Connect with us

DESTAQUES

Prefeito assina convênio de R$ 3,7 milhões com a Codevasf, para implantação de adutora de água na zona rural de Vila Nova do Piauí

Publicado

em

Na tarde da última terça-feira (23), o prefeito do município de Vila Nova do Piauí, Edilson Brito, assinou em Teresina, convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para a implantação de uma adutora hídrica no município, levando água até as residências do Povoado São João Batista, e também, as localidades Lagoa do Provisio e Chapada D`Aguinha beneficiando centenas de famílias no entorno do referido povoado.

A obra está orçada em R$ 3,7 milhões, o maior investimento pleiteado pelo Governo Municipal até o momento. Os investimentos são provenientes de recursos  do Deputado Federal, Marcelo Castro-PMDB-PI, através do Ministério da Integração Nacional e executado pela Companhia em sua área de atuação.

De acordo com o projeto, o sistema adutor tem 13 km de extensão e vai captar água da barragem do Povoado São João Batista, principal manancial hídrico do município, além de captação de água do poço da referida localidade. A obra é o principal anseio da população rural.

O prefeito Edilson explica que a adutora de água é composto de captação de agua da barragem ou do poço do Povoado São João Batista onde será feita a estação de tratamento, um posterior reservatório de distribuição e rede de distribuição que será bombeado para as localidades Lagoa do Provisio e Chapada D`Aguinha. Com ligações domiciliares e água na torneira dos moradores.

Edilson ressalta ainda que no Povoado São João Batista, já existe água nas residências desde de 2002, mas com o novo projeto hídrico irá mudar e renovar todo o abastecimento da comunidade. “É uma grande conquista para Vila Nova! Essa obra beneficiará quase 400 famílias daquela região que sofrem com a escassez de água. Prevaleceu a fé e a persistência para vencer os obstáculos que nós são colocados e o apoio das forças políticas que querem o bem pra nossa terra”, disse.

Publicidade

O ex-prefeito Arinaldo Leal, que acompanhou Edilson na assinatura do convênio destaca que já deixou empenhados ainda na sua gestão, um total de 1,9 milhões de reais, sendo agora, empenhados mais 1,8 milhões na gestão de Edilson. Ainda segundo o ex-gestor os próximos passos é a realização do processo licitatório para posterior início das obras.

“A implantação da adutora de água vem resolver o problema do abastecimento de água, principalmente durante o período de seca –além disso, a obra, contribuirá para o aumento da qualidade de vida. Facilitando o acesso a água, um enorme benefício para a população que estava esperando pela adutora”, disse.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS