Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Divulgada programação e restrições para o Festejo de São Francisco de Assis

Publicado

em

Com o tema “Irmão Francisco, intercedei por nós no combate à covid-19”, o Festejo de São Francisco de Assis, celebrado no município de Picos, é um dos três maiores eventos religiosos do estado. Todos os anos, no dia 04 de outubro, uma grande multidão se reúne em agradecimento às bênçãos realizadas pelo santo e para depósito de novas promessas.

Milhares e milhares de pessoas se reúnem à frente da Paróquia de São Francisco de Assis para festejar o santo. Contudo, mediante a pandemia que se instaurou em todo o mundo, eventos que possibilitem a aglomeração de pessoas tiveram que ser extintos, a fim de se evitar a proliferação do coronavírus, que tem matado a muitas pessoas.

Portanto, neste ano de 2020, com a autorização estadual com o retorno das atividades sociais, a programação será diferente, dividida em vários horários, com quantidade restrita de participantes e atendendo a todos os protocolos de segurança exigidos pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.

Durante coletiva de imprensa, realizada na manhã desta terça-feira (01), o padre Sebastião Santos, pároco na Igreja de São Francisco de Assis, detalhou de que maneira será o festejo este ano, onde várias restrições terão que ser respeitadas pelos fiéis.

“As celebrações virão com uma série de regras. A Igreja Católica está autorizada a funcionar com capacidade de 30% da lotação do espaço. Já convidamos os representantres do Departamento de Vigilância Sanitária que nos ajudaram a organizar o espaço. O que podemos dizer aos fiéis é que nossa igreja oferecerá segurança. Após cada celebração ela será desinfectada para que a pessoa se sinta segura em se comunicar com Deus no templo sagrado. Por isso, pedimos que as pessoas se adequem às orientações da vigilância sanitária, mantendo o distanciamento social tanto na chegada, na estadia e na saída”, disse Padre Sebastião.

O pároco frisou que o distanciamento é um item obrigatório durante as novenas. Ele detalhou ainda que serão oferecidos álcool em gel e tapete sanitizante na entrada da igreja, e será aferida a temperatura de cada participante.

“Esses itens são necessários para que tenhamos segurança e celebrar a festa de São Francisco. Vale ressaltar que a máscara é obrigatória. Sugerimos que cada pessoa também traga consigo um pote de álcool em gel, mesmo a gente oferecendo aqui, e que tragam uma garrafa com água potável para consumo”, destacou.

Publicidade

Padre Sebastião informa ainda que serão disponibilizados 108 assentos no templo e cerca de 80 no pátio e que as vagas serão ocupadas conforme prévio agendamento. Ele pede ainda que as pessoas que fizerem inscrição para alguma das celebrações, que chegue com antecedência ao evento para ser recepcionado pela equipe de voluntários responsável pela logística de cada missa.

“Disponibilizaremos diversos horários para que as pessoas possam participar com tranquilidade. Os horários ja estão agendados. Todos os dias teremos novena às 06h00, 12h00 e 19h00, as quais serão transmitidas pela rádio Cultura FM. Pedimos que as pessoas acompanhem de casa. Estamos em um período delicado que é o da pandemia e, além disso, há a questão eleitoral. O que tenho visto em alguns vídeos que são gravados por pessoas que estão à paisana é que estão realizando aglomerações, convenções, festas, sem a utilização da máscara e álcool em gel. Atitudes como estas podem trazer serias complicações e aumento do contágio do vírus, por isso se faz necessário esse agendamento prévio”, explicou.

No dia da festa, 04 de outubro, serão seis horários de missas. Às 05h00 será presidida pelo bispo Dom Plínio. Os demais horários são às 07h30, 10h00, 12h00, 16h00 e 19h00.

“Estamos deixando o espaço de tempo entre uma celebração e outra para que haja a desinfecção do espaço. As pessoas vão entrar por uma porta e sair por outra. Por isso se faz necessário que a pessoa chegue um pouco mais cedo, cerca de meia hora antes. As pessoas tâm que entender que estamos vivendo um tempo diferente, onde costumo dizer que é o novo normal e temos que nos adequar a isso, com todos os cuidados possíveis”, disse Padre Sebastião Santos.

A partir do dia 25 de setembro, data em que serão iniciadas as novenas do festejo, e durante todo o mês de outubro será disponibilizada uma tenda com a imagem de São Francisco de Assis para que as pessoas possam visitá-la e fazerem suas orações de agradecimentos e promessas, sem causar aglomeração.

“Será deixado um cartaz explicativo com os cuidados de não tocar na imagem, usar álcool em gel e máscara no local. A imagem ficará à disposição dos devotos durante todo o mês de outubro”, afirmou.

Publicidade

Os interessados em participarem das celebrações podem realizar o agendamento de dia e horário através dos seguintes telefones – que também são WhatsApp: (89) 3422-4262 / 99473-2707 / 99433-9274.

 

Imagens: Pascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS