Connect with us

DESTAQUES

Piauí, Maranhão e Bahia registram chuva acima de 100 mm

Publicado

em

Áreas de instabilidade continuam bastante ativas sobre o Nordeste gerando grandes acumulados de chuva. Nas últimas 24 horas, os volumes foram excepcionais novamente sobre o Piauí, Maranhão e Bahia.

As estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registraram 148,8 mm Buriticupu, no norte do Maranhão, entre às 10 horas da terça-feira (06) e às 10 horas desta quarta-feira (7). Foi o maior volume de chuva do Brasil neste período de 24 horas. Em Jabobina, no norte da Bahia, o acumulado chegou a 104,6 mm e em Castelo do Piauí, no norte do Piauí a 100,4 mm, também no mesmo período.

Manhã com chuva
Na manhã desta quarta-feira a chuva voltou a aumentar sobre Caxias (MA), com acumulado de 23,4 mm em duas horas. Já choveu moderado em Vitória da Conquista, no sul da Bahia, somando 13,6 mm em apenas uma hora.

A chuva também aumentou no Sertão de Pernambuco nesta manhã. Em Cabrobó, a chuva caiu forte, com 23 mm em uma hora.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda atua sobre o Nordeste e mais áreas de instabilidade se formam no decorrer desta quarta-feira. As pancadas de chuva ocorrem a qualquer momento do dia, com risco de chuva forte, sobre o Maranhão, o Piauí, a Bahia e ainda o Ceará e áreas de Sertão. O litoral sul da Bahia continua com chuva por vezes moderada e o restante do litoral leste terão apenas chuva passageira.

Publicidade

“Amanhã (8), a ZCIT permanece influenciando o tempo e teremos o afastamento de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) para o mar. Essa mudança na circulação dos ventos vai fazer as áreas de instabilidade se espalharem mais”, explica a meteorologista Josélia Pegorim.

Será uma quinta-feira com o tempo bastante instável e várias pancadas de chuva. No litoral norte da Região e por todo o interior o risco de chuva forte continua.

Fonte: Clima Tempo | Foto: reprodução

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS