Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Em live, Padre Walmir faz entrega oficial da Praça Félix Pacheco

Publicado

em

Esperada por muitos, a Praça Félix Pacheco foi entregue, de forma simbólica e por meio de live, à população picoense. A inauguração aconteceu por volta das 19h30 e foi transmitida através das redes sociais da Prefeitura de Picos, TV Picos e TV Cidade Verde.

O evento foi apresentado pela jornalista Bruna Ravenna Aguiar e contou com a presença do prefeito municipal de Picos, Padre Walmir; a secretária de Meio Ambiente, Sara Carvalho; o professor Higo Meneses; e a professora e empresária Elizenda Feitosa, que representou a população picoense.

“Essa é uma obra muito esperada pela população, primeiro porque muito se falou sobre renovar, construir, fazer a reforma tendo por base o que há muitos anos foi feito com o projeto inicial; segundo porque quando mencionamos reformar com as características do primeiro modelo de 1942, quando foi feita, as pessoas ficaram na expectativa de como seria essa praça, de como ficaria. A maioria da juventude e muitas outras pessoas não conhecem como ela foi”, destacou Padre Walmir.

Ele ainda frisou que a pandemia dificultou o processo das obras no município, mas com a retomada das atividades, colocou a praça como uma das urgentes em serem concluídas.

“Mesmo em meio à pandemia, às dificuldades e crises, estamos entregando essa obra e tantas outras que havíamos começado e paramos por conta do isolamento social. Mas retomamos aquelas de extrema necessidade como essa aqui e fico feliz por estar chegando ao final do mandato e estar podendo ser causa de tanta alegria e resgate histórico para Picos”, disse.

Publicidade

Padre Walmir lembrou que as reformas e revitalizações de praças foram marca em sua administração.

“Tivemos a reforma da Josino Ferreira, quando a Maria Santana foi nossa secretária. Depois veio o Armínio e agora a Sara, e muitas outras praças passaram por esse mesmo processo de reforma e revitalização nas mãos deles. As praças têm sido uma marca de nossa gestão. Nos primeiros meses de mandato inauguramos praças e aqui estamos finalizando o mandato com elas também. Quantas nós construímos na zona rural e urbana de nossa cidade… Já perdi as contas de quantas construímos e fizemos reformas”, falou.

A secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a arquiteta Sara Carvalho, destacou a honra em poder entregar a praça Félix Pacheco à população picoense, local que, para ela, tem um significado especial.

“Para mim é uma grande honra estar participando dessa inauguração porque é uma obra muito almejada pela população. Tentamos retomar o passado e gerar na população o sentimento de valorização pelo patrimônio histórico. Ao mesmo tempo, queremos trazer o sentimento de pertencimento às pessoas. Quando estou aqui, lembro de minha infância quando vinha andar de bicicleta. E ter participado desse projeto e estar aqui inaugurando trago um sentimento de muita gratidão”, ressaltou.

Durante a solenidade foi apresentado um vídeo do arquiteto responsável pela planta da Praça Félix Pacheco, o picoense Plínio Campos. Segundo ele, foi feito um resgate histórico de como era o projeto inicial, principalmente com depoimentos de quem viveu em Picos à época e documentos fotográficos (a maioria registrado pelo picoense Domingos Varão e que se encontram no Museu Ozildo Albano nos dias atuais).

Publicidade

“Não considero a praça como uma reforma ou reparo, mas como uma reconstrução, pois não tínhamos mais os projetos arquitetônicos da praça, pois se perderam durante as décadas. O que eu fiz, então, foi tentar recuperar o formato e os elementos da antiga praça com base em desenhos e depoimentos de pessoas que viveram à época. Tendo isso como base, tentou-se recuperar, primeiro o formato original. Até isso havia se perdido por conta de estacionamento e diminuição da praça original”, explicou.

Segundo o arquiteto, tentou-se voltar os elementos e criar os canteiros com seu paisagismo com espécies nativas, plantas de floração, elementos que, no decorrer do ano, possam ter várias fases com cores, com sensações. De acordo com ele, a praça é um jardim de sensações. Lá há plantas frutíferas e nativas. Também buscou-se o resgate do coreto que está no formato original da década de 40, mas que foi ampliado.

“Além de tudo isso, procuramos o desenho original dos bancos, colocamos fontes que trarão sensação térmica para dar uma refrescância maior à população; ampliação dos caminhos; melhoria da iluminação e acesso de cadeirantes”, disse.

O arquiteto Plínio Campos apelou para que a população picoense cuide da praça que é um patrimônio histórico e cultural da cidade. “Vamos ocupar de forma responsável a praça, cuidar dos canteiros, não depredar, porque a praça é nossa, é de toda a população. Então cuidemos dela”.

A inauguração contou com a apresentação artística do cantor Rômulo Rocha, que iniciou a solenidade com o hino de Picos e, no decorrer da programação tocou e cantou seu repertório sertanejo.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS