Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Casos de HIV aumentam mais de 100% em 2019 comparado ao ano anterior

Publicado

em

O número de casos de pessoas infectadas pela HIV aumentou em mais de 100% em 2019 comparado aos casos descobertos em 2018. No ano passado, foram identificadas 24 pessoas infectadas em todos os doze meses. Já neste ano, até o dia 30 de novembro, foram diagnosticados 55 casos, em um território que abrange não apenas a Picos, mas a toda a macrorregião.

Segundo a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento, Isabel Fontes, há uma preocupação no aumento dos dados, mas tudo isso também contribuiu para o tratamento das pessoas quanto à carga viral que cada uma traz consigo. Ela também alega que o aumento do número são pelas inúmeras campanhas realizadas. Para corroborar isso, o CTA vai realizar, nesta quarta-feira (04) mais uma.

“No dia 1º de dezembro foi comemorado, mundialmente, o Dia de Luta contra a Aids, ou seja, no mundo inteiro se falou disso. Aqui em Picos, vamos realizar ações na próxima quarta-feira (04), na Praça Josino Ferreira. Este ano, nosso foco são aquelas pessoas que, por algum momento em suas vidas, tiveram o risco de contraírem a doença. Estaremos realizando o teste, para que as pessoas saibam sua situação. Há casos em que muitas pessoas possuem o HIV, mas não sabem. Por isso é importante divulgarmos, para chamar a atenção das pessoas para a realização do teste. Vale frisar que o CTA de Picos atende ao município e à toda macrorregião. Então, esses casos são no geral”, disse ela.

Isabel Fontes, Coordenadora do CTA

Ela destacou ainda uma novidade nos casos que é a faixa etária. De acordo com ela, a maioria dos casos são de jovens adultos. Dos casos notificados, 37 foram de homens e 18 mulheres, destas, 4 estão gestantes. Destes casos novos, a maioria está na faixa etária de 24 a 40 anos”, disse.

Ela alerta ainda para o uso de preservativo, único meio eficiente de prevenção à transmissão do vírus da Aids – o HIV, principalmente no caso das gestantes.

Publicidade

“O melhor método de prevenção é o uso de preservativo. Então temos que sempre incentivar o uso, tanto do masculino quanto do feminino. É uma doença sexualmente transmissível, mas que também prejudica uma gestação, por isso a importância das gestantes fazerem o teste, pois quanto mais cedo se descobre, melhor a resolução do tratamento para que o bebê nasça sem o HIV. Vale ressaltar que o tratamento é importante porque ter HIV é diferente de se ter Aids. O HIV é o vírus causador da Aids. Ele ataca o sistema imunológico, que é nosso sistema de defesa. Então, mesmo sem sintomas, posso estar transmitindo a doença. E quando se inicia o tratamento, a carga viral diminui e o sistema imunológico fica mais forte”, explicou.

Atualmente, 324 pessoas estão sendo acompanhadas na macrorregião de Picos pelo CTA.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS