Connect with us

DESTAQUES

PIO IX 130 ANOS│Prefeita Regina assina ordens de serviços para construção de obras e presta homenagens; fotos

Publicado

em

Na tarde desta quinta-feira (08), após a inauguração da unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU em Pio IX, foi a vez da comitiva se dirigir até a Barragem juntamente com a população para prestigiar a solenidade marcada pela assinatura de Ordens de Serviço para a construção da praça Antônio Jairo Viana de Andrade e do Centro de Convivência José Teixeira e Silva onde serão construídos, no bairro Barragem.

Além das melhorias citadas foram assinadas também ordens de serviços para construção da academia de saúde e implementação sanitária onde serão construídos mais de cinquenta banheiros na zona rural pio-nonense.

A solenidade foi marcada por muitas homenagens e emoção que tomou conta dos familiares e amigos do saudoso Antônio Jairo Viana de Andrade, falecido no dia 28 de dezembro de 2018, aos 56 anos de idade, em Fortaleza, no Ceará. Conhecido popularmente como Jairo Viana, era irmão da prefeita municipal de Pio IX, Regina Coeli. O outro homenageado foi José Teixeira e Silva (in memoriam) servidor dos Correios que residiu em Pio IX. Casou – se com Rita Teixeira com quem teve 06 filhos e 08 netos.

As homenagens inciaram com a esposa de José Teixeira e Silva (in memoriam), Dona Rita Teixeira, que muito emocionada agradeceu ao vereador Júnior Pinheiro, aos demais vereadores, à prefeita Regina, ao deputado Henrique Pires e todos os mentores.

“Quero aqui agradecer pela homenagem ofertada ao meu esposo José Teixeira. Estou sem palavras para agradecer e expressar o que vocês representam para mim. Essa homenagem é tudo para mim. É difícil explicar o que estou sentindo. Só tenho que dizer a vocês que é muita gratidão e amor. Aos meus filhos, netos, genros e noras. O que peço a todos é honestidade, trabalho, dignidade, sinceridade e respeito aos princípios das nossas famílias. Sejam unidos, fortes e descentes”, declarou dona Rita.

Publicidade

Representando o homenageado Antonio Jairo Viana de Andrade, a esposa do saudoso, Marli, discursou e destacou pontos positivos do esposo durante sua trajetória de vida e também no período que enfrentava a doença.

“O Jairo mesmo debilitado nunca deixava transparecer tristeza para mim e mantinha a alegria e o espírito juvenil. Era um homem  de sonhos, grandes projetos e de muita fé. Gostava do que fazia em sua profissão como advogado. Pude comparecer em diversos momentos. Foi um guerreiro e um grande homem na minha vida. Partiu precocemente deixando um enorme vazio para os que ficaram, mas o seu legado foi grande e jamais será esquecido”, lembrou a esposa.

O filho, Antônio Jairo Viana de Andrade Júnior, também fez uso da palavra para homenagear o pai.

“Falar do meu pai é falar de uma pessoa sábia, sorridente e precavida. Em qualquer situação ele sempre se preparava o máximo possível para qualquer resultado. Homem que valorizava a família, tanto os familiares raízes como a que construiu (esposa e filho). Ajudava sempre os irmãos e quando solicitado saía de imediato de Teresina para vir a Pio IX para prestar o auxílio no que fosse necessário […] mesmo no período em que enfrentava a doença mostrava-se sempre sorridente e passava confiança aos que lhe visitara”, disse.

“Sou testemunha para dizer que ele, sempre em sua batalhas dizia que tudo ficaria bem. Os médicos e enfermeiros se admiravam com  sua calmaria e paciência. Meu pai era uma pessoa muito querida e admirada por mim. Como exemplo de inspiração eu sempre via ele como herói porque passar pelo que ele passou não é fácil. Muita gente no lugar dele teria se desesperado e perdido as esperanças precocemente, mas sua vontade de viver era imensa. Acredito que foi essa vontade que o manteve de pé até o último ano quando esperava pelo transplante de coração”, relatou

Publicidade

“Hoje infelizmente estamos aqui sem o senhor meu pai, porém estamos aqui prestando uma homenagem digna da pessoa que você foi, eternizando seu nome em Pio IX, cidade que você tanto amava. Descanse em paz. Te amo!”, homenageou Júnior.

Entre os homenageados foram mencionados nomes de pessoas que moraram ou ainda moram no bairro como: Assis Boca de Traque, Altina, Chico Pinheiro, Adalice, Joaquim da Lexandrina e Miguelina, Maria Custódio Parteira, TBA, Dona Bela, Dona Modestina fiel devota de São Lázaro e Antônio da Creuza, Xinxa, Maria Viúva, Cirlim da Calçadeira e Pelé – filho de Dona Damiana que criou a família.

Nascido no bairro Barragem onde permaneceu boa parte da juventude, Carlos Antônio, conhecido como Pelé lembrou de como era o ponto turístico do município, a Barragem.

“Falar da comunidade Barragem é falar de minha vida. Nasci e morei aqui até 1991. Tive uma adolescência muito boa e bem educada por minha mãe que cuidou de onze filhos sozinha. Nos divertimos muito aqui nessa comunidade e era um ponto turístico de nossa cidade. Aqui tinha muitos banhos no período de inverno. Era aqui onde jogávamos bola, próximo onde tem um campo. Aqui fazíamos as brincadeiras de esconde-esconde, rouba bandeira. Era uma adolescência divertida sem preocupação e sem drogas. Minha origens estão aqui e hoje fico muito feliz em saber que a comunidade vai receber uma praça, um local de lazer, diversão, esporte que vai beneficiar nossa comunidade. Ao longo do tempo era uma preocupação da prefeita Regina em deixar um legado porque é um bairro que ela tem no coração. Como filho desta comunidade fico muito feliz com tudo que está acontecendo a partir de agora”, disse Pelé.

O deputado estadual Henrique Pires (MDB) marcou presença na ocasião. Como um dos parceiros do município de Pio IX também discursou.

Publicidade

“Tivemos aqui assinada por essas mãos e com a prefeita Regina um milhão, quatrocentos e oitenta e oito mil reais para a construção e abastecimento de água em Aparecida, Lagoa, Recreio Serra da Baliza, Umbuzeiro. Foram obras concluídas e recebidas pela FUNASA. Tivemos três milhões de reais para cisternas cuja as obras foram concluídas e recebidas pela Funasa. Mais trezentos mil reais para abastecimento de água em Cova Donga. Fico muito feliz de termos essas assinaturas em todas essas obras”, destacou.

“Hoje estamos assinando aqui dando ordens de serviços para construção de banheiros em Alto Bonito, Gato, Mercador, Pajeú e Pereiras. Estamos dando mais trezentos e cinquenta mil que estão em licitação através da Funasa para mais banheiros. Temos seiscentos mil reais para abastecimento de água na zona rural onde fomos no Ministério da Integração. Temos mais duzentos e cinquenta mil que vai levar o nome de José Teixeira. Quase quinhentos mil para a construção da praça. Temos trezentos mil de pavimentação e convênio. Quero agradecer ao Governador Wellington Dias em nome de Manoel Augusto mais uma vez pela pavimentação em diversas ruas como a travessa Miguel Arrais, Coronel Joaquim Simões, Joaquina Maria Arrais, Odílio Maria Arrais, Francisco Paulino da Silva, Martiniano e a rua Maria Arrais”, relatou o deputado Henrique Pires.

“Eu fico bestificado em saber que existem pessoas que são contra obras como essas aqui que serão construídas. Esse bairro aqui vai ser um ponto turístico da região, tanto na sede como da zona rural e de toda região pela urbanização, beleza e faremos um grande trabalho na barragem e seu leito. Quero ver tudo bonito igualmente ao Rio de Janeiro andando e pedalando, se divertindo num lugar de referência para toda região”,  ressaltou Henrique Pires.

A prefeita Regina Coeli, foi a última autoridade a fazer uso da palavra. De forma breve, ela agradeceu a presença de todos.

“Agradeço a todos que marcaram presença. Ao deputado Henrique Pires que é um grande parceiro e citou aqui os convênios e valores que Pio IX foi contemplado. Estou feliz por uma obra em um bairro que necessita de lazer. É importante trazermos para a população um espaço de caminhada, um parquinho infantil com academia ao ar livre e com quadra. É isso que a gente quer que é trazer qualidade de vida. A população vai usufruir com momentos de lazer. É isso que a gente quer!”, concluiu a prefeita Regina Coeli.

Publicidade

O secretário municipal de Obras, Gilson Carlos, que esteve presente na solenidade externou sentimento de gratidão e felicidade.

“Me sinto muito feliz por estarmos hoje presenciando assinaturas de ordens de serviço para a construção de importantes obras que irão beneficiar os pio-nonenses e toda região. Com certeza serão benefícios de grande valor para Pio IX. Graças ao apoio da prefeita Regina e do deputado Henrique Pires e de todos os parceiros, nosso município sempre avança”, disse o secretário.

Foram mencionados também durante o cerimonial presidido por Valdo Silva nomes de pessoas que fizeram história pela ruas do bairro com o esporte, precisamente no futebol. São eles: Ernesto, Dureta, Custódio, Batata, Dedeus, Vilmar Santos, Toim e Cícero do Véi Assis.

Na ocasião houve discursos dos vereadores Fanuel Adauto, Matheus Alencar, Diogo Maia, do líder político Manoel Augusto, do médico Dr. Mesquita, onde teceram elogios pela programação vasta repleta de atividades alusivas ao aniversário de 130 anos emancipação política, inauguração e assinatura de ordens de serviço para importantes obras e, referente à todas homenagens prestadas. Após os discursos aconteceu o descerramento da placa em mármore.

Marcaram presença: a prefeita Regina Coeli; o deputado estadual Henrique Pires, o ex-vice-prefeito e médico, Dr. Mesquita; os secretários: Martha Rachel (Educação); Cândida Viana (Finanças); Luís Pereira (Saúde), Auristemária Afonso (Ação Social e Cidadania);  Gilson Alencar (Obras e Urbanismo); Clairton Alencar (Desenvolvimento Rural); Erton Antão (Chefe de Gabinete); Elói Roldão (Controlador Geral); representando o vice-prefeito Edmar Bezerra, a diretora Luma Bezerra (Diretora do Hospital Dona Lourdes Mota); os vereadores: Fanuel Adauto, Jhônatas Leite, Júnior Pinheiro, Diogo Maia, José Miguel, Matheus Alencar e o líder político Manoel Augusto.

Publicidade

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS