Connect with us

DESTAQUES

Piauiense filho de porteiro e professora faz 980 pontos na redação do Enem

Publicado

em

Filho de porteiro e professora de filosofia, o estudante Álvaro Ribeiro tirou 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2021. Ele conta que os pais são inspiração para tudo que faz e pretende concorrer a uma vaga para o curso de medicina em uma das instituições públicas de ensino do estado. As notas do Enem foram divulgadas na noite de quarta-feira (9).

Ao saber do tema da redação: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”; Álvaro contou que teve um misto de sentimentos, já que até a data da prova, nunca havia lido nada relacionado ao conteúdo.

“Foi susto, medo, quase desespero. Porém, usei o método de redações genéricas que o cursinho tinha me dado e consegui me virar. Nunca li [sobre o tema], mas me guiei pelos textos motivadores”, contou ele.

Este é o segundo ano em que o estudante faz o Exame. Na primeira tentativa, em 2020, o estudante atingiu 920 na redação, mas não conseguiu a aprovação. Na rotina de preparação para a prova, ele contou que fez em média de 2 a 3 redações por semana, e que recebeu com surpresa a nota tão alta.

“Não esperava uma nota tão alta porque o texto não saiu da maneira que eu planejei. Cometi um erro de interpretação dos textos motivadores, achei que o tema se referia a todo tipo de documentação e desenvolvi o texto ao redor disso. Achava que teria a minha nota reduzida. Foi uma surpresa. Eu quase não acreditei”, comemorou ele.

Publicidade

Álvaro mora com os pais e os dois irmãos mais novos em Teresina, e contou que usa a história de vida do pai e da mãe para se inspirar e conquistar seus sonhos e objetivos.

“Me inspiro nele. Todo o meu trabalho e o meu esforço têm como objetivo honrar o esforço e o trabalho dele. Meu pai é meu exemplo em muitas coisas, o mesmo digo em relação à minha mãe”.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS