Connect with us

DESTAQUES

PIO IX │17º Encontro de Folguedos é aberto com festa do idoso, apresentações, exposição do Espaço Empreendedor e shows

Publicado

em

O 17º Encontro de Folguedos em Pio IX que tem como tema “Respeita a muié, ela faz o que quer”, tem como objetivo valorizar a figura feminina que independe de sua condição social.

O evento realizado no Terreiro da Fazenda, pela Prefeitura Municipal, conta com o apoio dos deputados estaduais Mardem Meneses e B. Sá Filho. Repleto de várias atrações culturais e musicais, exposição de produtos artesanais, foi aberto na tarde deste sábado (29).


Clique abaixo nos links do primeiro dia do 17º Encontro de Folguedos:

FOTOS│17º Encontro de Folguedos em Pio IX é aberto com Festa do Idoso

Veja fotos do Espaço do Empreendedor no 17º Encontro de Folguedos em Pio IX

Publicidade

Confira imagens das apresentações culturais do 17º Encontro de Folguedos em Pio IX

Veja fotos dos shows com Alvino Luz e o sanfoneiro Renno no 17º Encontro de Folguedos em Pio IX


A primeira atração foi a Festa do Idoso com o tema “Forrozear Faz Bem a Saúde” que completa também a décima sétima edição onde aconteceu a escolha da Rainha e do Rei Junino 2019.

Declarado aberto oficialmente pela prefeita municipal Regina Coeli que deu boas-vindas e destacou que o evento faz parte da cultural do município que preza pelo forró pé de serra, retrata sobre a cultura e traz como tema “Mulher” homenageia as mulheres de Pio IX, do Nordeste e do Brasil.

“Neste ano o 17º Encontro homenageia as mulheres através da música, das danças nordestinas porque as festas juninas no traz essa variedade, um show de cultura que é o nosso Encontro de Folguedos”, destacou a prefeita.

Publicidade

No escolha do Rei e Rainha houve desfile Miss e Mister Terceira Idade 2019. A ganhadora do concurso foi Francisca Graciosa, moradora do bairro COHAB que declarou que os eventos voltados para os idosos promovidos pela gestão da prefeita Regina Coeli são de grande importância.

“Me sinto muito orgulhosa em ter 70 anos de idade e quero ir muito a frente porque tenho força de vontade, muita fé. O grupo é bom demais, me sinto muito bem e é uma alegria”, disse.

No desfile do Rei, o vencedor foi Antonio Joaquim da Costa.

A Festa do Idoso promovida pela Prefeitura, é realizada através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Ação Social. Para o secretário municipal de Saúde, Luís Pereira, o evento começou em outras edições com a finalidade de estimular e incentivar, as pessoas da terceira idade a cuidar mais da saúde, através de vacinações. No tocante promovia-se o evento e atraia os idosos culminando na imunização dos mesmos e envolvendo em atividades de recreação.

“Era realizado o evento e ia todo mundo para tomar a vacina. Sempre com sucesso foi crescendo com a participação e se tornou tradicional aqui na cidade. Sempre tivemos uma forte parceria com a Secretaria de Assistência Social porque eles desenvolvem trabalhos especiais para com as pessoas da terceira idade com danças, recreações, passeios dentre outros eventos. Sempre trabalhamos em conjunto e esse ano na abertura dos folguedos dando condições para que outras pessoas tivessem acesso, diferente dos outros anos que era feito em clubes. É necessário ações como essas para promover interação social e estímulo”, explicou Luís.

Publicidade

Na oportunidade a secretária de Ação Social de Pio IX, Auristemária Afonso, enfatizou sobre a preocupação da prefeita Regina para com o bem-estar dos idosos.

“A prefeita Regina tem essa preocupação de promover ações para com os idosos e com grande satisfação participamos todos os anos desse evento com eles. É muito gratificante trabalharmos com a terceira idade porque eles são abertos, tem bastante alegria, energia, disposição e essa alegria deles vem a contribuir com a nossa cultura. Sempre que convocamos eles para apresentações se mostram interessados, se doam e são muito receptivos. Essa motivação deles é um incentivo para gente que faz com que a gente se divirta muito com eles. Eles desfilam, dançam, conversam, interagem”, pontuou a secretária Auristemária.

O deputado B. Sá Filho (PP) apoiador do evento que participou das solenidades ressaltou sobre a parceria e o incentivo em realizar o tradicional encontro de folguedos.

“É sempre bom vir a Pio IX, pois é uma cidade que fui muito bem acolhido. Temos uma história muito bonita de longas datas desde a época do meu pai que teve muitos serviços prestados na região. Tive apoio político aqui na última eleição e a prefeita Regina que é uma pessoa muito sensível e bastante comprometida com o município. Ela nos procurou para contribuir com a festa tradicional na região com o apoio também do governo estadual que ajudou com emenda parlamentar onde foi possível realizar o evento”, ressaltou o deputado parabenizando a gestão municipal e a organização do evento.

Paralelo a festa do idoso, o Espaço do Empreendedor realizava várias exposições de produtos artesanais. A solenidade foi presidida pela agente de Desenvolvimento, Alcizete Alencar, onde direcionou homenagens durante a exposição alusiva ao tema homenageando várias mulheres empreendedoras.

Publicidade

“Quero saudar a todas as homenageadas e parabenizar também a empreendedora Luizete Alencar”, mencionou parabenizando as demais empreendedoras do município.

Para a homenageada, Luiza Alderi Antão de Alencar, Luizete Alencar como é conhecida, 76 anos, que começou a empreender no ramo de sacoleira vendendo variedades e no decorrer dos anos empreendeu no ramo de flores, comércio funerário entre outros é um muito de muito orgulho ser reconhecida pelo trabalho.

“Comecei muito nova e sempre tive vontade de trabalhar e vencer. Comecei como sacoleira fazendo compras de tudo que eu gostava e via que tinha saída como toalha de mesa, colcha de cama, toalha de banho e rosto. No decorrer do tempo que foi aumentando as vendas comecei a vender em casa. Vendi flores também e me fazia muito feliz […] depois passei para o ramo funerário por vários anos. Logo depois montei um farmácia e já fazem 10 anos que estou com a Drogaria Nossa Senhora de Fátima’, relatou.

“Sou muito feliz e principalmente sendo homenageada hoje, pois sempre dei valor ao trabalho”, concluiu.

No decorrer da noite houve mais apresentações culturais com alunos das escolas municipais que homenagearam a prefeita, dançaram quadrilha e interpretaram o Xaxado nordestino, entre outras encenações. As escolas que fizeram apresentações foram: Escola Dona Anita Teles, Unidade Escolar João Gonçalves da Silva, Unidade Escolar Professor Balduino Barbosa de Deus.

Publicidade

A quarta apresentação ficou por conta do grupo Xaxado Cabras de Lampião, existente há 24 anos, oriundo da cidade de Serra Talhada, no Estado do Pernambuco, que encantou o público presente representado o Cangaço Nordestino.

Cleonice Maria, dirigente desde a criação do grupo, pela segunda vez na cidade de Pio IX, agradeceu pelo convite da prefeita Regina Coeli para participar no 17º Encontro de Folguedos.

“Ficamos muito honrados com o convite. Temos uma uma história diferenciada no estado do Piauí. Participamos por 12 anos consecutivos em Teresina, no Festival de Folguedos, bem como na cidade de Floriano e em outras cidade do Piauí. Gostamos muito daqui do estado e ficamos felizes quando recebemos esse convite de vir para Pio IX fazer o espetáculos dos Cabras de Lampião”, agradeceu.

Dando continuidade as apresentações foi a vez da Unidade Escolar Projeto Mineiros. Logo em seguida, a escola Maria Matutina e os jovens da região do Posto Fiscal prosseguindo com a Unidade Escolar Francisco Luís Viana, da comunidade Pau Ferro e finalizando as apresentações com alunos da Escola Francisco Suassuna de Melo.

Após as apresentações culturais foi o momento dos shows musicais com o sanfoneiro Renno – o poeta da sanfona que animou o público com vários sucessos do forró abrindo a noite musical. Logo após, fechando a noite, o sanfoneiro Alvino Luz contagiou a multidão com forró pé de serra, dentre outros ritmos.

Publicidade

Estiveram presentes compondo a mesa de honra: a prefeita Regina Coeli, o vice-prefeito Edimar Bezerra e esposa Luciana Alencar; os vereadores: presidente da Câmara, Jônatas Leite, Fanuel Adauto, Chico Luíz, Diogo Maia, Júnior Pinheiro, José Miguel, Matheus Alencar; o deputado estadual, B. Sá Filho; os secretários: Martha Rachel (Educação), Luís Pereira (Saúde), Cândida Viana (Fazenda), Aursistemária Afonso (Ação Social), Gilson Alencar (Obras), Clairton Alencar (Desenvolvimento Rural), Washington Gonçalves (Procurador Municipal),  Erton Alencar (Chefe de Gabiente), Elói Roldão ( Controladoria Municipal), Luma Bezerra (Dir. Hospital D. Lourdes Mota), Hanna Alves (Coord. Casa da Juventude), Dominice Cristina (Coord. CRAS), Eva Arrais (Dir. Bibli. João Susassuna de Melo), Rosilândia Melo (Coord. UAB Pio IX), Jonas Antonio (Professor IFPI), Kinus Emanuel (Coord. CAPS), Alcizete Alencar (AD Espaço do Empreendedor), Helena Arrais (Coord. Esp. Cidadania), Juliana Cadena (Coord. Atenção Básica), Alice Alencar (Coord. Turismo, Verônica Vianna (Super. Ensino), Nayane Sousa (Coord. Geral SEMEC), Andreia Fortaleza (Coord. Ens. Infantil). Os diretores (as): Lidiana Paes (U.E. D. Anita Teles), Jussy (U.E. João Gonçalves da Silva), Remédios Silva (U.E. Profº Balduino Barbosa de Deus),  Diretora da Unidade Escolar Projeto Mineiros, Patuxa Nascimento (U.E. Maria Matutina Alencar),  Cleidiana Aguiar (U.E. José Antão de Alencar Neto), Luciana Patrícia (U.E. Francisco Luíz Vianna), Júnior Lopes (U. E. Francisco Suassuna de Melo),  Jornalista Raimundo Filho e Esposa, professora Ruthinéia, O sr. Manoel Augusto, José Francisco (Super. Rede Estadual de Ensino).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS