Connect with us

DESTAQUES

Paróquia Imaculada Conceição é instalada em São Julião e empossa seu 1º pároco; veja fotos

Publicado

em

Emoção, realização de um sonho antigo, fortalecimento da fé a Imaculada Conceição e a tradição que se mantém há décadas em São Julião foram alguns dos objetivos atingidos na Instalação da Paróquia Imaculada Conceição.

A cerimônia aconteceu na tarde desta sexta-feira, 16 de julho de 2021, onde foi celebrada a Solene Ação Litúrgica de instalação da Paróquia Imaculada Conceição e posse do seu primeiro pároco.

Era 18h13min na lateral da Igreja Matriz e em meio à pandemia da Covid-19 que tem causado tanto sofrimento, os comentaristas Paulo Henrique Lima Santos e Rafaela de Sousa Carvalho, anunciavam a chegada do grande dia: a elevação da Paróquia Imaculada Conceição, seguindo todas as diretrizes dos órgãos de saúde e determinações da igreja.

A Igreja Matriz da Imaculada Conceição foi construída sob a liderança do conhecido Pe. Ibiapina, em 1.873, no mesmo local onde fora construído o primeiro nicho em 1.699 sendo refeita com ampliação em 1959, conforme inscrição preservada na fachada da Igreja nas siglas C.I.M (Capela Imaculada Conceição) — F. (Feita) 1.873 * R. (Refeita) 1.959.  da igreja.

Com o coral Magnificat deu as boas-vindas com o coro litúrgico aos ministros que se dirigiram ao altar. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, onde foi concedida a posse ao pároco Francisco Ramires.

Os sacerdotes concelebrantes apresentados pelo padre Fernando Armando, representante do Clero que estiveram presentes: Francisco de Assis Sousa (Paróquia São José em Picos); Padre Paulo Rocha (Área Pastoral N. Senhora Aparecida em Geminiano); Padre Paulo Henrique (Paróquia São João Batista em S. J. da Canabrava); Padre Marcos Roberto Vieira (Imaculado Coração de Maria), Padre Marcus Vinicius (Paróquia Santa Teresinha), Padre Antônio Cândido em Pio IX; Padre Flávio Santiago (Área Pastoral São Benedito); Padre Gildo Coelho (Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Fronteiras); Padre Edivaldo Silva (Paróquia São Simão); Padre Fernando Amando (Paróquia Santo Antônio); Padre Wagner Carvalho (Paróquia Nossa Senhora dos Humildes em Paulistana), Padre Jonas Moura (Paróquia Sagrado Coração de Jesus); Padre Francisco Pereira Borges (Paróquia São Sebastião); Padre Vanderlan Silva (Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Alegrete), Padre Sebastião Santos (Paróquia do Junco em Picos); Padre Antônio Christo (Santa Cruz do Piauí); Padre Cláudio Santana (Dom Expedito Lopes); Padre Gregório Lustosa (Pio IX); Padre José Marcos (Paulistana); diáconos Alef Carvalho e Francisco Regis, além de seminaristas e irmãs.

Publicidade

Após a saudação inicial, o Padre Paulo Henrique da Diocese de Picos, fez a leitura do Decreto de Ereção (Criação) da Paróquia Imaculada Conceição. Em seguida, deu início a Posse Canônica do primeiro Pároco de São Julião com a leitura da Provisão Canônica. O período à frente da paróquia é de 06 anos, proferida pelo Padre Fernando Amando.

Essa é a 23ª Paróquia da Diocese de Picos que é formada pelo Bispo, 32 padres, e dois diáconos. A recém paróquia foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sediada na cidade de Fronteiras.

A solenidade de instalação canônica da Paróquia Imaculada Conceição concentrou centenas de pessoas que participaram fervorosamente da cerimônia sagrada. No ato por meio de um provisão canônica tomou posse o padre Francisco Ramires Barros Moura como seu primeiro pároco.

A seguir, o Padre Ramires vestiu a estola sacerdotal e a Casula. A estola é símbolo do poder sacerdotal que se transforma em serviço, entrega e doação. As vestimentas foram entregues pela costureira Antônia Neles, responsável por costurar os parâmetros litúrgicos para instalação da paróquia.

Já em suas vestes sacerdotais, Padre Ramires antes de iniciar o seu trabalho de pároco, rezou a profissão de fé, conforme determina a disciplina da Igreja. Assinou em três vias: uma para o padre, uma para a paróquia e a terceira via para a Cúria Diocesana. Após isso, houve o ato penitencial o hino de louvor, as orações e as leituras bíblicas.

Publicidade

A primeira leitura foi feita por Veridiana Francisca Ramos Gonçalves. O Salmo Responsorial foi lido pela salmista Maria Rodrigues Carvalho Costa luz. A segunda leitura foi proferida por Maria Goretti de Deus Carvalho.

No Rito da Palavra as leituras foram proclamadas como de costume, salvaguardando, o momento em que o Bispo entrega ao Novo Pároco o livro dos Evangelhos, admoestando-lhe com as seguintes palavras: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas”.

Durante a celebração, Padre Ramires fez a renovação das promessas sacerdotais manifestando sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe foi entregue.

Depois da homilia, Dom Plínio entregou ao padre Ramires as chaves da Igreja e apresentou os lugares de culto e alguns instrumentos dos quais fará uso no seu ministério sacerdotal: apresentou-lhe a cadeira presidencial. Ao abrir a Igreja, visitou com o recém pároco a Capela do Santíssimo onde se encontra o sacrário, a Pia Batismal com os Santos Óleos e o Confessionário.

Em seguida foram apresentados os livros de Registros Paroquiais: Livro de Tombo, Casamentos, Batizados, 1ª Eucaristia, Inventário e Livro Caixa. E, assim, este momento foi concluído com a leitura do Juramento de Fidelidade, proferido pelo Ramires, conforme a fórmula aprovada pela Santa Sé.

Ao final da missa de instalação da nova paróquia e da sua posse como primeiro pároco, padre Francisco Ramires, fez agradecimentos e falou da sua alegria em Deus.

“O meu coração é só gratidão. Se sou o primeiro pároco de São Julião, São Julião também é o meu primeiro amor do meu jovem ministério sacerdotal. Agradeço de todo o coração, a todos que possibilitaram esse momento. Sou grato a Deus pelo presente que levarei por toda a vida, a devoção à Imaculada Conceição, pois, como é bonita a fé de vocês e o jeito que vocês cantam o hino da padroeira. Começamos um compromisso de envolver a todos e cuidar de todos, que a Imaculada nos ajude hoje e todos os dias. Povo de Deus eu conto com cada um de vocês. Parabéns! Vocês fizeram essa festa”, disse o pároco Francisco Ramires agradecendo por tudo que foi feito.

Publicidade

O prefeito Dr. Samuel Alencar, fez um discurso de acolhida ao novo pároco e agradeceu a comunidade pela fé e devoção.

“Tenho a honra de em nome de todos que circundam esse altar, de externar o meu contentamento e gratidão em ver realizar o sonho dos nossos antepassados e nosso sendo realizado. A criação da Paróquia é fruto de tanto empenho de homens e mulheres trabalhadores. Está no coração de cada um de nós o amor e devoção a Virgem da Conceição, nossas mães e avós nos ninaram cantando o hino da padroeira. Falo também em nome do povo de Vila Nova do Piauí, cidade que se torna irmã de São Julião. Estendo a minha gratidão ao Pe. Ramires que tomou a peito esse projeto. Peço a Imaculada Conceição que nos ajude a sonhar com dias melhores, vencendo a pandemia, combatendo a injustiça e tendo sempre esperança e muita fé”, disse.

Em outro momento a senhora Joana Maria de Sousa Neta falou em nome das comunidades rurais e apresentou a nova conjuntura da paróquia. “A Paróquia Imaculada Conceição, em São Julião, tem como áreas pastorais pertencentes, as comunidades católicas de São Vicente no Bairro São Vicente; São Francisco no povoado Mandacaru; São Pedro no povoado Fujona; Nossa Senhora da Luz na localidade Juá; São Francisco das Chagas na localidade Porcos; São José na localidade Macambira; Nossa Senhora de Fátima na localidade Camaratuba; Santa Rita de Cássia em Novo Caldeirãozinho; São João em Malhadinha-Piaus; Santa Luzia em Alagadiço; São Francisco de Assis, em Cacimbas; Santo Expedito em Barreirinho; São João no Povoado São João Batista e Sede de Santo Antônio, ambos na cidade de Vila Nova do Piauí”, a oradora encerrou dizendo que há décadas se sonhava com esse momento.

A oradora Maria Salomé falou em nome da Igreja Matriz. “O povo de São Julião há anos esperava um padre residente e domiciliado nesta cidade. Nossa eterna gratidão ao Bispo Dom Plínio pela aceitação, criação e instalação da Paróquia, ao Padre Gildo Coelho, pároco de Fronteiras e a todos os membros da referida paróquia. Nosso obrigado”, concluiu.

Presenças

Diversas autoridades municipais e eclesiásticas estiveram presentes para prestigiar o ato sagrado de instalação canônica. Dentre outras o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Brito, o vice – prefeito de São Julião, Dr. Leonardo Rocha, o presidente da Câmara de São Julião, vereador Edisaldo Rocha, acompanhado de outros vereadores, os vereadores de Vila Nova, Dorgivaldo e Adonelys Araújo.

Publicidade

Memórias do povo de São Julião

Antes de iniciar a cerimônia de instalação da Paróquia Imaculada Conceição, foi realizada uma apresentação ilustrando a história antiga da igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Entoados pelo som de sanfonas com o hino da Imaculada, homens representando vaqueiros, entre os quais o prefeito Dr. Samuel Alencar e os fazendeiros, Raimundo Luz e Agnaldo Ramos, levaram até o altar um andor com a imagem da santa. O trajeto foi acompanhado por mulheres do Apostolado da Oração que levavam consigo lamparinas e rosários. O momento foi de muita emoção.

Além disso, representantes de cada comunidade pertencente a nova paróquia apresentara os seus santos padroeiros (as) através de estandartes que ficaram exibidos durante toda a cerimônia.


Conteúdo Relacionado:

Diocese de Picos vai instalar a Paróquia Imaculada Conceição em São Julião

– Padre Ramires será o primeiro pároco de São Julião

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS