Connect with us

DESTAQUES

Piauí já contabiliza mais de 800 famílias atingidas pelas chuvas; 212 desabrigadas

Publicado

em

Mais de 800 famílias foram atingidas no Piauí por causa das fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. Dessas, 212 estão desabrigadas. O restante estão na casa de parentes e aguardam o momento seguro de voltar às suas residências, que ficaram parcialmente destruídas ou em áreas de risco.

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, informou na tarde desta quarta-feira (11) que o último relatório apontou que 137 famílias estão em abrigos. “Essas famílias totalizam 433 pessoas. Hoje já foi retirada mais família das suas casas e as equipes permanecem em campo porque o nível da água do rio longá continua aumentando, a cota de inundação é “.

Em Piripiri desde o último sábado (7) mais de duas mil pessoas foram atingidas pelas fortes chuvas. No município, 26 famílias estão acolhidas em abrigos mantidos pela Prefeitura enquanto as demais estão na casa de parentes. Pelo menos 400 famílias foram atingidas e estão com casas alagadas, parte da estrutura danificada ou em área de risco.

Na cidade de Batalha, o chefe de gabinete da Prefeitura, Luiz Segundo, relatou que o momento é de estabilidade e somente 25 famílias de localidades nas zonas rurais estão desabrigadas. Nenhuma está em abrigo, todas estão na casa de parentes. Ele informou que aparentemente o rio dos matos começa a diminuir o nível da água.

Em Barras, o rio marataoan corta por dentro da cidade e muitos bairros estão afetados pela água da chuva, mas muitas famílias resistem em sair das residência, afirmou a Prefeitura Municipal, que monitora a situação.  A prefeitura informou que 24 famílias estão desabrigadas, sendo que 16 estão em abrigos e oito no projeto família acolhedora.  Muitas localidades da zona rural estão isoladas, mas até o momento não há confirmação de desabrigados.

Publicidade

Em 24 horas, subiu para sete o número de cidades com inundações e risco de enxurradas no Piauí. Por causa das chuvas,  os povoados de José de Freitas e Lagoa Alegre ficaram isolados.

Bombeiros

O comandante do Corpo de bombeiros, Carlos Frederico, informou que as equipes já estão atuando nas cidades de Esperantina, Piripiri e Barras. Carlos Frederico confirmou que a orientação é de monitorar as áreas alagadas. Especialistas em salvamento aquático também foram acionados para a região. O primeiro mapeamento será na cidade de Piripiri, que sofreu grandes prejuízos de infraestrutura, com abertura de crateras em rodovia. Uma pessoa morreu levada pela correnteza da chuva.

O tenente Arlindo Rodrigues, comandante da Operação Chuva em Piripiri, relatou que as 25 famílias desabrigadas na cidades totalizam 120 pessoas. Essas famílias residem em diferentes localidades. Os bairros mais atingidos foram Paciência, Horto, Prado, Ocupação e Crioli II.

Rodrigues ressalta que muitas famílias resistem de sair das  residências, mesmo em risco, principalmente na área rural, com medo de perder a moradia. Duas localidades rurais continuam isoladas pela chuva, que são as de Baixão e Bota Fora. Em Piripiri, ele relatou  que os bombeiros, além do resgate das famílias, ajudam na arrecadação e distribuição das doações às famílias desabrigadas.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS