Connect with us

DESTAQUES

Previsão de tempo aponta chuvas intensas em janeiro e fevereiro no Piauí

Publicado

em

A previsão meteorológica para os meses de janeiro e fevereiro é de chuvas intensas na região Sul do Piauí. Nas regiões Norte e Centro-norte começa o período chuvoso. De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), janeiro será o mês com mais chuva no Sul do estado.

“Mesmo as chuvas dando uma trégua durante essa semana de fim de ano, a previsão é que os temporais aumentem agora nesse mês de janeiro no sul do estado, porque é o mês que mais chove”, explicou.

A meteorologista afirmou que a região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), terá muitas chuvas em janeiro e fevereiro. E que no Centro-norte e Norte do Piauí o período chuvoso terá início de forma gradativa.

Contudo, o climatologista Werton Costa afirmou que a chuva da véspera de ano novo foi a maior já registrada em Teresina. Continuou a chover na capital durante quase todo o primeiro dia do ano.

No cruzamento da Avenida Homero Castelo Branco com a Rua Eustáquio Portela, bairro Jockey, Zona Leste de Teresina, pelo menos três carros foram arrastados pela força da água.

Publicidade

Uma pessoa morreu após o carro em que estava ser arrastado pela água no bairro Satélite, também na Zona Leste da capital. Havia seis pessoas dentro do carro, e as outras cinco foram resgatadas por moradores da região.

Cerca de 8 famílias tiveram as casas alagadas no bairro Mafrense, Zona Norte, devido às chuvas ocorridas entre sexta (31) e sábado (1º), que causaram o aumento do nível das águas de uma lagoa próxima às residências.

Maternidade do Satélite teve alguns pontos alagados em Teresina — Foto: Reprodução/WhatsApp
Maternidade do Satélite teve alguns pontos alagados em Teresina — Foto: Reprodução/WhatsApp

Foram vários os pontos de alagamentos em decorrência da chuva. A Maternidade do Satélite, na Zona Leste, foi um deles. Fotos e vídeos mostram partes da unidade de saúde com chão coberto por água.

Na Zona Rural, de Altos, município a 41 km de Teresina, um carro com seis pessoas caiu, na madrugada do sábado (1º), em um riacho. Cinco pessoas morreram, todas da mesma família.

O pai, a mãe e os três filhos. A jovem Cristina Lopes, de 19 anos, foi a única sobrevivente da tragédia. Ela foi resgata após um morador da região ouvi-la gritando por socorro.

Governo decreta estado de emergência

Rio Parnaíba transborda em Uruçuí, Sul do Piauí — Foto: Netto Fotografia
Rio Parnaíba transborda em Uruçuí, Sul do Piauí — Foto: Netto Fotografia

O governo do estado decretou situação de emergência na área que abrange o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba, que abrange as cidades de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves, no Sul do Piauí.

As cidades estão sofrendo após os níveis dos rios aumentarem devido às fortes chuvas nos últimos dias. Muitas famílias ficaram desalojadas e desabrigadas. O decreto de emergência foi publicado no Diário Oficial no dia 27 de dezembro e tem vigência de 90 dias.

Publicidade

De acordo com o documento, ficam autorizadas obras e serviços necessários para providências urgentes no atendimento da situação com hipótese de dispensa de licitação.

Enchentes no Sul do Piauí

Veja o momento em que trecho da PI-247 rompe

No dia 26 de dezembro, 182 cidades do Piauí estavam em alerta laranja. Nas cidades de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, Sul do estado, as chuvas causaram a cheia do Rio Parnaíba. A água atingiu as zonas urbana e rural dos municípios.

Estradas foram interditadas e algumas casas desabaram desde o início das fortes chuvas que começaram no dia 25 de dezembro. No dia 27, um trecho da rodovia PI-247, que liga a cidade de Uruçuí a municípios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, rompeu.

Fonte: G1 Piauí |  Foto: Pablo Santos/ TV Clube

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS