Connect with us

DESTAQUES

PIO IX | Câmara realiza sessão extraordinária, aprova LDO e vereadores discursam. Veja!

Publicado

em

A Câmara Municipal de vereadores de Pio IX, realizou na manhã desta segunda-feira, 25, no edifício “Adauto Andrade”, a 2ª sessão extraordinária do ano de 2018.

Na referida sessão, presidida pelo vereador José Miguel de Sousa (PT), os parlamentares discutiram e aprovaram por unanimidade em segunda votação, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de autoria do Executivo, para o exercício financeiro de 2019. O projeto foi votado e aprovado após serem acrescentadas algumas emendas modificativas.

A referida lei estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte. Para isso, fixa o montante de recursos que a Prefeitura pretende economizar; traça regras, vedações e limites para as despesas do executivo; autoriza o aumento das despesas com pessoal; regulamenta as transferências a entes públicos e privados; disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas; indica prioridades para os financiamentos pelos bancos públicos.

A sessão extraordinária contou com a presença de nove dos onze vereadores da legislatura, sendo eles: José Miguel de Sousa (PT), Jonathas Leite de Souza – Jonjon (PHS), Fanuel Adauto de Alencar Andrade (PROS), Francisco Paulo Pinheiro Junior (PSB), Francisco Luiz Viana Neto – Chico Luiz (PSB), Antônio Matheus Ericlys de Oliveira Alencar (PSD), Francisco Dulcídio Antão de Carvalho – Dr. Dulcídio (PP), Maria de Sousa Santa – Santinha (PDT) e Eliane Arrais Bezerra de Alencar Maia (MDB).

_Debates:

Publicidade

A votação do Projeto rendeu ampla discussão no plenário. Antes de iniciar a sessão extraordinária, o presidente da Câmara Zé Miguel, manifestou repúdio a uma nota emitida com orientações para a presidência da Câmara, pela vereadora Eliane Arrais Bezerra.

 

“A vereadora teve a audácia de emitir uma nota que colheu na internet, orientando a minha pessoa como proceder os trabalhos de votação da LDO. Isso é uma total falta de ética com este presidente que tem conduzido os trabalhos com transparência e respeito”. Zé Miguel considerou o ato desrespeitoso e afirmou que sabe exatamente qual é o seu papel como presidente.

Em seguida vereadores presentes também saíram em defesa do presidente da Câmara.

“Me solidarizo com vereador Zé Miguel, é um fato lamentável provocado pela vereadora Eliane. Nós precisamos é do diálogo. Essa prática não contribui para o bom relacionamento e harmonia da casa legislativa. Espero que isso não ocorra mais. Nobre vereador Zé Miguel você tem meu respeito e sempre tem conduzido com plausibilidade os trabalhos da Câmara” disse o vereador Matheus.

Publicidade

O vereador Fanuel Adauto também assinou o manifesto em solidariedade ao presidente. “Tudo que antecedeu a votação da LDO, ocorreu dentro dos tramites legais. Nos equivocamos em pensar que o projeto teria pedido de urgência, mas tudo foi revisto e corrigido, inclusive as emendas foram objeto de deliberação. Tudo amplamente esclarecido para que não houvesse nenhum tipo de divergência. Ainda assim o presidente da Câmara recebe um manifesto dessa natureza, agressivo, desrespeitoso, infeliz. O diálogo é sempre o melhor caminho. É importante entendermos que todos nós estamos sujeitos a erros, mas temos que manter um debate respeitoso. Fica o meu repúdio a essa atitude pequena”.

O vereador Jonjon usou a tribuna e afirmou que o vereador Zé Miguel tem conduzido os trabalhos com maestria. “O trabalho da presidência é excepcional e tratar isso como inoperante é no mínimo desrespeitoso. O respeito é o que engrandece o nosso trabalho aqui na Câmara”.

“Uma coisa é fazer emenda, outra coisa é querer ensinar o presidente a conduzir os trabalhos. Zé Miguel tem feito um ótimo papel na presidência da Câmara”, disse o vereador Junior Pinheiro.

Em sua defesa, a vereadora Eliane disse que não quis desrespeitar o presidente,. “Precisam reconhecer nossa legitimidade de representação”. O vereador Dr. Dulcídio também manifestou apoio a vereadora Eliane. Já a vereadora Santinha não se manifestou no plenário.

Diversas pessoas estiveram presentes na sessão, dentre outros,  Galeno Alencar, Dr. Rannyere Tardele, presidente do PT, Guto Costa, o ex – vereador Manoel Augusto, o diretor da rádio Umbuzeiro FM, Lucas Andrade, além da população.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS