Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Corpo de Bombeiros faz entrega de certificados e homenageia major Cléia Diniz; veja fotos

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros de Picos, realizou na manhã de desta quarta-feira, 14, no auditório do Premen, em Picos, entrega de certificação para os bombeiros militares e civis que participaram do curso de noções básicas contra incêndio florestal e atendimento hospitalar com aplicação do comando de incidentes para a sociedade civil, onde abrangeu a comunidade Val Paraíso na cidade de Picos e também no município de Santana. O curso foi ministrado entre os dias 09 e 13 de julho, em Picos.

O 3º sargento, Sousa Júnior, destacou vários pontos acerca do combate à incêndios e, afirmou ainda que a prevenção é muito mais importante do que a ação de combate. O mesmo ressaltou também a respeito da criação da companhia no ano de 2008 quando ainda era membrada com a Polícia Militar.

“A companhia hoje está em uma grande evolução de quando iniciou há dez anos atrás. Podemos ver um desenvolvimento, um progresso em termos de efetivo como também estrutura e equipamentos. Já fizemos vários treinamentos de combate a incêndio florestal, bem como também treinamento de atendimento hospitalar” afirmou.

O sargento fez seus agradecimentos à toda sociedade.

“Só temos a agradecer à toda sociedade e dizer que é de suma importância a participação dela, pois precisamos desse conjunto e parcerias porque o elo entre corpo de bombeiros e sociedade é importantíssimo” agradeceu o sargento.

Publicidade

Durante a solenidade, várias homenagens foram prestadas. Com destaque para a major Cléia Diniz, pela permanência na companhia durante 11 anos integrando o Corpo de Bombeiros em Picos.

Emocionada, a ex-comandante da Companhia Destaca de Picos, falou sobre o tempo de permanência na cidade, onde será transferida para cidade de Teresina, após onze anos. A mesma destacou os vários aprendizados ao longo de mais de uma década  de atuação em Picos.

“Eu só tenho a agradecer a toda a sociedade. Eu aprendi muito aqui em Picos e reitero que fui muito bem acolhida por todos. É um momento de alegria por saber que fiz muitas amizades, e, ao mesmo tempo, fico triste por conta da despedida. São onze anos compartilhando com toda sociedade e tudo que conquistei passando da patente de tenente até major eu agradeço a todos os companheiros porque foram muitos conhecimentos adquiridos” destacou Cléia.

“Essa diplomação foi em homenagem às pessoas que ajudam a gente de forma voluntária. Em relação aos bombeiros civis que nos ajudam bastante. Eles estão apostos sempre nos auxiliando” disse.

O tenente, Hamylton Lemos, que recentemente assumiu o comando da corporação destacou também sobre o momento atual que vive a companhia. De acordo com o recém comandante, a companhia possui hoje 21 militares. O tenente disse ainda que chegará cerca de 14 militares vindo de Teresina pra reforçar o efetivo até o final do ano.

Publicidade

“Apesar de ser um efetivo pequeno atualmente, temos também materiais novos e com certeza houve uma grande evolução em relação a tempos de outrora” destacou.

Em relação a projetos de melhorias para a companhia, Hamylton apontou que a integração com os bombeiros civis, fortalecem o trabalho e acrescentou que uma das metas de benfeitorias é o ciclo de palestras como medida de prevenção de incêndios.

“Houve uma redução significativa de focos de incêndio de 2016 até agora. Reduziu cerca de 70% dos casos. A região de Picos foi a que menos teve trabalho com focos de incêndio e podemos melhorar isso através da conscientização da população ministrando palestras em escolas, bairros. Uma outra forma é buscando parcerias” apontou Hamylton.

A bombeiro civil, Francisca, 72 anos, uma das homenageadas na ocasião, e formada na 2ª turma no ano de 2017, disse o motivo que a fez participar do curso de formação.

“Decidi fazer quando vi minha neta participando do curso. Foi uma época em que passei por problemas emocionais após o falecimento do meu esposo e resolvi fazer esse curso com eles. Fui muito bem acolhida e respeitada e hoje é um imenso prazer receber essa homenagem aqui juntamente com os colegas” declarou Francisca.

Publicidade

Entre os homenageados está a sargento, Kássia, militar do Estado de Goiás cedida ao Piauí para companhia destacada de Picos.

“Há um ano estou na companhia destacada de Picos onde pude atuar em várias atividades. Quero ressaltar que o maior objetivo do Corpo de Bombeiros não é atender ocorrências de fatalidades. Do contrário, o nosso objetivo é capacitar a população em prevenir incêndios, acidentes domésticos entre outras ocorrências como queimadas no meio ambiente” recomendou.

“Hoje tivemos o encerramento do ciclo de palestras com várias pessoas que tiveram esse conhecimento e vão poder levar para sua comunidade, povoados e suas cidades” acrescentou.

“Essa homenagem foi pelo período que estive aqui atuando no setor administrativo da companhia. Estou muito grata e me sinto lisonjeada pela homenagem” declarou sargento Kássia.

Outro homenageado foi o capitão Barbosa que no uso da palavra falou sobre vários momentos da carreira militar. Barbosa destacou alguns pontos de atuação durante operações de resgate entre outras ocorrências e também aproveitou pra avaliar o momento das homenagens.

Publicidade

“É um orgulho. É um momento de muita gratidão e que engrandece o profissional porque a vida militar é gratificante em servir ao próximo. Nunca deixei de servir quando na época de soldado até quando cheguei a capitão. Nunca deixei de servir as pessoas. Seguir a carreira de bombeiro é uma lição de vida ao passo que há muitos riscos e se você não usar da forma correta talvez não tenha sorte de sobreviver em determinadas situações” frisou.

“Já atuei em várias ocorrências como afogamentos e incêndios e se você não tiver preparo você se torna vítima” alertou Barbosa.

A bombeiro civil, Juliana, formada na turma do ano de 2017 também destacou sobre a solenidade de entrega de certificados e homenagens aos civis e militares.

“Um evento dessa grandeza é de suma importância devido a união entre bombeiros civis e militares, mesmo havendo diferenças entre as duas corporações. A união foi das características mais importantes no nosso treinamento porque temos que ter companheirismo para combater dentro do fogo e em outra situações de modo geral” apontou.

“Em uma equipe é necessário haver união porque se não tiver união, não é nada. Dentro da corporação é um por todos e todos por um. Estamos hoje recebendo certificado porque é mérito de cada um que participou. Tanto os militares quanto os civis são beneficiados com esse mérito” finalizou a bombeiro Juliana.

Publicidade

Aproximadamente oitenta pessoas participaram da solenidade de diplomação e homenagens no auditório da Escola Estadual Petrônio Portela (PREMEN), em Picos.

_Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS