Connect with us

Alagoinha do Piauí

Pinturas rupestres registram a existência de civilizações antigas em Alagoinha do Piauí; fotos e vídeo

Publicado

em

As pinturas rupestres da localidade Rancho Neneia, na zona rural, a 30 km da sede do município de Alagoinha do Piauí, guardam registros históricos da vida do homem pré-histórico americano em território piauiense.

As imagens são registradas pelos estudiosos, Samuel Nascimento, Fransuer Alencar, Clecionarton Teixeira e Honorato Lima. O local está sendo mapeado e estudado por pesquisadores do município com apoio e assessoria da Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí na administração do prefeito Jorismar Rocha.

Assessor municipal de Cultura, o poeta e escritor, Samuel Nascimento, explica que visa desenvolver projetos que garantam cuidados e preservação do patrimônio histórico da humanidade.

“Nossa intenção é trabalhar projetos de pesquisa para o local, juntamente com a Prefeitura Municipal de Alagoinha-PI, na pessoa do prefeito Jorismar Rocha, que já se manifestou atencioso a esse trabalho e é um dos primeiros gestores a se interessar pelo assunto. A prefeitura está dando total apoio a essa iniciativa […] Vamos buscar também a atenção de pesquisadores universitários (UFPI / UESPI / outras) e amantes da história em geral, para esses registros importantes da nossa história”, diz Samuel.

O historiador Honorato Lima, comentou que arqueólogos, pesquisadores do Crato no estado do Ceará, visitaram o local. Em junho de 2017 foi comprovado pelos estudiosos que são pinturas de antigas civilizações.

Publicidade

Honorato chama atenção para o fomento do conhecimento das pinturas nas escolas do município e do Estado do Piauí.

“Aqui foram encontradas pinturas rupestres anos atrás. São necessárias as intervenções junto às escolas do município e do estado do Piauí para trazer alunos e obter conhecimento”, disse.

Clecionarton Teixeira é morador desde criança e passou a conviver com as pinturas rupestres. O historiador comenta que a intenção é juntamente com demais estudiosos e entusiastas, fazer com que a sociedade e os órgãos ambientais despertem atenção para cuidar dos registros das antigas civilizações.

Acadêmico do curso de História da Universidade Federal do Piauí, Fransuer Alencar, há quatro anos teve conhecimento da existência das pinturas através de Clecionarton e Cleane.

“Não imaginava. Fiquei até chocado. Já sabemos de outras localidades”, comentou Fransuer.

As pinturas ficam na propriedade do ex-vereador de Alagoinha, Adão Neném. Entretanto, ativistas culturais alagoinhenses como a professora Valmira Sá e outros já tinham conhecimentos das imagens rupestres.

Publicidade

Ainda não se sabe qual o período de vivência da civilização e quantos anos exatamente.

Veja vídeo

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS