.

A secretária de Saúde de Padre Marcos, Maria Lúcia Silva,   ressaltou que acompanha chama   atenção para a conscientização da sociedade. “A responsabilidade não é só do poder público, é preciso que a população participe ativamente desse trabalho de combate,  ações simples fazem muita diferença e promove a saúde  de toda a população”, disse.

A secretária de Administração, Thuanny Mikaella, destacou a importância a ação. “A campanha não é apenas para evitar proliferação do mosquito e consequentemente as doenças causadas por ele, mais também, para reforçar a importância da prevenção. E temos alcançados bons resultados, uma vez, que o município não registrou casos de doenças causada pelo aedes aegypti.”, disse.

Publicidade

Thuanny que também é mobilizadora no Núcleo de Cidadania dos Adolescentes -NUCA, destacou a participação, do grupo, como parte das ações do Selo Unicef.  “O NUCA, está engajado em todas as políticas públicas, onde estamos desenvolvendo vários projetos sociais. A gestão tem investido e dado prioridade, as ações do Selo porque entende que os resultados são positivos e temos  trabalhado de forma interssetorial,  buscando juntos  vencer os desafios e obstáculos  da gestão pública de Padre Marcos”, finalizou.

Durante a ação, coordenada pela enfermeira Milena Leal,  foram realizadas vistorias em casas, recolhido lixo das ruas e terrenos baldios. Também foram entregues panfletos informativos, além da circulação de um carro de som mobilizando e orientando a população a não jogar lixo nas ruas e nem armazenar água de forma indevida.

Ao término de toda as atividades as equipes retornaram a prefeitura, onde elaboraram um relatório identificando o que foi realizado, e mostrando como está cada área da cidade, para posteriormente ser tomado as medidas cabíveis.

 

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS