Prefeitos mais votados podem não assumir mandatos em cidades do Piauí. Veja!
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 07/10/16
Comments 0

Prefeitos mais votados podem não assumir mandatos em cidades do Piauí. Veja!

Passadas as eleições, a população de três municípios piauienses ainda não sabe quem vai assumir no dia 1° de janeiro de 2017. A dúvida tem sido gerada diante das candidaturas indeferidas daqueles que receberam maior votação. De acordo com o Divulgacand, sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato que ficou em segundo lugar em São Miguel do Tapuio é apontado como eleito, assim como tem sido registrado nas cidades de Itaueira e Miguel Leão.

Em São Miguel do Tapuio, município localizado a 201 km de Teresina, a disputa foi acirrada, com diferença de 43 votos entre os dois candidatos. Pompilio Evaristo Filho (PSB), o Pompilim, recebeu 5.824 votos. Seu concorrente, Lincoln Matos (PTB), ficou em primeiro lugar com 5.867 votos, mas que teve candidatura indeferida e aguarda julgamento por instância superior.

Ainda no dia 20 de setembro deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) manteve a decisão da 39ª Zona Eleitoral e julgou improcedente o recurso interposto por Lincoln Matos, que teve candidatura à reeleição indeferida.

Pompilio Evaristo Filho, segundo mais votado, aparece como prefeito eleito (Foto: TSE)

O candidato havia sido condenado a reclusão de 6 anos e 8 meses por desvio de dinheiro por funcionário público, correspondendo ao crime de peculato.  A pena deveria ser cumprida em regime semiaberto e Lincoln Matos ficaria inelegível por 8 anos.

Procurado pelo G1, o candidato a reeleição não foi encontrado para se pronunciar sobre o assunto. Em vídeo publicado em sua página oficial no facebook, Lincoln dizia acreditar na comprovação de sua inocência e no êxito de sua candidatura.

“Estamos a recorrer, agora, ao TRE, acreditando que o grande sonho dos nossos adversários que seria de assalto tomar a Prefeitura de São Miguel para fazer o que todos nós sabemos, isso não vai acontecer”, disse Lincoln Matos em vídeo.

Candidato diz que assumirá prefeitura de São Miguel do Tapuio  (Foto: Reprodução/Facebook )

Candidato diz que assumirá em janeiro (Foto: Reprodução/Facebook )

Para Pompilim, o atual prefeito de São Miguel não deve ser reempossado. “Estou aguardando a decisão do TSE, mas acredito que serei empossado, pois de acordo com o sistema da Justiça Eleitoral, fui o único a receber os votos válidos. O outro candidato teve os votos anulados e é juridicamente impossível reverter o caso, pois está sendo julgado pela Lei da Ficha Limpa”, afirmou.

Até o dia 18 de dezembro, os prefeitos eleitos devem ser diplomados. Até lá, a situação deve ser resolvida em cerca de 80 municípios brasileiros, sendo três no Piauí.

Outros municípios
Em Itaueira, o prefeito Quirino Avelino (PTB), que concorre à reeleição pela sexta vez, teve seus 4.193 votos anulados. O candidato que teve os votos válidos foi Chico Moura (PSD) que contou com 2.662 votos.

Já em Miguel Leão, o candidato do PSD, Professor Joel teve 714 votos anulados. Roberto Nascimento (PR) aparece como eleito com 620 votos.

Fonte: G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Picos

Rally Piocerá 2019 vai passar por 16 cidades do Piauí; veja a programação

A cada edição, o Rally Piocerá/Cerapió conta com diversas cidades que recebem os participantes durante todos os dias de prova. Em 2019, a tradicional competição off-road do Brasil movimentará 34

DESTAQUES 0 Comments

Senadores entregam carta pedindo renúncia de Dilma e novas eleições

Um grupo de senadores entregou nesta quinta-feira uma carta destinada à presidente Dilma Rousseff pedindo que ela aceite renunciar à parte do seu mandato e apoie uma proposta de emenda

POLÍTICA 0 Comments

FRONTEIRAS | Em Teresina prefeita Maria José assina convênio com a FUNASA para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

A prefeita de Fronteiras, Maria José de Sousa Ayres, participou nessa sexta-feira (06) da Assembléia Geral Ordinária da Associação Piauiense de Municípios (APPM) que elegeu Gil Carlos para presidir a