Connect with us

DESTAQUES

PI teve 170 consultórios odontológicos fechados em 2018

Publicado

em

O Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI) fechou 170 consultórios odontológicos no Piauí este ano. A média é de quase um consultório fechado a  dois dias no Estado. As fiscalizações foram intensificadas ao longo do ano e a entidade conseguiu o feito, até então inédito, de vistoriar todos os 224 municípios do Estado.

Entre os meses de janeiro a dezembro deste ano, aproximadamente 900 unidades de saúde foram fiscalizadas em 100%. Nos postos de saúde que tiveram suas atividades odontológicas suspensas foram constatadas irregularidades. Esterilização inadequada, mobiliário e equipamentos enferrujados, piso, portas e pias impróprios, além da ausência de suporte da caixa de perfurocortante, são algumas das inadequações frequentemente identificadas nos consultórios.

“Assim como qualquer outro estado sempre vão ser encontrados números com aspecto negativo, mas mediante a quantidade de postos visitados é um número aceitável. O nosso principal objetivo com a fiscalização do conselho foi garantir com que 100% dos postos tivesse condições de trabalho e receber os pacientes”, pontuou o presidente do CRO, Leonardo Sá.

A vistoria também garante que todos os municípios do Estado estejam aptos a concorrer ao Prêmio Nacional Conselho Federal de Odontologia de Saúde Bucal. A premiação condecora municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. Para participar o município candidato deverá encaminhar um ofício ao Conselho Regional do seu Estado solicitando sua inscrição e anexar a documentação que comprova as suas ações em prol da saúde bucal.

O município vencedor, em cada grupo populacional, ganhará uma cadeira odontológica, com equipamento completo. “Este ano todos os municípios terão vantagens iguais. Em 2018 o Piauí não participou mas em 2019 vamos concorrer”, concluiu Leonardo.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS