Connect with us

DESTAQUES

Perícia sobre explosão em restaurante no Piauí deve ser concluída em 30 dias

Publicado

em

A Polícia Técnico Científica e o Corpo de Bombeiros começaram nesta quinta-feira (22) a analisar a explosão que destruiu dois restaurantes e causou danos em diversos outros imóveis nesta quarta-feira (21), na Zona Leste de Teresina. O trabalho de perícia da Polícia Civil deve demorar 30 dias para ser concluído.

Segundo o perito Marcos Pinheiro, da Polícia Civil, as equipes aguardam ainda a retirada do entulho da explosão. Essa retirada também é acompanhada pelos peritos.

Explosão em restaurante de Teresina foi sentida a cerca de 5 km de distância, diz professor de física — Foto: Gustavo Cavalcante/TV Clube

Explosão em restaurante de Teresina foi sentida a cerca de 5 km de distância, diz professor de física — Foto: Gustavo Cavalcante/TV Clube

Depois da retirada dos escombros, os peritos esperam ter acesso ao epicentro da explosão, e entender o que a teria causado.

Para os peritos, em análise preliminar, a explosão provavelmente aconteceu por conta de um vazamento de gás de cozinha, que ficou confinado durante a madrugada e explodiu após alguma centelha na manhã de quarta (21).

“Queremos chegar ao epicentro, porque nele vamos ver, através das plantas baixas dos restaurantes, do projeto de instalação de gás, o que de fato ocorreu. Temos que ir atrás da verdade, e tudo indica que possa ser o gás confinado, que teria, por uma centelha, uma faísca, explodido”, disse Marcos Pinheiro.

Publicidade

Além da análise da causa da explosão, a Polícia Civil investiga também os danos causados em imóveis do entorno dos restaurantes. Em dezenas desses imóveis, vidraças, janelas, portas e forros de gesso foram abaixo com o impacto.

A Polícia Civil orienta que os donos de imóveis que possam ter sofrido prejuízos por conta da explosão que registrem o fato no 12º Distrito Policial. Até esta quinta-feira (22), pelo menos 15 pessoas haviam registrado boletins de ocorrência sobre o caso.

Vigilante ferido

Márcio da Costa e Silva, de 35 anos, teve 57% de extensão de área queimada no corpo, informou o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nesta quinta-feira (22). O vigilante foi vítima da explosão no restaurante Vasto, que faz parte do grupo Coco Bambu, ocorrida na manhã de quarta-feira (21).

No boletim médico desta quinta, o HUT informou que o paciente, que atualmente está internado na unidade de queimados do hospital, também sofreu lesões na cabeça, tórax e braço direito.

Ainda segundo a unidade de saúde, Márcio segue estável, consciente, orientado e deambulando (andando ou caminhando) quando necessário.

Publicidade

De acordo com o HUT, o paciente permanece em vigilância devido às características do trauma de alto impacto, mas, por enquanto, não há indicação cirúrgica. Também não há, até o momento, previsão de alta para o vigilante.

‘Estava fazendo café quando ouvi o estrondo’

A arquiteta Denise Monteiro relatou os momentos de pânico que ela e sua família passaram durante a explosão ocorrida no restaurante Vasto, Zona Leste de Teresina, na manhã desta quarta-feira (21).

Uma câmera de segurança do apartamento onde a arquiteta mora registrou o momento em que ela, o marido e a babá de sua filha se assustam com uma rajada de ar que invadiu a varanda e o som que a explosão provocou.

Denise contou estar na cozinha preparando o café da manhã com o seu marido quando ouviu o estrondo. Ela correu para a sala onde estava a babá e sua filha bebê.

“A primeira imagem que a gente viu foi a babá olhando, porque ela realmente assistiu tudo, e aquela ventania vindo pra cara dela e ela correndo com a neném. Na hora veio a minha cabeça que algum prédio tinha desabado e a gente correu para a varanda”, afirmou.

Publicidade

Horário e local da explosão

Restaurante ficou completamente destruído com explosão — Foto: Reprodução

Restaurante ficou completamente destruído com explosão — Foto: Reprodução

A explosão aconteceu por volta das 6h30 desta quarta-feira (21) no Vasto Restaurante, que fica localizado na rua professor Joca Vieira, no bairro de Fátima, Zona Leste da capital. Às 8h, algumas chamas ainda atingiam o local.

Ferido

Márcio da Costa e Silva, de 35 anos, é vigilante no local e ficou ferido na explosão. Os bombeiros realizaram os primeiros socorros e informaram que ele foi levado para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT) com queimaduras.

Segundo informou a equipe médica, a vítima apresenta queimaduras na face, tórax, mão e está aguardando cirurgião plástico para fazer o desbridamento (raspagem das queimaduras).

Causa

Havia forte cheiro de gás no local, mas o Corpo de Bombeiros ainda não confirmou a causa do incidente. Ainda de acordo com a corporação, não há risco de uma nova explosão.

Publicidade

“Pela situação da estrutura a gente percebe que provavelmente foi uma explosão de GLP [Gás Liquefeito de Petróleo], agora o que causou a explosão a gente não consegue afirmar antes da pericia”, explicou o bombeiro capitão Erismar de Sousa.

O delegado Ademar Canabrava, do 12º Distrito Policial responsável pela região da Zona Leste, disse em entrevista que a Polícia Civil vai abrir inquérito para investigar a explosão e vai ouvir as pessoas envolvidas.

O delegado também fez uma recomendação para quem teve danos materiais com o acidente, como é o caso de moradores e lojistas próximo ao restaurante, para recorrerem à PC e registrar m Boletim de Ocorrência (BO).

“Os funcionários do estabelecimento que estavam aqui serão os primeiros a serem ouvidos, posteriormente os donos”, disse o delegado.

Além disso, o oficial informou que aguarda a determinação do delegado geral para saber se algum delegado especial presidirá a investigação ou se ficará a cargo do 12ºDP.

Publicidade

Impacto na vizinhança

O Restaurante Coco Bambu, que fica ao lado, e outros imóveis também tiveram suas estruturas afetadas. Moradores da região informaram ao g1 que sentiram o forte impacto e ouviram o som muito alto da explosão. Há relatos de pessoas que sentiram o chão tremer.

Segundo os bombeiros, o deslocamento de ar da explosão atingiu imóveis a quatro quarteirões de distância, cerca de 100m. Vídeos mostram vidros quebrados, telhados destruídos e paredes atingidas pelos destroços da explosão.

Uma academia próxima ficou com o teto destruído. Todas as vidraças de lojas e casas próximas foram destruídas. Um escritório de advocacia teve parte do teto destruído. Um vídeo mostra a reação de uma família, em casa, durante a explosão.

Os bombeiros afirmaram ainda que a “região está colapsada” e que acionou a engenharia para avaliar todos os imóveis do entorno. O principal temor é de desabamento de imóveis.

“Abalou toda a estrutura do local. Já fomos até o subsolo do outro restaurante e percebemos o forte odor de gás. Mas o risco de novas explosões é difícil, o risco maior é de desabamento. Por isso, estamos isolando a área e pedindo que as pessoas se retirem”, disse o tenente Everton.

Publicidade

O oficial afirma ainda que a “região está colapsada” e que acionou a engenharia para avaliar todos os imóveis do entorno.

O restaurante

Veja antes e depois de restaurante atingido por explosão em Teresina

O Vasto Restaurante faz parte do grupo Coco Bambu e foi inaugurado há pouco tempo, no dia 28 de novembro.

É um empreendimento de alto padrão e possuía arquitetura inspirada em restaurantes tradicionais de Nova York, com elementos como pedras, madeira e a cor dourada em destaque.

Chorando muito, a auxiliar de cozinha Maria Osmarina estava muito comovida com a situação ao chegar ao local de trabalho e ver a destruição.

“Ontem trabalhei até 16h, estava normal, muito movimento, foi muito bom, uma venda boa. Cheiro de gás sempre teve, normal, quando liga o fogão, nada que chamasse atenção. Foi inaugurado há 47 dias e há sete dias tivemos um treinamento em Fortaleza. O restaurante fica lotado até 1h todo dia. Está doendo muito, você vem pra trabalhar e se depara com uma situação dessas”, lamentou.

Imagem Reprodução
— Foto 1: Reprodução — Foto 2: Isabela Leal/g1

O Vasto e o Coco Bambu, restaurantes atingidos pela explosão, divulgaram uma nota de esclarecimento conjunta sobre o acidente. Os estabelecimentos afirmaram que estão colaborando com as autoridades e que aguardam mais informações sobre a explosão do Corpo de Bombeiros.

Publicidade

Fonte: G1

Facebook

MAIS ACESSADAS