Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de São Julião adquire mais de 100 testes rápidos e divulga balanço de ações contra Covid-19

Publicado

em

Intensificando as ações de combate ao novo coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de São Julião na administração do prefeito Dr. Jonas Alencar, gestão “O Povo em Primeiro Lugar”, adquiriu novo lote com mais de cem testes rápidos para detecção da Covid-19.

Dr. Jonas Alencar afirmou que todos os profissionais da Saúde da rede pública que atuam no combate contra a doença foram testados nesta quinta-feira (02) e tiveram resultados negativos.

Prefeito Dr. Jonas Alencar / Arquivo: Cidades Na Net

“É uma bênção que todos os profissionais da Saúde que foram testados tiveram resultados negativo para Covid-19”, destacou. “Os dois profissionais que testaram positivo em outra ocasião estão cumprindo o isolamento social”, afirmou o prefeito.

Novas ações a serem desenvolvidas

O prefeito Dr. Jonas, disse que será desenvolvido o Programa Busca Ativa em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) que tem como objetivo fazer o rastreamento de pessoas contaminadas pela Covid-19.

“Vamos testar todos os comerciantes de nossa cidade e aquelas pessoas monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde. Os testes rápidos deverão seguir os protocolos de acordo com a Organização Mundial da Saúde, que determina que deve testar apenas aquelas pessoas que possuem sintomas e que estejam em isolamento domiciliar entre 7 a 10 dias”, explicou.

Publicidade

“No momento estamos com uma dificuldade que é o desfalque de dois dos nossos quatro médicos. Um deles sofreu um acidente e fraturou a bacia e outro médico contraiu a Covid. Este que contraiu teve que ser afastado por pertencer ao grupo de risco”, explicou afirmando que mesmo com as dificuldades, a Busca Ativa será feita. “Vamos fazer a Busca Ativa para resguardar o povo do São Julião”, afirmou o prefeito Dr. Jonas Alencar.

Até esta quinta-feira, 02 de julho, registra-se doze paciente que receberam o diagnóstico de recuperação pela Covid-19.

Veja mais ações de combate ao novo coronavírus executadas pela Prefeitura de São Julião

Desde o início da pandemia, a gestão municipal tem adotado diversas estratégias de combate e enfrentamento ao novo coronavírus.

A primeira ação seguindo o decreto estadual foi a suspensão das aulas no dia 17 de março, inicialmente com prazo de 15 dias até o dia 31 do mesmo mês, bem como a suspensão das atividades coletivas ou eventos realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública municipal direta e indireta.

Publicidade

A outra ação visando a preservação da saúde dos sãojuliãoenses foi a suspensão da feira livre.

Ainda no mês de março a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de São Julião esteve na ação de monitoramento de pessoas que chegaram ao município vindas de outros estados, seguindo normas e determinações dos órgãos de controle no tocante a prevenção ao COVID-19.

Capacitação

Os profissionais de Saúde foram capacitados a cerca da triagem de atendimentos, assim como também foi criado o grupo de trabalho de prevenção ao COVID-19 e a criação do fluxograma e antecipação da campanha de vacinação contra gripe de acordo com o Ministério da Saúde.

Para melhor esclarecimento e informação da população houve entrevistas na rádio com grupo gestor para tirar dúvidas sobre o boletim informativo e a realização da campanha Fique em casa.

Publicidade

No intuito de maiores esclarecimentos foram elaborados vídeos e panfletos educativos com orientações, bem como da ampliação dos atendimentos de enfermagem e médicos.

Limpeza e mapeamento

A equipe da Prefeitura fez a limpeza de ruas na capina de mato por conta das chuvas.

Foram mapeadas as pessoas que visitam o município. Os ACS’s passaram por formação para mapeamento e acompanhamento, além da fiscalização nas fronteiras do município; cancelamentos de feiras livres e eventos comunitários – cultos, missas, para não haver aglomeração.

A Prefeitura de São Julião emitiu no dia 30 de abril, um novo decreto que rege a prorrogação das medidas preventivas e de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19).

Publicidade

De acordo com o Decreto nº 033/2020 ficou determinado a prorrogação do prazo e suspensão das aulas da rede pública municipal de ensino e de todas as atividades e eventos, previstos no Decreto N° 014/2020, incluindo a feira livre aos sábados, até 30 de maio de 2020.

Em cumprimento ao Decreto Estadual N° 18.947, de 22 de abril de 2020, foi estabelecido o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, EPI (Equipamento de Proteção Individual) em todo o município sãojuliãoense sendo necessário fazer uso do equipamento mesmo ao sair de casa, deslocar-se por vias públicas ou permanecer em espaços onde circulem outras pessoas.

Outra importante ação foi a instalação do consultório específico para atendimentos à pacientes com síndrome gripal, instalado no Hospital Municipal Luís Gonzaga da Rocha. A iniciativa se deu através da diretora da unidade hospitalar, Keyla Bezerra, juntamente com o subsecretário de Saúde, Severiano Gomes, com apoio da Prefeitura Municipal, na administração do prefeito Dr. Jonas Alencar.

A medida adotada utilizou como método de prevenção exclusivamente para atendimentos de pessoas que apresentam sintomas da síndrome gripal e a realização de testes rápidos para a detecção da Covid-19. A finalidade dessa estratégia é evitar que os demais pacientes atendidos em consultório de rotina tenham contato com pessoas que apresentem sintomas de síndrome gripal.

Nos critérios adotados na instalação do consultório, está a realização da triagem para pacientes que apresentarem síndrome gripal e também há uma linha que estabelece distanciamento para que os solicitantes não tenham aproximação com o balcão da recepção.

Publicidade

Demarcação de pontos na casa lotérica para distanciamento social

A diretora do hospital, Keyla Bezerra, o subsecretário de Saúde Severiano Gomes e o comandante do GPM de São Julião, Xavier, se reuniram com os proprietários da casa lotérica para discutir formas de atendimento, com objetivo de estabelecer distanciamento social entre usuários para que não haja riscos de contágio.

Após a reunião ficou decido que seria feita a demarcação de pontos com distância de dois metros de um para o outro, bem como interdição da rua e elaboração de escala para os profissionais de saúde auxiliarem na organização e fiscalização das filas.

A demarcação foi realizada na tarde de 03 de maio. Logo no início da manhã de segunda-feira (04), às 07h, os profissionais da saúde, a PM e os fiscais já marcaram presença para auxílio na organização e fiscalização de filas.

Usuários da lotérica aguardam em filas demarcadas com pontos de distanciamento

Medidas de orientação

Publicidade

A Prefeitura de São Julião através da Secretaria Municipal de Saúde em trabalho conjunto com o Grupamento de Polícia Militar (GPM), visitou diversos estabelecimentos comerciais na zona urbana e também em comunidades como Fujona e Mandacaru, na zona rural. O objetivo da ação foi orientar sobre as medidas de prevenção, cuidados, fluxo de pessoas dentro dos comércios, horários reduzidos de funcionamento, entre outras informações que contribuem com a prevenção contra a doença.

Durante as visitas os agentes colocaram cartazes educativos em paredes de vários comércios que orientam o uso correto de máscaras entre outras informações.

Higienização

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde foram higienizadas vias públicas e pontos de aglomeração no município. A ação foi desenvolvida com caminhão pipa cedido pelo vereador Acelino Virgílio percorrendo por ruas e avenidas lavando com produto higienizador. Para maior eficácia do trabalho, um agente utilizou bomba costal para aplicação do produto nos locais de difícil alcance pelo caminhão pipa.

Agente utilizando bomba costal

Blitz Educativa para cuidados com a Covid-19 e prevenção contra a Dengue

Publicidade

Foram distribuídas cartilhas e panfletos de orientação sobre os cuidados com a Covid-19, além da distribuição de máscaras de proteção para toda população sãojuliãense.

Paralelo as instruções educativas e distribuição de Equipamento de Proteção Individual (EPI’), as equipes de saúde trabalham em blitzes educativas nas estradas de acesso à São Julião.

Nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus, outra ação executada para resguardar a população sãojuliãoense foi o trabalho de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti que é um agente transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

Transparência em prestação de contas na aplicação de recursos contra a COVID-19

O município de São Julião de acordo com levantamento feito pelo Centro de Apoio Operacional de Combate a Corrupção de Defesa do Patrimônio Público (CACOP), órgão do Ministério Público, se destaca entre os municípios mais transparentes com relação aos gastos aplicados no combate e enfrentamento da Covid-19.

Publicidade

O levantamento mostra a transparência dos 224 municípios do Piauí na aplicação de recursos no combate e enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19).

A classificação do CACOP é feita através de cores: a cor verde sinaliza que o município possui portal de transparência e informações. A cor amarela identifica que os municípios possuem portais mas ainda existem dificuldades no acesso aos dados. A cor vermelha classifica as cidades piauienses que ainda não disponibilizam informações sobre os gastos.

São Julião possui 6.253 habitantes e está sinalizado com a cor verde, classificado entre os 151 municípios mais transparentes com gastos no combate ao novo coronavírus (COVID-19).

 Veja os municípios no painel de transparência da Covid-19

Análise de dados

A primeira análise de dados sobre o monitoramento de pessoas que chegaram ao município no período de Covid-19 foi divulgada pela Saúde em parceria com os Agentes de Saúde, compreendendo entre os dias de 13 de março a 29 de abril. Neste período 191 pessoas chegaram ao município, foram monitoradas e orientadas a seguirem as medidas determinadas pelos órgãos de saúde.

Publicidade

Segundo os gráficos a prevalência de casos monitorados é do sexo masculino, ocupando 66%, e apenas 34% compreende ao público feminino.

Outro balanço de dados, trata-se das blitzes educativas em prevenção ao novo coronavírus (COVID-19) referente ao período de 19 e 31 de maio. O trabalho de combate e enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19), é uma iniciativa da Prefeitura de São Julião, na gestão “O Povo Em Primeiro Lugar” do prefeito Dr. Jonas Alencar.

Neste período foram orientadas o total de 1.255 pessoas. Todos os transeuntes abordados registraram os motivos de acesso ao município e receberam orientações dos profissionais de saúde.

Instalação de Totens

A Prefeitura Municipal de São Julião, através da Secretaria de Assistência Social, instalou no dia 08 de junho, totens contendo álcool em gel em pontos da cidade.

Publicidade

Os equipamentos foram colocados nas Unidades de Saúde das comunidades da zona rural – nos povoados Mandacaru e Fujona-, no Centro de Saúde Luis Gonzaga da Rocha e na Secretaria de Assistência Social.

Para usar os totens, é preciso apenas pisar no local indicado que o álcool em gel sai na mão de forma que o usuário não tenha contato nenhum com o equipamento.

Mais ações

A Prefeitura de São Julião por meio da Secretaria de Assistência Social, em mais uma etapa de ações de combate ao Covid-19, distribuiu  Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), para os profissionais do órgão. As entregas foram iniciadas no dia 04 de junho.

Ao todo os 17 profissionais que atuam na linha de frente receberam os EPI’s, com o objetivo diminuir a exposição com o uso das vestimentas adequadas em meio a pandemia da Covid-19.

Publicidade

Nas ocasiões, foram entregues toucas, luvas, aventais, viseira de proteção, álcool em gel 70% e máscara para equipe e usuários que frequentam os serviços.

Além da entrega dos EPI’s, a gestão municipal fez o reabastecimento mensal da Farmácia dos Idosos para a entrega dos medicamentos gratuitos, localizada ao lado da Secretaria de Saúde.

Atividades da Assistência Social em tempos de pandemia

Para manter assistência aos usuários, mesmo com as atividades presenciais suspensas devido a pandemia da Covid-19, a Prefeitura de São Julião na gestão do Prefeito Dr. Jonas Alencar através da Secretaria Municipal de Assistência Social, administrada pela primeira-dama e secretária, Késsia Ramos de Alencar, retomou os atendimentos para os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de forma remota.

As atividades estão sendo desenvolvidas através da distribuição das tarefas e materiais para serem realizadas em casa. A distribuição é feita pela coordenadoria do SCFV com apoio das monitoras.

Publicidade

A importância da retomada das atividades de forma remota de acordo com a secretária Késsia Ramos, é para que as famílias assistidas pelo programa que não tem acesso à internet em casa, não fiquem impossibilitadas do acompanhamento assistencial visto que as pessoas estão mais fragilizadas por conta do isolamento social.

O SCFV é um programa que protege e acolhe crianças e adolescentes em situações vulneráveis. O trabalho é feito com todo apoio do prefeito Dr. Jonas e da secretária de Assistência Social, Késsia Ramos, que disponibiliza de tudo que é necessário pra que as crianças sejam bem assistidas, tanto na sede como nos povoados.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, administrada pela primeira-dama e secretária, Kessia Ramos de Alencar, está desenvolvendo também o ‘Projeto Viver Bem’  através das redes sociais.

O projeto é direcionado para as idosas que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e é desenvolvido através de um grupo formado no Whatsapp, com o objetivo de melhorar a vida das integrantes nos aspectos físicos, psíquico e social.

Vacina contra Influenza e fortalecimento da imunidade

Publicidade

A Secretaria de Saúde divulgou no último dia 30 de junho, o relatório de cobertura vacinal contra a Influenza. De acordo com o relatório do vacinômetro, foram aplicadas 1.539 doses da vacina atingindo 96,61% e superando a meta de cobertura do público-alvo estipulado pelo Ministério da Saúde.


Clique nos links abaixo e confira todas as  ações de prevenção e combate ao coronavírus executadas pela Prefeitura de São Julião

SÃO JULIÃO | Saúde divulga análise de dados sobre monitoramento de prevenção à Covid-19

SÃO JULIÃO | Secretaria de Saúde divulga dados sobre acessos ao município durante blitzes educativas. Veja!

Assistência Social de São Julião desenvolve de forma online ‘Projeto Viver Bem’

Publicidade

Saúde de São Julião imuniza mais de 96% do público-alvo e supera meta de vacinação contra Influenza

Assistência Social de São Julião mantém atividades do SCFV de forma remota

Prefeitura de São Julião realiza entrega de EPIs para profissionais da Assistência Social

Prefeitura de São Julião instala totens de álcool em gel em pontos da cidade

Prefeitura de São Julião está entre as mais transparentes com os gastos da Covid-19

Publicidade

SÃO JULIÃO | Prefeito Dr. Jonas distribui máscaras, panfletos e instala blitz educativa no combate à Covid-19

SÃO JULIÃO | Prefeito Dr. Jonas inicia trabalho de higienização de ruas e pontos de aglomeração

Prefeitura de São Julião vai higienizar vias públicas e pontos de aglomeração. Veja cronograma!

Profissionais da Saúde de São Julião orientam comerciantes sobre prevenção da Covid-19

COVID-19 | Prefeitura de São Julião monta consultório para síndromes gripais e demarca locais para filas em lotérica

Publicidade

Prefeitura de São Julião emite novo decreto e prorroga medidas de prevenção ao coronavírus

SÃO JULIÃO | Prefeito Dr. Jonas intensifica ações de combate ao COVID-19

Prefeito Dr. Jonas envia equipe de saúde para monitorar chegada de pessoas em São Julião

SÃO JULIÃO | Prefeito Dr. Jonas decreta suspensão da feira livre para este sábado (28)

Prefeitura de São Julião determina suspensão de feira livre para este sábado (21)

Publicidade

Prefeitura de São Julião suspende aulas e atividades com aglomeração de pessoas por 15 dias


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS