Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Secretaria de Saúde entrega cerca de 600 exames realizados na Carreta da Mulher

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos realizou na manhã desta sexta-feira (10) a entrega dos exames realizados pelo programa Sesc Saúde, mais conhecido por Carreta da Mulher, que está em Picos desde o dia 26 de março realizando mamografias e prevenção ao câncer de colo do útero.

Foram disponibilizados e agendados 790 exames. Destes, foram realizados 584, até o início desta manhã, com 209 faltas. A Carreta funcionou por 32 dias úteis, nos horários de 08h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00, com profissionais na área de radiologia, assistência social e uma enfermeira, todos cedidos pelo Sesc. A Secretaria de Saúde deu suporte físico com espaço – no PAIM – e com duas recepcionistas exclusivas, além do prévio agendamento. de todas as mamografias realizadas, apenas seis precisaram de novos exames por terem alguma alteração e, destas, somente uma vai precisar de acompanhamento mais aprofundado.

Estevieram presentes o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima; o secretário de saúde, Dr. Júnior Santos; a assistente social do Sesc, Maria José Gomes; o presidente da Fundação Maria Carvalho Santos, Luís Aírton; o mastologista e voluntário da Fundação, Lívio Portela; além de vereadores, secretários e coordenadores do município.

Segundo o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, a gestão continuará trabalhando para que mais projetos como esse atendam à população, mas ele apela para que as pessoas continuem a buscar tratamento nos postos de saúde, pois, para ele, a prevenção é essencial.

“Não há dificuldades em conseguir esse tipo de serviço novcamente aqui para a cidade. Iremos continuar buscando mais e mais serviços dessa natureza, com o atendimento mais amplo . Vamos buscar meios de continuar fazendo no próximo ano, mas, o mais importante é que as pessoas busquem os postos de saúde, busquem os médicos e participem das campanhas que fazem o trabalho de prevenção. O programa superou as expectativas. Estava comentando há pouco que precisaríamos de quase um ano para realizar essa quantidade de exames que foram realizados e que foram feitos nesses dias”, disse Pe. Walmir.

Publicidade

Dr. Júnior Santos tipificou o momento como extraordinário, pois foram muitos exames realizados e, do todo, apenas um precisará de acompanhamento. “Ficamos maravilhados com esse momento. É questão de saúde, é questão de condição financeira, tudo isso sendo viabilizado em torno dessa parceria. Uma mamografia não é um exame barato, e essas mulheres tiveram acesso gratuito e com entrega de resultado rápido. Graças a Deus, quase 100% dos exames foram satisfatórios para essas mulheres e para nós. Somente uma mulher será acompanhada, a partir de agora, pela Secretaria de Saúde de Picos e pela Ong Fundação Maria Carvalho Santos. E vamos sair vencedores. Já estamos saindo. Então só tenho a agradecer ao Sesc Saúde, ao nosso prefeito e à Fundação pelo comprometimento com a nossa população”.

A Assistente Social do Sesc, Maria José, enfatizou que este programa não é especificamente realizado para Picos ou no Piauí, mas em todo o Brasil e que a função do programas é identificar os casos de câncer de mama ou de colo do útero e, em contrapartida, o município acompanha as pacientes com exames alterados.

“Esse é um projeto itineranrte do Sesc. Ele não acontece apenas aqui no Piauí, mas no país todo. São 22 unidades espalhadas e a parceria é feita entre Sesc e município. Já identificamos e mandamos uma lista dos casos em que tivemos alteração nos exames para a Secretaria de Saúde do município. Nosso trabalho é de rastreamento, após entrega dos exames, o município fica responsável pela regulação após essa entrega, acompanhando as pacientes que necessitarem de um olhar mais atento”, explicou ela.

Lívio Portela, mastologista e voluntário na Fundação Maria Carvalho Santos, ressaltou a importância do programa e da parceria entre a SMS e a Ong no auxílio das mulheres atingidas pelo câncer de mama, especificamente.

“É de uma importância fundamental esse trabalho em relação à saúde pública em uma das doenças que mais acometem as mulheres em nossa região, em nosso estado, que é o câncer de mama, mas também o de colo de útero. A açao de fazer a prevenção, que é a busca ativa da doença antes que a paciente sinta, é o que traz de melhor em termo de tratamento. É bem menos agressividade para a paciente, redução do sofrimento e até de custos para o sistema público de saúde. Então, são ações desse tipo que devem sempre ser pedidas. A Fundação é uma Ong que presta assistência à saúde da mulher, principalmente relativa ao câncer de mama. Nossa sede é em Teresina, mas fazemos ações em todo o Estado e em alguns estados vizinhos. Fazemos o apoio à mulher com o tratamento, desde o momento da biopsia até o tratamento. Vale ressaltar que não somo um hospital, mas uma Ong que também ajuda na parte medicamentosa, no apoio psicológico e fisioterapêutico”, explicou ele.

Publicidade

A agente de saúde Maria Helena realizou os exames e orienta que todas as mulheres se cuidem e busquem a prevenção.

“Eu sou agente de saúde e sempre oriento o pessoal da minha área para fazer o exame, mas nunca havia feito. O médico da UBS em que trabalho disse que eu fizesse. Fiz e, graças a Deus, tive um bom resultado. É preciso nos curidarmos enquanto há tempo. Devemos procurar previnir para que não aconteça o pior”, declarou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS