Connect with us

DESTAQUES

Prefeito Erculano investe na Saúde e entrega a 6ª UBS em Geminiano

Publicado

em

No município de Geminiano, situado a 335 km da capital Teresina, o Governo Municipal tem investido continuamente na melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica. A área da Saúde foi eleita como uma das prioridades da atual gestão, e a população já sente os resultados positivos do trabalho que vem sendo realizado.

Uma das estratégias tem sido descentralização dos serviços de saúde. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, tem investido recursos próprios na melhoria na estrutura física das Unidades Básicas de Saúde, com a construção de novos e amplos locais de atendimento em comunidades estratégicas, oferecendo condições adequadas para o trabalho dos profissionais em saúde, e de acolhimento à população no lugar onde moram, evitando que a população tenha que se deslocar para outra sede do município em busca de atendimento.

Em apenas um ano e cinco meses de gestão, o prefeito Erculano Carvalho e o secretário de Saúde, José Genival, o GG, já entregaram seis Unidades Básicas de Saúde, duas, na noite desta sexta-feira (4), nas comunidades Agrovila e Uberlândia.

Denominada de Cândida Raimunda Dias, a UBS de Agrovila foi reconstruída em novos padrões e atenderá cerca de 120 famílias com serviços de acolhimento, consultas médicas e de enfermagem, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, visitas domiciliares, dentre outros. No povoado Uberlândia, com uma estrutura ainda maior, a UBS Antão Manoel Flor contará oferecerá uma diversidade de pelo menos 18 serviços em saúde, dentre os quais, de saúde bucal, com consulta e tratamento odontológico, e beneficiará a mais de 800 famílias. Além de Uberlândia, vai atender, também, as populações das localidades Milhãs, Ambrósio, Exú, Morais, Cacimbinha, Bem Ti Vi e Serra Branca.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) desempenham um papel importante na garantia de acesso a uma saúde de qualidade. Segundo o Ministério da Saúde, a atenção básica é capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas, evitando a busca pelo atendimento nas emergências dos hospitais.

Uma das beneficiadas na comunidade Agrovila é Maria dos Ramos, que destaca a proximidade de sua residência com o posto de saúde, como é popularmente conhecida a UBS. “É muito bom. Só em saber que a gente não precisa mais sair daqui pra cidade em busca de médico. Era muito dependioso. E agora a gente vai ter atendimento médico, enfermeiro, remédio, tudo no lugar onde a gente mora. A gente só tem a agradecer a Erculano e GG por olhado pra gente e trazido esse grande benefício”, disse.

Publicidade

O secretário GG destacou a descentralização dos serviços. “É mais fácil levarmos o médico da família até a comunidade, do que levar os a comunidade até o médico. O que nós estamos querendo é facilitar a vida da população, levar os serviços de saúde até eles e com qualidade”, disse. De acordo com o gestor da Saúde, os resultados tem sido obtidos, com a aproximação da população aos serviços de saúde nas quatro Unidades já inauguradas. “Nossa mensagem é que façam um bom uso dessas UBS, que não são do secretário e nem do prefeito, foi construído e equipado para o povo”, disse. Sobre as estratégias para driblar a crise e investir recursos próprios na construção de seis Unidades Básicas de Saúde, GG afirmou que o segredo está na boa gestão dos recursos públicos. “É só o gestor pegar o dinheiro público e aplicar da forma certa”, pontuou.

Prefeito Erculano falou da satisfação de estar entregando mais duas Unidades Básicas de Saúde à população. “É uma alegria muito grande poder realizar mais esses sonhos de estar entregando à população mais duas UBS em localidades importantes, onde estão muitas famílias carentes da presença do poder público”, disse.

O gestor reafirmou publicamente o compromisso de, até o final dessa gestão, entregar no mínimo, nove Unidades Básica de Saúde. “Todas as localidades serão beneficiadas. Hoje estamos entregando mais duas, chegando a seis, e estamos com mais uma em fase de conclusão no povoado Moquém. Em 40 dias vamos entregar à população”, disse, anunciando as próximas comunidades a serem beneficiadas. “A próxima que vamos começar a construir será no Bem Ti Vi, e depois, na minha comunidade, Cacimbinha. Esse trabalho é pensando nas condições de atuação dos profissionais para a tender a nossa população”, pontuou.  O prefeito Erculano ainda anunciou a construção de um Cemitério Público no povoado Uberlândia e a destinação de recursos do senador Ciro Nogueira para a pavimentação de ruas no povoado.

A deputada Belê Medeiros salientou que o município de Geminiano vem se desenvolvendo muito com a administração responsável do prefeito Erculano. “Fico muito feliz de estar presenciando mais esse momento tão significativo, que é a entrega dessas duas Unidades Básicas de Saúde, um gesto de respeito e valorização com o povo. Faz bem para o prefeito, e ainda mais para a comunidade que recebe um benefício de tamanha importância”, disse, afirmando que a gestão está acertando. “Isso representa muito para os moradores dessas comunidades beneficiadas. Representa acessibilidade, comodidade. Imagine você ter que se deslocar 15 ou 20 quilômetros para ter acesso a uma consulta médica, e hoje ter que percorrer alguns metros, passando ter isso na porta de casa. Isso implica muito e de forma positiva na vida dessas pessoas”, acrescentou.

O médico e ex-secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, prestigiou os eventos inaugurais e enalteceu a preocupação da gestão com a Saúde púbica. “A Saúde deve sim ser vista com prioridade por todo gestor que pensa no bem estar geral da população. E é exatamente isso o que estamos vendo acontecer em Geminiano, uma gestão que favorece o acesso da população aos serviços público, que descentraliza os locais de atendimento oferecendo uma estrutura adequada para que os profissionais em saúde possam atender bem a população, e o melhor, no local onde moram. Só resta parabenizar ao prefeito Erculano, ao secretário GG e a toda a gestão por esse grande trabalho”, disse.

Publicidade

Os eventos inaugurais foram bastante prestigiados pela população, familiares dos homenageados e pelas autoridades. Dentre outros, estiveram presentes o vice-prefeito Luís Gonzaga,  a primeira dama Lêda Emília, o presidente da Câmara, Chico Antão, demais vereadores e secretários municipais.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS