Connect with us

Belém do Piauí

Prefeitura de Belém do PI inaugura nova sede da Secretaria de Assistência Social e promove VIII Conferência

Publicado

em

O prefeito Ademar Carvalho, entregou a população do município de Belém do Piauí, na manhã desta  quinta-feira, 26, o novo prédio da Secretaria de Assistência Social. A inauguração aconteceu paralelo a VIII Conferência Municipal de Assistência Social.

A Secretaria que funcionava em prédio alugado,  agora passa a ter sede própria, ficando localizada ao lado do Anexo do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS.

A solenidade de inauguração contou a participação de diversas autoridades municipais, o secretariado e usuários, que também,  estiveram presentes da Conferência.

Inicialmente aconteceu o enlace da fita, e em seguida,  os presentes visitaram as instalações da Secretaria. A nova estrutura é mais moderna, mais ampla, onde  possui, recepção,  salas  para atendimento,  com  capacidade para atender um número maior de usuários.

Segundo, o prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, o prédio que já pertencia ao patrimônio do município, foi todo reformado, ampliado e mobiliado com recursos próprios.

Publicidade

O prefeito ainda falou sobre a importância de realizar as melhorias para que o órgão municipal funcione cada vez melhor, dando mais qualidade e agilidade aos atendimentos prestados à população. “Esse  novo espaço  tem  uma estrutura física maior e mais adequada que vai oferecer um melhor atendimento ao público”, frisou o gestor.

Após a inauguração,  aconteceu a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que discutiu sobre o tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.

O evento iniciou as atividades com a entoação do Hino do Piauí, e logo após,  aconteceu uma apresentação musical realizada pelos adolescentes do NUCA. Os trabalhos foram abertos,  oficialmente,  pela  presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Paula Ribeiro.

Segundo a assistente social, Olisabel  Silveira,  a conferência  tem por atribuição  a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“Diante da intensa fragilização na execução da política pública de assistência social é tempo de reafirmar e assegurar a garantia dos direitos sociais, constitucionalmente adquiridos,  assim é de suma importância a realização dessa conferência para que ocorra o exercício contributivo e  universalizador da proteção social”, destacou.

Publicidade

A palestra magna foi ministrada pelo conferencista,  Tancredo Paiva, que explanou sobre os eixos temáticos – Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado; Financiamento público; e SUAS com participação social.

Tancredo frisou que a conferência traz um diferencial no seu contexto. “Essa conferência é mais que um movimento social, é um grito de socorro às desregulamentação que estão acontecendo no âmbito das políticas públicas. Para se ter uma ideia, o Conselho Nacional de Assistência Social não convocou as conferências, no âmbito governamental, foi a sociedade civil organizada que impulsionou esse movimento,  fazendo  com que pudesse corroborá com aquilo que está na Constituição de 88, que é assegurar  a participação social”, explicou.

Durante o evento democrático, os debates foram coletivos com participação social, assegurando momentos de discussão e avaliação das ações socioassistenciais  voltadas para  os usuários e trabalhadores da assistência social.

O evento finalizou com a entrega de certificados, e logo após,  foi servido um almoço.

Participaram do evento, além do prefeito Ademar Carvalho, a secretária de Assistência Social, Anaías Carvalho, o secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, a secretária de Educação, Claudia Ribeiro, a secretária de Finanças Josefa Silva, o presidente da Câmara, Bernardino Carvalho, os vereadores, Luiz de Sousa e   Roseane Ribeiro,  a assessora Jurídica Bruna Raflezia, o controlador,  Manoel Neto, a vereadora Roseane Ribeiro, o coordenador do Emater, Luiz José,  além do Conselho Tutelar, Conselhos de Direitos e os adolescentes do NUCA, dentre outros.

 

Publicidade

Veja as fotos da inauguração e da conferência:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS