Connect with us

DESTAQUES

Prefeita Regina Coeli inaugura unidade do SAMU no aniversário de 130 anos de Pio IX; veja fotos

Publicado

em

No aniversário de 130 anos emancipação política de Pio IX, muitas atividades alusivas foram desenvolvidas durante os seis dias de comemoração. Desde o dia 03 de agosto maratonas, torneios, passeios ciclísticos, inauguração de unidades da Assistência Social, Educação, acesso e mobilidade urbana com reforma de estradas e inauguração de pavimentação poliédrica, assim como foi promovido espaço de lazer para crianças e shows musicais.

Uma vasta e rica programação foi ofertada aos munícipes pela Prefeitura Municipal através do apoio da SETUR – Secretaria de Estado de Turismo do Piauí, deputados estadual Henrique Pires (MDB), B. Sá Filho (PP) e Marden Meneses (PSDB). No último dia das festividades, dia 08, nesta quinta-feira, a prefeita Regina Coeli, a frente da gestão “Trabalhando Para Você” proporcionou mais benefícios para a população. A Saúde municipal foi contemplada com a inauguração do Serviço Móvel de Urgência – SAMU, instalado ao lado do Hospital Municipal Dona Lourdes Mota.

Quatro equipes integram o Samu de Pio IX composto por técnico e condutor socorrista em cada uma delas, com plantões de 24h por 72 horas. O serviço pode ser acionado através do atendimento 192. A coordenadora Nara Caroline explica que a chegada do serviço pode sim facilitar a vida da população em casos de ocorrências evitando maior gravidade.

“A implantação de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na cidade, sem dúvidas, trará inúmeros benefícios para a população pio-nonense e , levando em consideração que a chegada precoce do serviço até a vítima pode diminuir significativamente o risco de sequelas e até mesmo de morte. Todos os profissionais passaram por uma capacitação e estão aptos a prestar um serviço pré hospitalar de qualidade aos usuários. O atendimento é feito nas situações de natureza clínica, traumática, obstétrica, psiquiátrica, entre outras. Posteriormente, eu e diretora do hospital iremos até a rádio esclarecer as dúvidas da população acerca do funcionamento do serviço”, ressalta a coordenadora.

O SAMU 192 foi criado no ano de 2003 e tem como finalidade proteger a vida das pessoas garantindo o atendimento móvel precoce da vítima após sofrer situações de urgência ou emergência que possam levar ao sofrimento, sequelas e até mesmo ao óbito. É um serviço gratuito que funciona 24 horas por meio da prestação de orientações e do envio de veículos conduzido por equipe treinada e capacitada, acessado pelo número 192 acionada por uma central de regulação da urgência.

Publicidade

 

Na ocasião em que o secretário municipal de Saúde, Luís Pereira, gestor da pasta, fez seu discurso, relembrou da época em que ainda não existia tantos recursos e benefícios para os pio – nonenses, tratando-se de serviços de saúde. O secretário saudou os profissionais do Samu, vereadores, autoridades e lembrou que no ano de 1995, no dia 04 de abril, quando o médico Dr.Mesquita chegou para compor a Saúde do município.

“Desenvolvemos um grande trabalho. A Regina também fez parte da nossa equipe. O Hospital Dona Lourdes Mota enfrentou sempre muitas dificuldades porque na época não tinha recursos entre outros fatores. Depois que o Mesquita foi eleito a saúde mudou muito para melhor […] Hoje temos oito médicos integrando à Secretaria Municipal de Saúde que prestam serviço semanalmente em várias localidades do nosso município. Temos platonistas durante os trinta dias do mês. Temos CAPS, com médica psiquiatra. Equipes do PSF em nas localidades que são Serra do Boi, Pau Ferro, Baliza, Posto Fiscal, São Bento. Toda semana tem atendimento, muito diferente daquele tempo […] não estamos satisfeitos ainda porque nossa missão é trazer melhorias mais para o povo”, relembrou Luís afirmando compromisso de continuar trabalhando para melhorar a saúde municipal.

A prefeita Regina Coeli, no uso da palavra fez saudações à todas as autoridades e a população que compareceu para prestigiar a solenidade.

“Quero saudar todos aqui. Esse é um serviço que evita óbitos e sequelas. Temos uma equipe toda treinada e capacitada. É um serviço que a população deve conhecer e ficar por dentro da dimensão e da qualidade que tem. É preciso que a gente multiplique essas informações. Temos também vários outros serviços tanto na Educação, no trânsito entre outros. Quero desejar um bom trabalho e que a nossa população reconheça a importância do serviço prestado. Estamos em uma semana de entrega de serviços, de obras, práticas esportivas, muito mais do que festas. Tivemos festas apoiadas pelos nossos deputados parceiros. Certamente o aniversário de Pio IX em seus 130 anos está sendo muito bem comemorado e festejado. Desejamos muito sucesso à equipe do Samu nesse novo serviço. Desejo paz, progresso e tudo de bom para o nosso município e para os nossos munícipes”, concluiu Regina Coeli.

Publicidade

A proposta foi encaminhada em 15 de junho de 2016 pelo secretário municipal de Saúde, Luís Pereira de Alencar, com apoio da prefeita Regina Coeli, através do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas Públicas em Saúde (SAIPS) ao Ministério da Saúde, solicitando a implantação de unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

A equipe que compõe o SAMU 192 Pio IX é formada por nove profissionais. São eles: enfermeira e coordenada Nara Caroline; técnicos de enfermagem: Valdênia Irene, Danilo Everton, Gislaine Dumont, Victor Hugo; condutores Carlos José, Francisco Antônio, José Bento e Rafael Wendel.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração do SAMU: A prefeita Regina Coeli, os vereadores: Zé Miguel, Fanuel Adauto, Diogo Maia, Jhonatas Leite, Jonjon, Júnior Pinheiro, Mateus Alencar, Chico Luís; a coordenadora da Atenção Básica, Mari; a diretora do Hospital Dona Lourdes Mota, Luma Bezerra; a secretária de Educação Marta Rachel; a secretária de Finanças, Cândida Viana; a secretária de Assistência Social, Auristemária Afonso, entre outras autoridades e membros da sociedade civil.

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS