Connect with us

Curral Novo do Piauí

Prefeitura de Curral Novo transforma município em canteiro de obras e melhora a vida da população

Publicado

em

Curral Novo do Piauí, distante cerca de 470 km da capital Teresina, vive um dos melhores momentos de sua história. O município gerador de energia limpa e com grande potencial de minérios, se transformou num verdadeiro canteiro de obras em diversas áreas, na cidade e no interior, benfeitorias realizadas pelo Governo Municipal que tem melhorado a cada dia a qualidade de vida da população.

A reportagem do portal Cidades na Net esteve no município e visitou algumas dessas obras e registrou a transformação realizada em comunidades como o Baixio dos Belos. A pequena comunidade, situada a cerca de 35 km da sede, tem recebido uma atenção especial da gestão do município, que tem à frente o jovem prefeito Abel Francisco de Oliveira Júnior.

Lá, o Governo Municipal pavimentou ruas com emenda do Governo do Estado e recursos próprios, ampliou a Escola Municipal, construindo mais quatro salas de aula, reformou o posto de saúde e qualificou os serviços, e por último, construiu uma praça com academia de saúde, um espaço destinado ao convívio social e as práticas de atividades físicas. Os investimentos deram um novo aspecto à comunidade e elevaram a autoestima dos moradores.

Os caminhos por onde passam o povo e que levam o desenvolvimento que chegam a essas comunidades rurais, também tem recebido uma atenção especial da gestão do município. Todas as estradas vicinais do município foram recuperadas, logo que passado o período chuvoso. Agora, a Prefeitura de Curral Novo está realizando a terraplanagem de um trecho entre as localidades Carneiro e Canto Alegre.

“Ali é uma estrada que quando chove ninguém passa. Foi um pedido da população e um compromisso que a gente assumiu. Terminando o piçarramento, a gente vai resolver aquele problema”, disse o prefeito Junior de Abel.

O trecho em obras tem 6 quilômetros de extensão. A estrada receberá revestimento primário com quatro metros de largura e vinte centímetros de espessura, além da construção de bueiros para a drenagem das águas. Máquinas e operários estão trabalhando em ritmo acelerado na obra, que foi iniciada no começo do mês de julho e deverá ser finalizada ainda este mês.

Publicidade

Na localidade Piranha, a Prefeitura Municipal está aplicando recursos próprios na reconstrução de uma barragem. A comunidade é muito seca e precisa de água para sustentar os animais. “Lá já teve uma barragem, quando aqui ainda era do município de Simões, mas quebrou. Isso já faz muito tempo. E a gente assumiu mais esse compromisso de construir uma nova barragem”, explicou o prefeito. Conforme o projeto, a nova barragem tem uma parede de contenção com 90 metros de extensão, acumulando assim um grande volume de água, que será utilizada, sobretudo, no consumo animal.

A comunidade Caititu, distante cerca de 22 km da cidade, será beneficiada com um projeto de descentralização dos serviços de Saúde. Lá, também estão sendo aplicados recursos próprios na construção de uma Unidade Básica de Saúde. A obra já está avançada, em fase terminal. Logo que concluída, a UBS será equipada para acolher os profissionais de Saúde que irão levar atendimento aos moradores da região, que é populosa. Além de Caititu, também serão atendidos os moradores das comunidades Fazenda Nova, Campo Limpo, Avaçã e Terra Nova.

A cidade também avançou muito. Além das obras de pavimentação urbana, que melhoraram as condições de trafegabilidade de veículos e pessoas, outra obra importante foi a expansão da rede de energia elétrica, com a eliminação das ligações clandestinas, as chamadas gambiarras, que levavam energia de baixa qualidade aos consumidores e ocasionavam diversos prejuízos, dentre outros, a queima de aparelhos eletrodomésticos.

Hoje, essas famílias vivem uma nova realidade. A rede foi ampliada pela empresa Equatorial e hoje chega a todas as áreas da cidade. Os postes de madeira deram lugar aos postes de cimento. A cidade também recebeu novos transformadores, saindo de um único transformador, para 12 transformadores espalhados pela cidade, aumentando assim a capacidade instalada.

“A população de Curral Novo agora tem uma energia de qualidade em suas casas”, comemora o prefeito. E para reforçar essa importante benfeitoria, a Prefeitura Municipal está investindo na iluminação pública. Ao todo, mais de 400 kits de iluminação foram adquiridos e estão sendo instalados na cidade.

A cidade também ganhou um polo da Academia de Saúde ao ar livre. Vanderlúcia Cavalcante, secretária de Saúde, informou que a obra está quase pronta e já faz planos. “Logo que passar a pandemia a gente vai poder abrir as portas, contratar os profissionais e realizar as atividades com a população, jovens, idosos, toda a comunidade, e assim, promover o bem estar através das atividades físicas e o cuidado com a saúde”, disse.

Ainda na zona urbana, a Prefeitura Municipal está aplicando recursos próprios na pavimentação de ruas, garantindo acesso a uma área da cidade que está em pleno desenvolvimento, com a realização de obras por parte do poder público e da iniciativa privada. “A gente calçando a rua, estimula a cidade a crescer, valoriza os terrenos, incentiva o pessoal a construir suas casas”, pontuou o prefeito.

Lá, foi construída uma quadra poliesportiva, essa, com recursos destinados pelo então deputado federal Marcelo Castro, sendo a primeira da cidade, e está sendo construída, também, uma creche escolar.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS