Connect with us

DESTAQUES

Produtora de Pio IX inova na fabricação de queijo de leite de cabra e vence Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022

Publicado

em

Criadora de cabras há cerca de dez anos, Micaela de Carvalho Alencar Antão, da cidade de Pio IX, a 420 quilômetros de Teresina, inova na fabricação com dos derivados do leite. O mais novo investimento é o queijo coalho do leite de cabra.

A inovação partiu depois que sua filha não se adaptou ao leite de gado. Com isso, Micaela começou a testar o leite de cabra. “Tirei o leite da cabra e fiz o teste, ela normalizou. Daí nós se adaptamos também”, disse.

Com a produção do queijo de leite de cabra, Micaela foi vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022 na categoria Produtora Rural. Agora está classificada para representar o Piauí na região Nordeste.

A cerimônia de entrega aconteceu em Teresina, na sexta-feira (09), durante a Feira do Empreendedorismo 2022, realizado pelo SEBRAE Piauí. Na ocasião estiveram presentes a vereadora Eliane Bezerra, o agente de desenvolvimento local, George Arrais, e a empresária Alexandra Carvalho.

A propriedade de Micaela com área de 40 hectares fica situada no povoado Salinas, na zona rural de Pio IX. O rebanho tem cerca de 75 cabeças de caprinos de raças variadas.

“Me sinto representando muitas mulheres aqui do município, na etapa regional, que também têm uma luta de empreendedorismo muito grande e são merecedoras de um prêmio como esse”, destaca.

A produção que começou ainda pequena já conquistou clientes do Maranhão e Ceará. Além do tradicional, Micaela participa de cursos e oficinas para aperfeiçoar a qualidade do queijo e fabrica também com sabores de tomate seco, orégano e pimenta calabresa.

Publicidade

“Ajudou muito a gente nessa questão dos sabores e a gente foi aumentando a variedade”, disse.

O rebanho tem acompanhamento da engenheira agrônoma, Lígia Xavier, que é técnica de campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PI).

Ela visita a propriedade uma vez por mês e faz acompanhamento dos animais. A técnica fala sobre o manejo da alimentação e a riqueza em proteínas.

“Tem que haver um equilíbrio entre todos os nutrientes, seja carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais. É importante que tenha essa ponderação para que a cabra consiga produzir um leite de qualidade”, explica.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS