Connect with us

DESTAQUES

PAULISTANA | Caravana oposicionista promove Seminários, critica governo e apresenta ideias

Publicado

em

A cidade de Paulistana, situada a 460 km de Teresina, foi a escolhida na região Chapada Vale do Rio Itaim para sediar o Seminário “O Piauí pode dar certo: ideias para transformação”, promovido pelo o Instituto Teotônio Vilela (ITV) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e o Seminário de formação política “Piauí em Debate”, realizado pela Fundação João Mangabeira e o Partido Social Brasileiro (PSB).

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO SEMINÁRIO!

O evento aconteceu neste sábado (7) na Associação Atlética do Banco do Brasil e reuniu a caravana oposicionista ao Governo do Estado. Dentre outros, estiveram presentes o pré-candidato a governador Luciano Nunes (PSDB), o pré-candidato a senador Wilson Martins (PSB), o deputado federal Rodrigo Martins (PSB), os deputados estaduais Rubem Martins (PSB), Marden Menezes (PSDB) e Gustavo Neiva (PSB), além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores e lideranças políticas de várias cidades da região. A caravana foi recebida pelo prefeito de Paulistana, Gilberto José de Melo, o Didiu.

O objetivo é mobilizar e motivar a população para o exercício pleno da cidadania, que é a escolha pelo voto, bem como, discutir as questões referentes a cada polo onde será realizado o Seminário na área de educação, saúde, infraestrutura, segurança, entre outras temáticas. O evento aconteceu em três momentos. Inicialmente foi realizada uma palestra da formação política, com foco na realidade do Estado do Piauí. Em seguida, o Seminário foi aberto para a participação dos presentes. Dentre outros, se manifestaram o vereador de Pio IX, Diogo Maia (PSDB), e a ex-vereadora de Simões, Maria Luíza (PSB).

O terceiro momento foi marcado pelos pronunciamentos do anfitrião do evento, prefeito Didiu, e os líderes da caravana. Em uma longa fala, o prefeito de Paulistana fez um relato da história política do município e as relações dos períodos com o seu desenvolvimento. Ele destacou os grandes feitos pelo Governo do Estado na gestão do ex-governador Wilson Martins, que segundo ele, transformaram Paulistana e o Piauí, e comparou com o atual governo.

Publicidade

“O que seria de Paulistana sem o governo de Wilson Martins?”, indagou. Segundo ele, a única “obra” do governador Wellington Dias em Paulistana é o cofinanciamento da Saúde, que está atrasado. “Tem 620 mil reais atrasado. Dá quase oito meses de repasse. O governador está deixando de cumprir com sua obrigação. O município é quem está custeando as despesas com a saúde da população de Paulistana e da microrregião”, disse, afirmando que o hospital atende a dez cidades.

Eu seu pronunciamento, o prefeito Didiu afirmou que Paulistana e o Piauí não precisam de um governo teatral, mas de ações. E manifestou publicamente seu apoio à pré-candidatura de Luciano Nunes. “Desta vez, se só tivesse um prefeito sua pré-candidatura, seria o prefeito de Paulistana, porque tem firmeza, tem coerência. E assim como eu são muitos prefeitos, inclusive, o Mão Santa, lá na Parnaíba. Deputado Luciano, aqui em Paulistana você vai ser muito bem recebido”, disse, sendo calorosamente aplaudido.

O deputado federal Rodrigo Martins falou do seu trabalho em prol do município de Paulistana, destacando a destinação de recursos para o custeio da saúde, colaborando com o prefeito Didiu a manter o pleno funcionamento do Hospital local.

“Graças a Deus, nós conseguimos promover melhorias em Paulistana, conseguimos trazer recursos que muito ajudaram a gestão a cuidar do seu povo. O prefeito Didiu sempre priorizou a área da saúde”, disse. Em sua fala, Rodrigo enalteceu a figura do pré-candidato Luciano. “Sei do caráter, da responsabilidade, da competência que tem enquanto deputado. E aqui quero depositar mais uma vez a minha confiança, de que nós teremos um governador compromissado, que não vai apenas estar assinando papel e prometendo”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o deputado estadual Rubem Martins chamou atenção para o relatório emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí, que aponta graves irregularidades na gestão do governador Wellington Dias. “O Governo retirou 307 milhões de reais para a execução de mais de 60 obras no Piauí. Para Paulistana eram aproximadamente quatro milhões de reais, recurso que foi desviado. No empréstimo estava prevista a obra, o asfaltamento de ruas da cidade de Paulistana, mas o dinheiro sumiu. O recurso entrou na conta do vinculada, saiu para conta única do Estado e não foram executadas as obras previstas na planilha”, disse.

Rubem fez uma avaliação positiva do encontro em Paulistana. “Estamos felizes com o que aconteceu em Paulistana. Aqui nos reunimos com pessoas de toda a região para avaliarmos o que está sendo feito no Piauí, se está bom ou precisa se mudar. E a análise que nós estamos tendo é que o Piauí precisa rapidamente mudar, sair desse formato de gestão cansado, para uma ideia nova, com um jovem como o deputado Luciano Nunes, sem mácula, um cidadão correto, que pode fazer um grande trabalho pelo Piauí”, pontuou.

O ex-governador Wilson Martins iniciou seu pronunciamento ladeado do pré-candidato Luciano Nunes, afirmando que o mesmo está preparado para ser governador. “Esse jovem tem capacidade e inteligência para dar destino ao nosso Estado. Ele está talhado, preparado como ninguém para governar o Piauí. […] Estamos apostando na juventude associada a experiência. Luciano, apesar de ter 40 anos de idade, tem uma maturidade enorme. É deputado estadual pela quarta vez, teve experiência na gestão pública municipal de Teresina, por duas vezes sendo secretário. Ele tem, no momento, o melhor perfil, aquilo que o pessoal deseja e quer, a nova política, a juventude, pessoas que tem vocação para o trabalho e que não estejam enlameadas nessa corrupção”, pontuou.

O Seminário dá o pontapé inicial da pré-campanha do grupo oposicionista na região do Vale do Itaim. Em entrevista, Wilson falou sobre os objetivos dos Seminários. “Estamos discutindo sobre formação política, mobilizando seguimentos da militância e conversando com a população nas regiões do Estado para construir um projeto importante, consistente e duradouro de desenvolvimento para o Piauí. […] Sentimos o entusiasmo das pessoas dessa região com Luciano. Saímos daqui com as baterias carregadas e cheio de energia para seguirmos com essa caminhada pelo Piauí, defendendo nossas novas ideias e um novo projeto, sobretudo, de mudança para o nosso Estado”, pontuou.

Publicidade

Luciano Nunes fez duras críticas ao governo Wellington Dias. “O Piauí está em completo abandono nas mais diversas áreas. Total descaso do Governo com a segurança pública. As delegacias estão sucateadas, sem infraestrutura, sem condições básicas de funcionamento. Não há viatura, e quando tem, não tem combustível. Faltam homens para fazer a segurança pública. Na saúde, os hospitais também estão sucateados e os municípios tendo que se desdobrar para atender a população. Na educação, o Piauí continua no fim da fila, com a educação de péssima qualidade, ganhando apenas do Estado de Alagoas no índice de analfabetismo. As obras de infraestrutura todas paralisadas. O Piauí se transformou em um cemitério de obras inacabadas. Não existe uma política uma séria de desenvolvimento econômico. Nós temos, hoje, 69 de secretarias. É muita coisa, quase o dobro do que o Governo Federal tem de Ministérios para fazer a gestão de todo país. Então, nós precisamos diminuir o tamanho dessa máquina, governar com seriedade, com responsabilidade, para que as pessoas voltem a acreditar nas palavras do governante”, disse.

Luciano manifestou satisfação com o Seminário em Paulistana e afirmou que as visitas aos municípios do interior do Estado irão continuar. “Muito grato e feliz com a receptividade de Paulistana e todos que representam os municípios do território Vale do Rio Itaim. O nosso seminário foi produtivo, motivador e bastante participativo. Saio cada vez mais convicto de que o Piauí pode dar certo, sim, e que os piauienses anseiam por um Estado mais forte e desenvolvido”, disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS