DESTAQUES
Prefeitura realiza arrastão de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Padre Marcos

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos, em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira, 31, um arrastão de combate aos focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika vírus, chikunguya.
A campanha de mobilização foi denominada “Padre Marcos contra o aedes” e reuniu cerca de 200 pessoas, entre autoridades, secretários, funcionários de Saúde, Educação, Assistência Social, alunos das escolas municipais, entre outros.
A mobilização teve início na Prefeitura, onde os colaboradores da campanha foram recepcionados com um café da manhã. Em seguida, foram divididos grupos de inspeção, que visitaram ruas, bairros, avenidas e praças da cidades, eliminando locais que servem de criadouro para o mosquito.
A coordenadora da campanha de mobilização, a enfermeira Milena Leal, repassou uma mensagem do prefeito Valdinar Silva, que não pôde estar presente. “Prezados padremarcoeses, o ano iniciou com um grande desafio para todos nós. A dengue, zica, chikunguya, são doenças que podem deixar graves consequências para nossa saúde e têm trazido grande preocupação para população, exigindo cuidado dos profissionais da saúde e requerido constante atenção das autoridades do município. Nossa mensagem é solicitar sua colaboração e apoio para que juntos possamos combater e eliminar todos os focos do aedes aegypti, e assim nossa cidade ficar livre de doenças”.
Durante a ação foram realizadas vistorias em casas, recolhido lixo das ruas e terrenos baldios. Também foram entregues panfletos informativos, além da circulação de um carro de som mobilizando e orientando a população a não jogar lixo na ruas e nem armazenar água de forma indevida.
A secretária de Administração, Thuanny Mikaella, disse que a campanha é preventiva e tem como foco eliminar o risco de doenças causados pelo mosquito. “Nosso intuito é prevenir, para que nosso município não venha a ter casos de dengue, zika ou chikungunya. É uma campanha de prevenção e promoção a saúde da população de Padre Marcos. Queremos que o município fique imune ao aedes aegypti ”, disse.
Segundo Thuanny, a administração parou os serviços pela manhã e todos os profissionais foram mobilizados e preparados para que pudessem orientar e levar a mensagem para a população. Para a Secretaria, a campanha foi positiva. “A avaliação é muito positiva, nossos colaboradores se empenharam, vestiram a camisa e foram as ruas e conseguimos realmente mobilizar e orientar toda a população, recolhemos um grande número de lixo e identificamos os locais que mais precisam ser trabalhados. Essa iniciativa foi do prefeito Valdinar, que cobrou dos Secretários que desenvolvessem essa ação de prevenção e promoção a saúde do povo de Padre Marcos, e deu certo. Inclusive, os profissionais tem elogiado muito nosso gestor pela iniciativa”, concluiu Thuanny.
A Secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, também falou sobre ação. “Considero de suma importância essa ação que realizamos, e nós da assistência social, além de participar hoje, promovemos ainda ações educativas para as crianças e os adolescentes do Serviço de Conivência e Fortalecimento de Vínculos, como também, para as famílias beneficiárias do bolsa família, e o resultado, assim como o de hoje, foi bem positivo. Esperamos que mais positivo seja daqui para frente e que não ouçamos falar nessas doenças em nossa cidade”, disse.
Ao término de toda as atividades as equipes retornaram a prefeitura, onde elaboraram um relatório identificando o que foi realizado, e mostrando como está cada área da cidade, para posteriormente ser tomado as medidas cabíveis.
O prefeito Valdinar Silva, desde que assumiu a gestão de Padre Marcos, tem se empenhado e feito um trabalho diferenciado, no intuito de combater o mosquito aedes aegyti. Logo no início da gestão, foi realizado um mutirão de limpeza das ruas e terrenos Além disso, aumentou o número de agentes de endemias para intensificar as vitorias nas residências, somado à realização de palestras educativas em todas as escolas, mobilizando ainda todos os setores administrativos.
Também participaram da mobilização, o vice-prefeito, Valdo Benedito, a primeira dama , Edilene Silva, os Secretários, de Saúde, Maria Lúcia, de Educação, Heraldo Gomes, de Assistência Social, Lucicleide Dias, a vereadora presidente da Câmara, Emanoela Sousa (Maninha), os vereadores, Antônio Chiquinho, Bonifácio Dias, Iranildo Francisco Irmão Adão e Manoel Francisco (Neli), Agentes e Endemias e Agentes de Saúde.
Veja mais fotos:
-
Jaicós2 dias atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Cirurgião-dentista de Vila Nova morre aos 34 anos e causa grande comoção na região
-
Bocaina6 dias atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
DESTAQUES1 semana atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
GERAL1 semana atrás
Tronco de 2 toneladas mais antigo que os dinossauros é encontrado no interior do Piauí: ‘280 milhões de anos’