Connect with us

DESTAQUES

Piauí atinge sua maior produção de energia eólica

Publicado

em

Dados consolidados do boletim InfoMercado mensal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), apontam que a geração de energia eólica em operação comercial no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 109,7% em janeiro.

As usinas que utilizam a força dos ventos produziram um total de 3.800 MW médios no período frente aos 1.812 MW médios gerados no mesmo período do ano anterior.

O Piauí bateu recorde de produção de energia eólica em janeiro deste ano em toda a sua história ao atingir 945 MW, ocupando o quinto lugar no Brasil.

Na geração eólica por estado, os dados consolidados da CCEE indicam que o Rio Grande do Norte segue com a maior capacidade instalada 3.181 MW em janeiro de 2017, aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em seguida, aparece o estado do Ceará com 1.960 MW (+24,5%), a Bahia com 1.750 MW (+20%), Rio Grande do Sul, com 1.667 MW e o Piauí, com 945 MW.

É importante destacar que em janeiro de 2016 houve a formação do fenômeno Zcas (Zona de convergência do Atlântico Sul), que aumentou a chuva na região Nordeste e inibiu as condições de ventos, provocando uma geração abaixo da capacidade. Neste ano, as condições climáticas foram favoráveis à geração eólica.

Publicidade

A representatividade da fonte eólica em relação a toda energia gerada no período por todas as usinas do Sistema alcançou 6%. A fonte hidráulica (incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs) foi responsável por 81% do total e as usinas térmicas responderam por 13% da geração no país.

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE  é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado.

A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia – no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo – por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).

Meio Norte

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS