Connect with us

DESTAQUES

Prefeito Edilson Brito inaugura escola modelo em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

A Rede Pública Municipal de Ensino de Vila Nova do Piauí iniciou o ano letivo de 2018 com uma grande conquista. Na tarde desta sexta-feira (2), o prefeito Edilson Brito (PTB) entregou à comunidade escolar a nova sede da Escola Municipal Sabino Gomes de Lima.

 Dentro dos padrões do Ministério da Educação, a nova escola é ampla e dispõe de infraestrutura necessária para acolher docentes e discentes. São seis salas de aula, sala de leitura, laboratório de informática, cantina, banheiros e área administrativa – com diretoria, secretaria, sala de professores e almoxarifado, além de espaço de recreação.

Na obra, iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Arinaldo Leal, foram investidos mais de um milhão de reais, recurso oriundo de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC.

A nova escola beneficia a equipe de professores e mais de 200 alunos matriculados no Ensino Fundamental, do 1° ao 9° ano, nos turnos da manhã e tarde, tornando realidade um sonho não apenas da comunidade escolar, mas de toda a população.

_A cerimônia
A cerimônia de inauguração foi bastante prestigiada e contou com as presenças de autoridades, como o prefeito Edilson Brito, o vice Antônio Tiago, a secretária de Educação, Edinete Brito, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, a diretora da escola Evinha Lima, secretários municipais, vereadores, professores e outras personalidades.

Publicidade

Na ocasião, a aluna Elisângela Maria de Sousa Carvalho, do 9° ano, apresentou a história de vida do saudoso Sabino Gomes de Lima, nascido em 1877 e falecido em 1942, aos 65 anos. Conforme o relato, a propriedade onde foi edificada a primeira escola pertencia ao homenageado e foi doada por um filho.

A coordenadora de ensino, Goretti de Deus, apresentou o histórico da escola, desde a sua construção, em 1970, destacando que o município de Vila Nova do Piauí obteve, no ano de 2011, a maior nota do IDEB no Piauí. “Inicia-se um novo capítulo na história da escola Sabino Gomes de Lima, com a inauguração da sua nova sede, um marco histórico, um avanço para a educação municipal, um salto de qualidade no ensino e aprendizagem”, disse.

_Pronunciamentos
Em seu pronunciamento, a gestora da Educação, Edinete Brito, destacou a importância da escola Sabino Gomes para história educacional do município. “Hoje, a escola onde grande parte dos vilanovenses iniciaram a sua vida estudantil ganha uma nova casa, ampla e moderna, um fato que entra para a história da educação do nosso município”, disse.

Direcionando-se aos alunos, a gestora conclamou os mesmos para bem utilizarem o novo espaço. “Olhem para tudo isso. Essa escola é de vocês. Tomem posse, zelem, dediquem-se para alcançar os melhores resultados. Vocês são muito especiais, pois estão tendo o privilégio de estudar na melhor e mais bonita escola do nosso município”. Aos pais e responsáveis pelos alunos, Edinete agradeceu por estarem juntos na missão de formar cidadãos de bem.

Aos professores e funcionários da escola, mais agradecimentos. “Essa história de lutas e conquistas está sendo escrito por vocês. Esse grande investimento que Vila Nova está recebendo hoje é fruto do vosso trabalho, da voz da dedicação. Essa é a nossa nova casa, um ambiente educativo digno do compromisso que todos vocês têm com a educação oferecida aos nossos”, pontuou a secretária.

Publicidade

O prefeito Edilson Brito parabenizou a educação do município pela conquista, sobretudo, aos professores e alunos da referida escola, afirmando que mesmos passam a ter um espaço amplo e adequado para o bom desenvolvimento das práticas estudantis. Ele manifestou seu carinho pela referida escola: “Tenho um enorme carinho pela Sabino Gomes de Lima. Aqui foi a minha base educacional, foi nessa escola onde eu aprendi a ler e escrever estudando com professor Tontonho, com a professora Nair e outros professores. Depois fiz o ginásio, a faculdade e a pós-graduação, e voltei para o Sabino Gomes como professor”, disse.

Em sua fala, o gestor relatou sobre o histórico da obra, iniciada no governo do ex-prefeito Arinaldo Leal. “Sabendo da importância e a necessidade da construção dessa escola, quando assumi a gestão, nós contratamos uma assessoria especializada para tratar sobre a liberação dos recursos para a retomada e conclusão da escola. E hoje, depois de muita luta, me sinto feliz em poder estar entregando esse grande benefício à população de Vila Nova. A escola está pronta para bem acolher os filhos de vocês, os nossos professores e demais servidores”, pontuou Edilson Brito, anunciando que irá investir recursos próprios na construção do muro, visando oferecer mais segurança para as crianças. “Cuidem dessa escola, pois é uma grande conquista para nosso município, é a segunda casa de vocês”, disse.

Em relação ao antigo prédio da escola, o prefeito afirmou que a mesma continuará a ser utilizada na prestação dos serviços à comunidade. “O antigo prédio da Sabino Gomes de Lima será preservado e vai receber turmas do EJA e será espaço para as aulas de balé, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social.

Na cerimônia, também se pronunciaram o vice-prefeito Antonio Tiago, o ex-prefeito e professor Antônio Manoel, o Totonho, que integrou a primeira turma da Escola Sabino Gomes, a diretora Evinha Lima, o professor Gilberto Brito, a primeira dama Ana Carolina, os vereadores Roberto Moura e Flávio Sousa, que também destacaram a importância da referida escola.

Em seguida, o prefeito Edilson, a secretária de Educação, Edinete Brito e demais autoridades presentes realizaram o ato de desenlace da fita inaugural, e visitaram as instalações da nova sede da Escola Sabino Gomes de Lima.

veja imagens da inauguração:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS