Connect with us

DESTAQUES

Paleontólogo encontra fósseis de mais de 100 milhões de anos em banheiro de shopping no PI

Publicado

em

O paleontólogo Juan Carlos Cisneros encontrou fósseis de mais de 100 milhões de anos no banheiro de um shopping na Zona Leste de Teresina. Ao g1, o profissional, que é professor da Universidade Federal do estado (UFPI), contou que os vestígios estavam em uma pedra usada como divisória dos boxes do banheiro do local.

Paleontólogo encontra fósseis de 100 milhões de anos em banheiro de shopping em Teresina — Foto: Arquivo Pessoal

“Faz parte da vida de um paleontólogo achar fósseis em qualquer lugar, até dentro do banheiro. Embora seja algo que desafia o senso comum, já estou acostumado a enxergar esse tipo de material e não é tão raro achar fósseis em locais inusuais. Tudo depende do tipo de rocha usada na construção”, afirmou Juan Carlos Cisneros.

O professor explicou que muitas rochas utilizadas em construções contêm fósseis, por se formarem no fundo do mar, pelo acúmulo de sedimentos, e, por isso, podem conter conchas e pequenos animais marinhos.

“São fósseis marinhos, a maioria moluscos gastrópodes. A pedra em questão foi trazida do Rio Grande do Norte. Já existe um estudo sobre esse tipo de pedra”, explicou Juan Carlos.

O professor afirmou que, apesar da descoberta, os fósseis vão permanecer no banheiro. “Estão em um local fechado, relativamente seguro, porque não pega sol e nem chuva”, disse.

O paleontólogo disse ainda que em Teresina, e no restante no Piauí, existem vários locais onde podem ser encontradas pedras que venham ocasionalmente peixes, plantas e outros fósseis, às vezes insetos e aranhas, com idade de aproximadamente 100 milhões de anos.

Publicidade

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS