Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura promove o I Desafio do Galo e ciclistas de Jaicós se destacam; veja fotos

Publicado

em

A centenária cidade de Jaicós foi palco, neste domingo, dia 7 de setembro, de uma grande competição esportiva, o I Desafio do Galo, que reuniu mais de 200 de ciclistas do Piauí e dos outros oito estados da região Nordeste, além do Rio de Janeiro e do Paraná, em um dia de muita adrenalina e emoção.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA!

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e Naativa Produções, dentro das comemorações ao Dia da Independência do Brasil, e com o objetivo do evento de disseminar a prática esportiva na modalidade ciclismo, além de divulgar o município no âmbito nacional e atrair o turismo esportivo para a cidade de Jaicós.

A abertura oficial aconteceu na noite do sábado (6), quando aconteceu o Congresso Técnico, com a participação dos organizadores e os competidores, e show com Cristiano Pipow.

NOTÍCIA RELACIONADA:
– I Desafio do Galo é aberto com congresso, entrega de kits e show

Publicidade

Para a realização do Desafio do Galo, uma grande estrutura física e de pessoal foi montada. Veículos, palco, som, tendas, barracas com água e alimentação, profissionais de saúde, pontos de apoio na trila, e cerca de 50 pessoas estiveram envolvidas na organização.

Eram pouco mais de 8h da manhã quando os mais de 200 atletas inscritos iniciaram a prova. O percurso iniciou pelas ruas da cidade, passando ao lado da história Igreja Matriz de Jaicós, onde em uma das torres está o símbolo da cidade, o galo. Os ciclistas deixaram a cidade e iniciaram uma longa trilha na zona rural, passando por diversas localidades do município. A passagem das centenas de ciclistas atraiu a atenção dos moradores das comunidades.

Cerca de 1h40 depois, os primeiros competidores das categorias cujo percurso era de 30 km passaram pela linha de chegada, na principal Avenida cidade, onde um grande número de pessoas enfrentava o sol forte para prestigiar e aplaudir os vencedores. O Desafio do Galo foi dividido em várias modalidades, possibilitando a participação de ciclistas de adolescentes e adultos, homens e mulheres. As distâncias, variavam entre 30 e 50 km.

No início da tarde a Prefeitura Municipal realizou a cerimônia de premiação dos vencedores. Destaque para os ciclistas de Jaicós que superaram as dificuldades e venceram nas modalidades masculino e feminino local. Como forma de incentivo e apoio ao ciclismo, o Desafio do Galo ofereceu uma premiação total de 15 mil reais, a maior em toda história do ciclismo piauiense.

Em entrevista ao portal Cidades na Net, Daniel Freitas, da Naativa Produções, empresa especializada que organizou o evento, destaca os ganhos do Desafio do Galo para a cidade de Jaicós. “A partir de hoje, depois o grandioso sucesso do Desafio do Galo, Jaicós se torna uma cidade reconhecida em todo o Nordeste dentro do ciclismo. Outro fator importante é o aquecimento da economia local, a renda gerada, tendo em vista que a rede hoteleira está toda lotada, a movimentação nas lanchonetes e restaurantes”, disse,

Para Daniel, o principal benefício é a semente plantada para a iniciação de novos ciclistas. “Não tenho dúvida que a partir de hoje nós teremos muito mais pessoas adotando o ciclismo como prática esportiva. Depois da largada, nós já tivemos 50 crianças do Instituto Kairós pedalando. Então, a perspectiva é evoluir o ciclismo em Jaicós e crescer ainda mais o número de participantes no próximo ano”, disse.

 “O Desafio do Galo é mais uma novidade que a nossa gestão traz para a cidade de Jaicós. É cada dia maior o número de pessoas praticando ciclismo em Jaicós e o nosso objetivo foi de promover e incentivar ainda mais essa prática. Estão de parabéns a todos que participaram da competição e engrandeceram o evento, mas parabenizo, especialmente, os nossos conterrâneos, os jaicoenses que abrilhantaram o Desafio do Galo”, disse, o prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, que fez uma avaliação positiva do evento. Segundo ele, todos objetivos traçados à cerca do evento foram alcançados. “O evento foi um sucesso. Os ciclistas estão elogiando, a população prestigiou tanto na cidade, como no interior onde os competidores passaram. É algo novo para Jaicós, e é disso que nossa cidade está precisando”, pontuou.

Publicidade

O gestor afirmou que o evento nasceu grande. “É a primeira edição, mas começamos com estrutura de um evento de grande porte para bem acolher os atletas participantes, tanto da nossa cidade, como de outras cidades e estados, além de uma boa premiação, a maior do ciclismo no Piauí”, disse, afirmando que no próximo ano realizará um evento ainda maior. “Jaicós entra para o roteiro de eventos do ciclismo no Nordeste. Além de realizarmos a segunda edição em 2018, nós vamos buscar oficializar essa prova e incluir no calendário oficial do ciclismo nordestino”, pontuou.

Além do prefeito Neném de Edite, outras autoridades também estiveram presentes, como o vice-prefeito Francisco Lima Rodrigues, o secretário de Cultura, Dejerson Lima (Piti), vereadores e secretários municipais.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS