Connect with us

DESTAQUES

Prefeitos fazem esforço para conter Covid e retomar atividades dia 6, diz APPM

Publicado

em

O presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), prefeito de Água Branca, Jonas Moura, destacou o dia 06 de julho como a data para que os municípios iniciem a retomadas das atividades econômicas. Mas, antes disso, todos os prefeitos devem se unir em um esforço concentrado para conter a transmissibilidade do novo coronavírus.

Moura diz que apesar dessa expectativa de data, os dados sobre a transmissibilidade da Covid-19 ainda não são confiáveis: continua o aumento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, diz. Os prefeitos precisam acompanhar os dados da doença para uma possível retomada gradativa em julho.

“O que foi conversado entre vários segmentos, que a APPM estava presente, é no sentido de haver uma concentração de esforço, agora, sexta, sábado e domingo, e, provavelmente, no outro final de semana, para avaliar os números e ter uma retomada gradativa a partir do dia 06. Nós estamos nessa grande expectativa porque ninguém aguenta mais a economia com dificuldade. Todos nós estamos ansiosos que isso possa acontecer o mais  breve possível”, comenta.

O prefeito disse ainda que precisa ser reforçado os dados dessa concentração de esforço para o isolamento, permitindo que todos os prefeitos possam fazer, dentro das possibilidades do município. “Nós torcemos para isso, para que a gente possa melhorar o índice e retornar (as atividades com garantias). Não podemos colocar a perder (tudo que já fizemos para conter a pandemia) por conta de diálogo precitado, que não seja organizado”.

“Todo o trabalho que está sendo feito é para que a gente saia unidos e organizados. E que seja uma retomada, podemos dizer, em definitivo, ou seja, retomar por completo a economia piauiense”.

Publicidade

Jonas Moura afirma que será difícil para os gestores públicos manter a população em casa, respeitando o isolamento social. “Depois de 90 e poucos dias de tentativas de isolamento, de comércio fechado, é muito difícil conseguir convencer a população de ficar em casa, de ficar isolado. As necessidades vão aumentando”.

“Eu confesso que não tem sido fácil para os prefeitos. As regiões do médio Parnaíba, de Piripiri, tem feito mais testes, mas tem aumentando bastante. Vai levando uma concentração muito grande para a capital, onde tem os melhores recursos; já disseram do uso mais de 85% das UTIs, hoje já está tendo dificuldade em encontrar UTI. Temos que levar essa dificuldade para a população: não é porque ninguém quer manter e deixar fechado, é uma necessidade para preservar vidas”.

Carlienne Carpaso
cidadeverde.com

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS