Connect with us

Campo Grande do PI

Presidente do TRE-PI lança mutirão de cadastramento biométrico em Jaicós

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) iniciou nesta segunda-feira (6) o mutirão para a revisão eleitoral com coleta de dados biométricos dos eleitores de 41 municípios do Piauí [veja a relação abaixo]. Este é o terceiro e último grupo o recadastramento biométrico. Até o dia 06 de março de 2018, a Justiça Eleitoral pretende atender a um total de 260.196 eleitores.

O lançamento oficial do atendimento em caráter de mutirão aconteceu em solenidade realizada esta manhã, na Câmara de Vereadores do município de Jaicós, sede da 19ª Zona Eleitoral, que compreende, também, os municípios de Campo Grande do Piauí, Massapê do Piauí e Patos do Piauí.

A solenidade foi coordenada pelo presidente em exercício no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Edvaldo Pereira de Moura, e contou com as presenças do juiz membro da Corte Eleitoral, Paulo Roberto de Araújo Barros, do juiz eleitoral da 19ª ZE, Franco Morette Felício de Azevedo, da promotora eleitoral da 19ª Zona, Ednólia Evangelista de Almeida, do juiz presidente da AMAPI, Thiago Brandão de Almeida, da coordenadora de eleições informatizadas e presidente do Comitê Gestor da Biometria, Silvani Maia Resende Santana, além de prefeitos Ogilvan Oliveira (de Jaicós), Francisco Carvalho (de Massapê) e João Batista (de Campo Grande) e outros representantes dos municípios.

Em entrevista, o presidente em exercício destacou a importância da biometria no processo eleitoral. “Depois das urnas eletrônicas, uma das medidas mais importantes para a segurança do voto é a biometria, que fecha as portas para as fraudes eleitorais no tocante a identificação do eleitor. Nas próximas eleições não poderemos mais falar em eleitor votando no lugar de outro, pois o voto na urna só será liberado quando o leitor biométrico identificar as impressões digitais do eleitor”, disse.

Edvaldo Moura acrescentou que essa é a terceira e última etapa de cadastramento da biometria no Piauí. “Nós estamos no segundo lugar no Brasil, perdendo apenas para o Paraná, em termos de percentual, no cumprimento da meta nacional de biometria. Esse é o resultado da eficiência do Tribunal Regional Eleitoral, que conta com o apoio dos prefeitos municipais, que nos oferecem servidores, espaço físico, transporte. E em Jaicós não será diferente de outros lugares. Vamos manter essa posição que nos engrandece e nos envaidece”, disse, agradecendo ao apoio dado pelos prefeitos municipais em colaborar com o trabalho da Justiça Eleitoral, colocado à disposição servidores dos municípios para ampliar a capacidade de atendimento à população

Publicidade

A presidente do Comitê Gestor da Biometria, Silvani Maia, destacou a importância da parceria entre a Justiça Eleitoral e as Prefeituras Municipais, visando oferecer maior acessibilidade do eleitor e aumento nos percentuais de coleta de dados biométricos, a partir de estratégias como o aumento na capacidade de atendimentos diários, que a partir de hoje passa a ser de 400 eleitores por dia, e a descentralização do atendimento aos municípios.

“Agradeço ao apoio dos senhores e senhoras a esse grandioso projeto e nos colocamos à disposição para instalação dos postos de recadastramento nos municípios onde as Prefeituras tiverem as condições de disponibilizar a infraestrutura necessária. Nós sabemos que o eleitor tem dificuldade de deslocamento e a Justiça Eleitoral tem se colocado à disposição para facilitar esse acesso. Esse projeto é do interesse de todos, de toda a nação”, disse.

A informação foi ao encontro das reivindicações feitas pelos representantes dos três municípios termos da 19ª Zona Eleitoral, que defendem atendimento itinerante nos municípios, garantindo maior acessibilidade dos eleitores à Justiça Eleitoral. A distância e a baixa capacidade de atendimento eram os principais problemas enfrentados pelos eleitores durante o período de atendimento ordinário, quando o número de pessoas atendidas por dia era apenas de 40 pessoas. Campo Grande do Piauí está situado a 33 km; Patos, distante 45 km; e Massapê, a 12 km do Cartório Eleitoral.

O juiz Franco Morette informou que intenção é que os três municípios termos da 19ª Zona Eleitoral recebem o atendimento itinerante da Justiça Eleitoral. “Mas, para isso, serão feitos estudos de viabilidade em cada município, que vai analisar as condições necessárias para se oferecer esse atendimento à população fora do Cartório Eleitoral”, disse. O magistrado acrescentou que depende, também, da disponibilidade de servidores efetivos do TRE-PI para chefiar o trabalho das equipes nos municípios.

De acordo com o juiz eleitoral, o atendimento itinerante deverá ser realizado durante 30 dias em cada município. “Como o mutirão funciona em dois turnos, manhã e de tarde, e com um número razoável de pessoas, acredita-se que 30 dias será o suficiente para atender todo o eleitorado de cada um desses municípios. De toda forma, mesmo sendo essa programação prevista, é importante que as pessoas façam o quanto antes a biometria, que já está sendo realizado aqui na sede. E quem não puder, por algum motivo, espere, então, o deslocamento até os seus municípios”, disse.

Publicidade

Representando aos demais gestores municipais, em um breve pronunciamento, o prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, como é conhecido, reafirmou o apoio do Governo Municipal ao trabalho da Justiça Eleitoral na 19ª Zona. “Estamos à disposição da Justiça Eleitoral em contribuir com que estiver ao nosso alcance. Reafirmou a nossa disposição em servir para que a biometria seja um sucesso em Jaicós, como tem sido em todo o Piauí”, disse.

Com o início do mutirão, a capacidade de atendimento no Cartório da 19ª Zona Eleitoral passa a ser de cerca de 400 pessoas por dia. Um total de 19 kits de biometria foram instalados e a equipe de atendimento reforçada. Mais de 20 pessoas trabalham no atendimento em regime de mutirão.

Os eleitores deverão comparecer ao Cartório Eleitoral para realizarem o recadastramento biométrico, procedimento obrigatório. O eleitor que não comparecer terá o título eleitoral cancelado. Para realizar o recadastramento biométrico o eleitor deve levar o título eleitoral e os originais e cópias de documento de identidade com foto e do comprovante de endereço.

Relação dos municípios com atendimento de mutirão, a partir de 6 de novembro:

 

ZE

Publicidade
Municípios
19  Jaicós
 Patos do Piauí
 Massapê do Piauí
 Campo Grande do Piauí
29  Pio IX
 Alagoinha do Piauí
37  Simplício Mendes
 Isaías Coelho
 Bela Vista do Piauí
38  Paulistana
 Jacobina do Piauí
 Acauã
 Queimada Nova
 Betânia do Piauí
40  Fronteiras
 Alegrete do Piauí
 Caldeirão Grande do Piauí
 São Julião
50  Conceição do Canindé
 S. Francisco de Assis do Piauí
55  Pimenteiras
56  Simões
 Caridade do Piauí
 Curral Novo do Piauí
57  Itainópolis
 Vera Mendes
65  Monsenhor Hipólito
 Sto. Antônio de Lisboa
66  Santa Cruz do Piauí
 Paquetá
 Wall Ferraz
68  Padre Marcos
 Francisco Macedo
 Vila Nova do Piauí
 Belém do Piauí
 Marcolândia
89  Ipiranga do Piauí
92  Aroazes
93  Bocaina
 São Luís do Piauí
 São João da Canabrava
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS