Connect with us

DESTAQUES

Prazo para convocação de lista de espera do Fies termina nesta sexta, 2

Publicado

em

O prazo para a convocação dos candidatos selecionados na lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) encerra nesta sexta-feira, 2 de junho. Iniciada em 21 de março, essa etapa teve sua duração prorrogada pelo Ministério da Educação, uma vez que a data original para o encerramento da convocação era 18 de maio. Conforme comunicado emitido pelo ministério, até o momento foram realizadas pelo menos sete chamadas de candidatos em lista de espera do Fies.

Na lista de espera do Fies, um candidato é pré-selecionado quando uma vaga que havia sido destinada a outro candidato em convocações anteriores retorna ao sistema por não ter sido ocupada. Essa vaga é, então, disponibilizada ao próximo estudante da lista de espera, seguindo a ordem de classificação estabelecida. 

No ano de 2023, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) disponibiliza um total de 112.168 vagas. Esse programa pretende conceder financiamento a estudantes matriculados em cursos de graduação oferecidos por instituições de educação superior privadas. A partir de 2018, o Fies passou a oferecer a modalidade de juro zero e estabeleceu uma escala de financiamento que varia segundo a renda familiar do candidato. 

O candidato elegível para se inscrever no Fies deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, obtendo uma média aritmética nas provas igual ou superior a 450 pontos, além de ter obtido nota acima de zero na redação. Além disso, é requerido que o candidato possua uma renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

(Com informações da Agência Brasil)

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS