Connect with us

DESTAQUES

Polícia Militar inicia curso de formação da Força Tática em Jaicós

Publicado

em

A Polícia Militar do Piauí realiza, no período de 15 a 20 de janeiro, em Jaicós, cidade sede da 3ª Companhia do 4º Batalhão da PM, o Curso de Nivelamento de Conhecimento Tático. A solenidade de abertura foi realizada esta manhã, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e contou as presenças de autoridades militares e civis, como o coronel Márcio Oliveira, comandante do Policiamento do Semiárido, e o prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, dentre outros.

O curso será coordenado pelo capitão Lindomar Félix, comandante da 3ª Companhia, e ministrado por oficiais e praças do BOPE – Batalhão de Operações Especiais, e BPRONE – Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial, em Jaicós e cidades vizinhas. A turma é formada por 41 alunos, militares das Companhias de Jaicós, Picos, Fronteiras, Valença, Paulistana, Simões, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Oeiras e Simplício Mendes, pertencentes ao Comando de Policiamento do Semiárido. Do total de vagas disponibilizadas, 18 foram preenchidas por militares da Companhia de Jaicós, visando a implantação do policiamento especializado na mesma.

O curso tem carga horária de 70 horas e vai capacitar os policiais sobre armamento e munição, tecnologia de menor potencial ofensivo, tiro policial, noções antibomba, abordagens a pessoas e veículos, gerenciamento de crises, controle de distúrbio civil, patrulha policial, abordagem em edificações, finalizando com o estágio supervisionado, onde os militares colocarão em prática o conteúdo da formação.

O objetivo é preparar policiais militares para atuarem nas forças táticas da Polícia Militar do Piauí, sendo uma tropa especializada para atender ocorrências de maior complexidade, como roubo a banco, sequestro e tráfico de drogas, fortalecendo o policiamento ostensivo e dinamizando o atendimento de ocorrências, melhorando a eficiência do aparato da segurança pública. A grade curricular do curso inclui matérias voltadas para o preparo dos policiais militares e para o atendimento de ocorrências de alta complexidade na Companhia de Jaicós e demais unidades policiais. Após o curso, os policiais militares estarão preparados para, juntamente com policiamento ordinário das unidades a servirem a sociedade, que exige cada vez mais respostas.

Na solenidade, o capitão Félix, coordenador do curso, fez a apresentação dos 41 alunos ao coronel Márcio. Em sua fala, o comandante da 3ª Companhia salientou que a realização do curso de nivelamento é parte do projeto de implementação da segurança pública em Jaicós e região.

Publicidade

O oficial destacou o nível técnico no curso. “Tenho certeza de que este será um dos melhores cursos de nivelamento tático já oferecidos pela Polícia Militar do Piauí. Os instrutores são policiais preparados para ministrarem as instruções”, disse, enfatizando que todo o curso será acompanhado pelo coronel Márcio, que foi comandante do BOPE por dez anos. “Aproveitem as instruções a fim de adquiridos os conhecimentos para bem desenvolver as atividades. Terminou o curso a gente já vai colocar em prática a Força Tática, ajudando o policiamento ordinário no atendimento às ocorrências, principalmente as de maior complexidade”, disse.

O prefeito de Jaicós, Neném de Edite, classificou como um momento de grande relevância para o município, por formar policiais para a implantação da Força Tática. “Ganha Jaicós, ganham as cidades da Companhia de Polícia, ganha, sobretudo, a população, que terá mais segurança e tranquilidade”, disse. Enquanto chefe do Executivo Municipal, o gestor reiterou apoio e se colocou à disposição para contribuir com a segurança pública. “Estamos à disposição para colaborar com as melhorias na segurança pública. Vamos somar forças para buscarmos a aquisição da viatura própria para Força Tática, para que a mesma passe a funcionar com todo aparato em nossos município”, pontuou.

Em sua fala, o prefeito relembrou que, em 2017, acompanhado do deputado estadual Georgiano Neto, esteve em audiência com o comandante geral da PM, coronel Carlos Augusto, quando reivindicou melhorias para a segurança pública na cidade de Jaicós. Lembrou, ainda, do assalto da agência bancária na cidade de Jaicós, quando bandidos amedrontaram a população e frisou que, com o trabalho da Polícia Militar, da Força Tática e Civil, os bandidos vão pensar duas vezes antes de planejarem ações contra Jaicós.

De acordo com o Coronel Márcio, Jaicós será a 9ª Força Tática implantada no Piauí. A próxima será na 1ª Companhia do 20º Batalhão, em Simões, como parte da estratégia de descentralização e fortalecimento da Polícia Militar no interior do Estado. “E Jaicós é uma cidade de importantíssima para a implantação da Força Tática, por ser uma cidade polo, por ter vias de acesso fácil de deslocamento”, disse.

Segundo o comandante do Policiamento do Semiárido, a Força Tática promove melhorias significativas na prestação do serviço da Polícia Militar. “Ela [Força Tática] funciona como dissuasor, na prática, e psicologicamente, na diminuição dos índices de criminalidade, notadamente, naqueles crimes que são praticados pela criminalidade organizada”, pontuou.

Publicidade

Também estiveram presentes na solenidade, o Tenente-coronel Rui Nunes Cordeiro, subcomandante do Policiamento do Semiárido; o Major Estanislau Felipe Oliveira, comandante do 20º Batalhão da PM, em Paulistana; Francisco de Lima Rodrigues, vice-prefeito de Jaicós; Tenente Antônio Marcos Ferreira Rodrigues, representando o Coronel Edwaldo Viana Lima, comandante do 4º Batalhão de Picos; Jessé Gonçalo da Silva, presidente da Câmara Municipal; Aldenides de Souza Carvalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Miguel Carneiro Correia, delegado de Polícia Civil; Luiz Cláudio Pergentino, secretário da Vara da Comarca de Jaicós, representando Poder Judiciário; Luana Souza Sobrinho, representando o Ministério Público; Capitão Francilio Alves de Moura, pertencente ao Batalhão de Operações Especiais, BOPE; dentre outros.

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS