Connect with us

Alegrete do Piauí

Prefeitura conclue a construção de duas passagens molhadas no interior de Alegrete; prefeito e vice visitam as obras

Publicado

em

Várias famílias dos povoados Boa Vista e Facheiro, zona rural do município de Alegrete do Piauí, estão sendo beneficiadas com a construção duas passagens molhadas em cada uma das comunidades. As passagens molhadas foram construídas sobre riachos intermitentes que, durante o período chuvoso, impedem o transporte rural de pessoas e da produção agrícola, limitando o desenvolvimento social e econômico dos povoados.

O recurso investido na obra foi obtido a partir de projeto do deputado estadual Fernando Monteiro junto a Governo do Estado, através do IDEPI. A implantação dessa infra-estrutura surgiu a partir de solicitação do Prefeito Municipal de Alegrete, Márcio William Maia Alencar, da vice-prefeita Hermilinda de Carvalho Gomes, e do atual Secretário Municipal de Agricultura, Manoel Filho, ainda na primeira gestão de Márcio, quando à época, Hermilinda era vereadora e presidente da Câmara.

(Antes e depois de construída a Passagem Molhada da Localidade Boa Vista de Baixo, zona rural de Alegrete-Foto, Iago Sousa)

Segundo o secretário de Agricultura, Manoel Filho, responsável pela obra, durante o período chuvoso, que na região vai de dezembro a maio, as comunidades ficam praticamente isoladas. “Com as chuvas, as águas do riacho que cortam o povoado aumentam de volume e a população de Boa Vista e Facheiro não pode atravessar. Muitos pais das duas comunidades também reclamam que neste período de chuva, os filhos perdem aula, pois não conseguem atravessar sem sair molhados. Sendo a passagem molhada a melhor solução para resolver o problema”, explicou o responsável da obra.

(Antes e depois de construída a Passagem Molhada da Localidade Boa Vista de Cima, zona rural de Alegrete-Foto, Iago Sousa)

Na manhã desta sexta-feira, 03, o prefeito Márcio Alencar, a vice-prefeita Hermilinda Gomes, o Secretário Municipal de Agricultura, Manoel Filho, o vereador Seu Manel, o Secretário Municipal de Cultura e editor do Portal Cidades na Net, Iago Sousa,  visitaram as obras de conclusão da duas passagem molhada.

Na ocasião, Manoel filho apontou várias ações que já foram feitas em Boa Vista desde que se envolveu no meio político e anuncia que em breve mais conquistas poderão ser comemoradas pela população. ” Nós vem trabalhando desde 2012, e muita coisa foi melhorada nessa região; aqui não tinha campo de futebol, com trava,devidamente organizado, agora temos torneio, campeonato, o esporte funcionando; O transporte escolar não levava os alunos ate a outra localidade Boa Vista de Baixo por  falta de estrada e de transporte público que não tinha, hoje já temos estrada boa e, uma cômoda que faz o transporte de crianças e adolescentes;  Então as coisas estão mudando para melhor; Estamos pensando em implantar projetos de mais passagem molhada; projeto para empiçarramento; ainda estamos lutando para a implantação de uma quadra de esporte ; É assim a parceria com o nosso prefeito, não tem ninguém querendo trabalhar um mas que o outro querendo se aparecer mas, nós estamos trabalhando juntos para que melhore nosso município e eu só tenho agradecer o apoio que ele tem dado, essa parceria vai longe”, ressaltou Manoel Filho.

Publicidade

Vídeo gravado, após uma chuva com a passagem molhada já concluída na localidade Facheiro:

                             

As obras para implantação da duas passagens molhadas começaram no início de novembro e deram a oportunidade de trabalho e geração de emprego e renda a dezenas de moradores locais, pois a empresa que ganhou a licitação por pedido do Secretário de Agricultura, Manoel Filho, usou como mão de obra os trabalhadores locais. Em fase conclusiva as novas passagens molhadas já estão permitindo que nesse período chuvoso de 2017 o transporte rural seja regularizado.

A vice-prefeita, Hermilinda Gomes também comemorou os avanços do município em todo os  setores. “O município  vem sendo muito bem assistindo na educação; chegando mais benefícios como essas passagens molhadas que já foram feitas, e estamos no processo de inauguração; Virá ainda uma quadra de futebol para atender a juventude dessas localidades, que não somente será usada pela a população de Boa Vista de Cima mas como todo suporte da população dos interiores que vem aqui para o campo de futebol da localidade Facheiro e concentram para a prática de esporte; Iremos inaugurar em breve um Posto de Saúde na localidade Alegrete velho, mas duas passagem molhadas, uma para o interior de Pocinhos, outra para Alegrete Velho e assim a gente vai dando continuidade e cada dia mas obras vão sendo feitas marcando a gestão 2017 a 2020 com muito trabalho, responsabilidade e competência do PT E PRTB nas pessoas de Márcio Alencar prefeito municipal e vice prefeita, do presidente da Câmara, Manoel João Ramos,  Presidente do PRTB Manoel filho e toda a equipe que se insere e faz esse quadro administrativo”.

Hermilinda parabenizou Márcio pela escolha dos novos nomes do secretariado. “Esperamos contar também com o apoio e trabalho de todos secretariados que ainda será divulgado todos os nomes,  e no entanto a gente pede a participação ativa de todos. Aproveito e parabenizo e convido o nosso mais novo Secretario de Cultura para que venha a essa localidade e divulgue o trabalho, inserindo os jovens de todas as localidades, para que a gente aja nesse processo de interação e desenvolvimento como um todo a nível do nosso município”, finalizou Hermilinda.

Publicidade

Márcio começou a nova gestão num ritmo acelerado e em entrevista afirmou inaugurar em breve estas duas passagens molhadas. ” Essas passagens molhadas foi uma junção minha com vice prefeita e o presidente do PRTB Manoel Filho,  que através do nosso Governador e do Deputado Estadual Fernando Monteiro tem o objetivo de dar acessibilidade para esse povo que mora em Boa vista de Baixo e de Cima , e demais localidades aqui no entorno. Porque em período chuvoso, ficava inviável a passagem aqui, por conta da correnteza do rio que ficava muito forte, juntamos as forças e conseguimos essas passagens molhadas que é de grande importância para a região e para o interior de Boa Vista”.

Márcio destacou novas obras e metas para a região nessa nova gestão. “Já encaminhamos um pedido ao deputado Fernando Monteiro para  a construção de uma quadra poliesportiva para Boa Vista de Cima, inclusive já foi feito o projeto e será entregue na próxima semana e assim é nosso lema, trabalhar em beneficio de nosso povo, foi para isso que fomos eleitos e ao término de meu mandato quero Alegrete um canteiro de obras que promovam o desenvolvimento”, frisou o chefe do executivo municipal.

Veja fotos da visita as obras, durante e após a conclusão das obras:

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS