DESTAQUES

Piauí Auxílio: Beneficiados com nomes aprovados reclamam que não receberam pagamento

Publicado

em

Um grupo de beneficiários do auxílio anunciado pelo Governo do Estado no valor de $ 1 mil procuraram o OitoMeia, via redes sociais, para reclamar quem mesmo se encaixando no perfil, tendo o nome aprovado para o recebimento, não receberam seus devidos valores.

O início do pagamento do que é chamado de “Piauí Auxílio” se deu na semana passada, mais precisamente no dia 26 de abril. Entretanto este grupo, com cerca de 300 pessoas, garante não ter recebido qualquer valor em suas contas bancárias. Em sua maioria, esses denunciantes são donos de pequenos estabelecimentos ou empresas que trabalham no setor de bares, restaurantes e eventos.

“O Governo do Piauí garantiu que todos estariam com esse dinheiro em mãos no dia 30. Porém isso não aconteceu. Eu sou uma das pessoas que não teve problema com dados bancários, que isso teria acontecido por erros bancários, mas não é isso que está acontecendo. E aí não conseguimos qualquer satisfação por parte do Governo do Estado. Há dias que estamos buscando uma resposta. E não conseguimos seque uma resposta”, afirmou uma das denunciantes, que mandou vídeo e pediu para não ser identificada. Assista:

SINDICATO CONFIRMA RECLAMAÇÕES

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviço em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentos preparados e bebidas (Sintshogastro), Franklin Batista, confirmou que a denúncia desse grupo ao OitoMeia é procedente. Ele disse que recebeu pelo menos 300 demandas semelhantes nos últimos dias. Franklin Batista explicou que o Sindicato entrou em contato com a Secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Publicidade

A pasta, em nome do Governo do Estado, informou já ter efetuado os repasses aos bancos e que os valores deveriam estar nas contas de todos aprovados desde a sexta-feira passada, dia 30. No entanto, alega que devido à inconsistência em dados bancários de alguns trabalhadores, nem todos os pagamentos foi concluídos.

“O pessoal está aprovado, mas o problema está nas contas. Por exemplo, Banco do Brasil está dando erro na variação. Já na Caixa Econômica está dando erro na operação”, relatou. 

Segundo o presidente do Sintshogastro, o poder estadual afirmou que atualizaria o site “Piauiauxilio.com” para que os beneficiários possam fazer o recadastramento das informações. O período para solicitar correção vai até o dia 30 de maio. Ainda não há um prazo para que os pagamentos sejam regularizados.

SITUAÇÃO DIFÍCIL, CLIMA DE APREENSÃO

Entre trabalhadores do setor de bares e restaurantes, que ainda não receberam as parcelas do benefício de R$ 1 mil concedido pelo Governo do Piauí, o clima é de apreensão. O grupo está há pelo menos uma semana aguardando o recebimento do dinheiro, e neste período procuraram inúmera formas de sanar o problema. Segundo Franklin Batista, o telefone do sindicato não para. Alguns destes trabalhadores, inclusive, procuraram eles mesmos a própria SDE para buscar esclarecimentos. Porém, relataram ao OitoMeia, que não obtiveram nenhuma resposta.

Para o presidente do sindicato, o sentimento é justificável, uma vez que são pessoas que estão desempregadas e sofreram financeiramente com a pandemia. Ele acrescentou que houve um erro infeliz, e que o foco agora deve ser resolvê-lo.

Publicidade

“O momento é difícil. Quando você sabe que vai receber um auxílio no aperto em que está, é normal que fiquem apreensivos assim. [Eles] Tem contas para pagar comida para colocar na mesa, então o pessoal fica apreensivo. Agora, o que pelo que conversamos com a secretaria, nos falaram que já fizeram todos os repasses para o Banco do Brasil até às 13h da sexta passada, e ai o banco ficou para fazer as transações. O que temos de pendência são apenas essas contas”, relatou.  

ESTÃO ESPERANDO QUE O WHATSAPP DA SECRETARIA RESPONDA 

O grupo que procurou o OitoMeia encaminhou alguns prints das várias conversas tratando sobre o benefício. Além de mensagens via redes sociais (Facebook e Instagram), foi disponibilizado um telefone com Whatsapp para que os que tiveram nome aprovado tirassem suas dúvidas.

Eles mostram que não conseguiram qualquer retorno e por isso procuraram a imprensa afim de obter um retorno por parte da Secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE). Até o fechamento desta reportagem ninguém da pasta retornou aos questionamentos feitos também pelo OitoMeia.

Confira as várias reclamações de alguns dos que fizeram a denúncia de que não receberam o auxílio:

Fonte: OitoMeia

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile