Procurador do Piauí pede cumprimento de decisão que prevê prisão de políticos
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 06/04/16
Comments 0

Procurador do Piauí pede cumprimento de decisão que prevê prisão de políticos

O procurador geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, foi ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) na manhã desta segunda-feira (6) para fazer uma solicitação ao presidente da Corte Eleitoral. Ele pede o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina a execução das penas para condenados em decisões de segundo grau no país.

A medida pode levar vários gestores e ex-gestores piauienses para a prisão. De acordo com o procurador, a intenção é que as penas condenatórias confirmadas em segundo grau passem a ser executadas imediatamente. Conforme Cleandro Moura, as guias de prisão devem ser expedidas e as medidas restritivas de direito aplicadas.

“A decisão do STF é para que se dê início ao cumprimento daquelas penas condenatórias de primeiro grau confirmadas em segundo grau. A aplicação dessa medida vai reduzir a sensação de impunidade e dar efetividade a aplicação da pena. Isso é inclusive uma medida que visa restaurar a credibilidade do Judiciário”, falou.

A procuradoria ainda não tem o número condenados no Piauí que seriam afetados pelo cumprimento da nova medida, no entanto o procurador ressalta que trata-se de uma quantidade bastante alta. “Com certeza [é um número significativo]. Para ter dados mais plausíveis teremos que verificar junto às corregedorias dos dois tribunais [TJ e TRE-PI] a quantidade exata já para solicitar o cumprimento”, completou.

O presidente do TRE-PI, desembargador Joaquim Santana, destacou que o cumprimento da medida é um avanço no sentido de melhorar no aspecto de punição aos que são considerados culpados. Ele enviou a solicitação da Procuradoria para a Corregedoria do Tribunal fazer o levantamento de quem são os condenados. O órgão deverá concluir os dados em 15 dias.

“Nós encaminhamos o pedido para a Corregedoria para conhecer os condenados dentro de um prazo razoável. Ainda não temos ideia exatamente de quantos são, mas é um número significativo. Embora haja críticas jurídicas a essa decisão ainda, nós devemos aceitar. Eu acho louvável e vamos cumprí-la”, falou o desembargador.

Fonte: G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

PM prende acusada de tráfico de drogas em Campo Grande do PI e recupera moto roubada 

A Polícia Militar de Picos, prendeu uma mulher acusada de tráfico de drogas, na tarde deste domingo (23),  na cidade de Campo Grande do Piauí. A mulher, identificada como Maria

DESTAQUES

Prefeito Ademar Carvalho divulga programação do ‘Belarraiá do Caboclo Nordestino’

O prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, divulgou nesta segunda-feira, 25, a programação  da sétima edição do “Belarraiá Caboclo Nordestino”, evento promovida pela Prefeitura Municipal no povoado Caboclo, comunidade

DESTAQUES

Pai acredita que Samu Aéreo poderia ter salvo a vida do filho

O músico Francisco Alves, pai do jovem que morreu após ficar quatro dias na mata– lamenta a perda do filho e acredita que se o filho tivesse sido transferido pelo