Connect with us

DESTAQUES

PIO IX│17º Encontro de Folguedos encerra com chave de ouro, diz prefeita Regina

Publicado

em

A cidade de Pio IX, viveu neste domingo (30) o segundo dia do 17º Encontro de Folguedos. As festividades iniciaram às 16h, no Terreiro da Fazenda, ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio. O local foi palco das comemorações tradicionais de Folguedos.

O evento foi provido pela Prefeitura Municipal de Pio IX através das secretarias que compõem a gestão, por meio do apoio parlamentar dos deputados estadual Marden Menezes (PSDB), B. Sá Filho (PP). O deputado Henrique Pires também esteve prestigiando o evento.


CLIQUE NOS LINKS ABAIXO E CONFIRA TODOS OS DIAS!

PIO IX │ Veja fotos do 6º Festival de Quadrilhas e shows no encerramento do 17º Encontro de Folguedos

Veja fotos do Palco Cordel, Competição de Pau de Sebo e Desfile Mirim no 2º dia do 17º Encontro de Folguedos em Pio IX

Publicidade

PIO IX │17º Encontro de Folguedos é aberto com festa do idoso, apresentações, exposição do Espaço Empreendedor e shows

Veja fotos dos shows com Alvino Luz e o sanfoneiro Renno no 17º Encontro de Folguedos em Pio IX

Confira imagens das apresentações culturais do 17º Encontro de Folguedos em Pio IX

Veja fotos do Espaço do Empreendedor no 17º Encontro de Folguedos em Pio IX

FOTOS│17º Encontro de Folguedos em Pio IX é aberto com Festa do Idoso

Publicidade

Prefeitura de Pio IX divulga atrações e programação completa do 17º Encontro de Folguedos. Veja!


A primeira atração foi o Palco Cordel das Arretadas que teve animação da Banda Rosa de Jericó tocando forró Pé de Serra. Na ocasião a literatura de cordel foi o marco da realização da tarde que contou com a leitura sobre Tereza Ferro, de autoria de Maria Bethânia, lida pela prefeita de Pio IX, Regina Coeli. Entre as leituras cordelistas, a coordenadora geral de Ensino, Nayane Sousa, leu conto Maria das Tiras de autoria de Ilza Bezerra.  Ainda na recitação de poemas e poesias, Síria Melo recitou a poesia “Louvor à natureza” de autoria do poeta Joice Melo. A professora Ruthinéia Vieira recitou a poesia sobre a vida e obra da autora Olga Benario. Rejane Ferreira falou sobre Irmã Dulce que é considerada a santa dos pobres. Ainda no palco cordel houve mais participações.

Banda Rosa de Jericó

Logo após o Palco Cordel das Arretadas foi o momento da competição de Pau de Sebo. Aproximadamente 15 participantes disputaram o prêmio de R$ 200,00 que estava no topo do pau. Na prova o competidor tem que conseguir subir até o topo e pegar o prêmio.

O vencedor da prova foi Luan Sousa que veio de Salgueiro, PE, participar da quadrilha  Nação Forrozear e competiu levando o prêmio para casa.

O competidor afirmou que a prova teve nível de muita dificuldade porque o Pau de Sebo é muito liso. Indagado sobre a técnica utilizada para vencer a prova o mesmo afirmou que perseverança e insistência faz parte da vitória.

“Utilizei como técnica um pouco de terra nos pés para deixar menos escorregadio e sempre passando as mãos para remover a lisura. É muito difícil e tive que insistir e perseverar para conseguir porque o que vale é força de vontade e querer”, explicou.

Após a prova, a continuidade das apresentações da tarde foi com Desfile Mirim que tratou sobre cultura e crenças religiosas das comunidades Pau Ferro e Sobrado.

Publicidade

A noite em continuidade com as atrações do Encontro de Folguedos de Pio IX que completou sua décima sétima edição, ocorreram apresentações no Concurso de Quadrilhas. Na ocasião a prefeita Regina Colei que declarou aberto o Festival de Quadrilhas agradeceu pelo apoio dos parlamentares e vereadores juntamente com toda a equipe. A prefeita saudou toda a mesa de honra e todos o público presente.

“Ao deputado estadual Henrique Pires, um amigo de Pio IX que tem nos auxiliado de todas as formas através de abastecimento de água, de melhorias sanitária e pavimentação, construção de cisternas, em si uma gama de serviços que beneficiam nosso município. Gostaria de saudar o deputado estadual Marden Menezes também amigo de Pio IX que contribuiu através de emenda parlamentar para realização de nossos folguedos. Gostaria também de dizer que o deputado B.Sá Filho, contribuiu com outra emenda também para a realização dos folguedos. Enfim, quero saudar todos aqui nesta mesa. Os vereadores Júnior Pinheiro; Chico Luiz; Jônathas e Fanuel. Ao nosso vice-prefeito Edimar Bezerra e todos aqui presentes nestas duas noites. A todos que colaboraram de forma direta e indireta para realização do evento e que todos tenhamos uma boa noite”, agradeceu.

“Fechamos com chave de ouro”, afirmou.

Na segunda noite, o deputado Marden Menezes (PSDB) marcou presença como grande entusiasta e apoiador do evento. O mesmo prestigiou e parabenizou a realização e organização.

“Participo dos folguedos de Pio IX há alguns anos. É um evento muito bem organizado onde podemos ver a praça ainda mais bonita e que reúne além da população pio-nonense, pessoas de municípios vizinhos. Como deputado estadual bem votado neste município é uma forma de retribuir e agradecer a expressiva votação que tive, destinando recursos através de emendas parlamentar para ajudar no custeio da estrutura desse evento que a cada ano cresce. É um dos grandes eventos que resgatam a cultura nordestina e que aquece a economia do município. É muito importante promover eventos como esse”, pontuou Marden.

O vereador Fanuel Adauto também parabenizou a gestão municipal pelo sucesso do 17º Encontro de Folguedos.

Publicidade

Da esq. p/ dir.: vereador Fanuel Adauto e seu irmão Artur Andrade

“Parabenizo a prefeita Regina pela belíssima organização deste festival que passou a ter uma importância muito maior no nosso calendário de festividades e eventos. Estão todos de parabéns!”, felicitou parabenizando toda a equipe.

O vereador aproveitou e convidou a população para participar do 2º Feirão de Negócios que será realizado no Terreiro da Fazenda nos dias 5 e 6 de julho com tema”Bora empreender Pio IX”.

O deputado Henrique Pires que também é um amigo da cidade de Pio IX disse que é uma felicidade estar no município.

“Eu me sinto muito bem aqui em Pio IX seja nos folguedos, aniversário de Pio IX, vaquejadas em qualquer ocasião que seja. Estar em Pio IX é sinônimo  de alegria, de felicidade. É uma realização para mim”, declarou Henrique Pires.

A secretária de Educação, Martha Rachel, ressaltou que a participação dos alunos culminou com belas apresentações.

Publicidade

“Esse ano foi diferente. Tivemos muitas apresentações emocionantes e marcantes. As escolas participaram com muito empenho nesse evento. Nossas crianças já percebem que tem que ser trabalhado o papel da mulher. Esse ano teve as apresentações mais belas e carregadas de significados”, destacou.

Marta Rachel, parabenizou todos os diretores, alunos professores e demais membros responsáveis pelo espetáculo.

“Nossos professores, diretores e todos os que estiveram envolvidos, estão de parabéns. Parabéns a cada um deles”, concluiu parabenizando a equipe.

A professora, Ruthinéia Vieira Lima, que implantou o projeto Borboleta na cidade de Pio IX, no primeiro semestre, participou das festividades de folguedos e também foi uma das homenageadas durante as apresentações. A professora externou como é ser homenageada e falou sobre a importância da preservação cultural, mencionando também como foi a sensação de chegar pela primeira vez na cidade.

“Desde quando eu cheguei em Pio IX pela primeira vez, eu senti um atração grande por essa cidade. Essa homenagem me deu uma alegria muito grande e também um responsabilidade maior com essa cidade, por conta da minha contribuição com a educação para cada criança e para cada adolescente. Essa festa cultural faz toda a diferença para educação de um povo, na conservação de valores, na preservação de uma cultura que é nossa e que não pode deixar morrer. Essa festa é uma reafirmação de nossos valores e nossa cultura nordestina, e que os munícipes de Pio IX não deixem morrer essa cultura das nossas raízes que é a festa junina comemorativa de Folguedos. Estou muito feliz por estar aqui. A dimensão desse evento foi além de danças de quadrilhas, pois homenageou à mulher”, destacou a professora.

Publicidade

A coordenadora de Juventude, Hanna Alves, falou sobre o envolvimento da Coordenadoria da Juventude juntamente com as escolas e as secretarias que formam o conjunto intersetorial.

“Organizamos com muito cuidado e com muito trabalho o 17º Encontro de Folguedos que é mais uma edição que o município realiza. Entendemos a importância de valorizar a cultura popular e as tradições de um povo. Esse ano com tema voltado para mulher, onde essas apresentações culturais das escolas ficaram no primeiro dia e o VI festival de quadrilhas juninas no segundo dia. O trabalho realizado dentro do município é um trabalho intersetorial. Eu coordeno a parte de escolas e temos a educação que entra como apoio. Temos a parte da Saúde cuidando da festa do idoso, temos a Assistência que é a parte da assistência com as atividades dos idosos para as ruas e ainda temos o espaço do Empreendedor que traz as mulheres empreendedoras”, destacou.

-Apresentações de quadrilhas e shows

O concurso do 6º Festival de Quadrilhas Juninas contagiou a noite com belíssimas apresentações. A primeira delas foi a Quadrilha Chamego Bom, da cidade de Jaicós que encantou o público. A segunda apresentação foi do grupo Nação Sanfonear que deixou o público também estasiado, vinda de Salgueiro, do estado de Pernambuco.

Para abrilhantar a festa, a quadrilha Explosão Junina, da Unidade Escolar Escolar Nossa Senhora do Patrocínio, fez seu show de coreografias.

Publicidade

A disputa, foi apenas com o grupo de Jaicós e da cidade de Salgueiro-PE. A vitória ficou para os jaicoenses da Quadrilha Chamego Bom que receberam a premiação com troféus e dinheiro.

As atrações musicais ficaram por conta da participação de Danilo Pernambucano e Fábio Carneirinho.

A última conquista da Chamego Bom foi na cidade de Padre Marcos quando ficou em segundo lugar no concurso realizado no dia 12 de junho.

Genival Oliveira que foi marcador da quadrilha Chamego Bom de Jaicós, avaliou o evento.

“É um sentimento de gratidão  e de alegria. Esse trabalho de marcador é instigante. Trabalhamos o tema “Festança”. O marcador faz estudo do ambiente, e também tenta envolver toda a quadrilha para que possam fazer todos os movimentos durante a dança. O marcador tem esse papel de fazer com que a quadrilha se desenvolva em relação ao tema, quanto a própria estrutura da quadrilha. Marcador é um líder, é quem conduz, é o que faz com que a plateia se empolgue. Em Pio IX conquistamos as premiações de melhor quadrilha, melhor marcador, melhor rainha, melhor noivo e melhor noiva, ressaltou.

Publicidade

O 17º Encontro de Folguedos foi realizado nos dias 29 e 30 de junho na cidade de Pio IX e trouxe como tema “Respeita a muié, ela faz o que quer”.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS